Há alguns temas que caem com mais frequência nas provas do Concurso ESA. Foto: Exército Brasileiro.
| | | |

Temas que mais caem na prova do Concurso ESA!

Há alguns assuntos que são mais cobrados na prova objetiva do Concurso ESA, veja quais são e inclua-os nos seus estudos!

A prova de redação do concurso da Escola de Sargento das Armas (ESA) é uma parte importante do processo seletivo. Os candidatos geralmente são solicitados a escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema específico, que pode abordar questões relacionadas à carreira militar, atualidades ou temas gerais de relevância.

Os critérios de avaliação incluem clareza na exposição de ideias, coerência argumentativa, coesão textual, correção gramatical e ortográfica, além da capacidade do candidato de expressar seus argumentos de forma lógica e convincente. A extensão da redação e o tempo disponível para a prova podem variar de acordo com a edição do concurso.

Existem alguns temas que caem com mais frequência na prova objetiva do Concurso ESA (Escola de Sargento das Armas) e, por isso, devem ser estudados com atenção redobrada!

O professor das Carreiras Militares do AlfaCon, André Arruda, fez uma lista com os temas que mais caem no Concurso ESA, separados por disciplina. Confira quais são eles a seguir e inclua-os nos seus estudos, concurseiro!

👉Leia também: Como se preparar para a prova da ESA?


O que mais cai no Concurso ESA?

MATEMÁTICAGEOGRAFIAHISTÓRIAPORTUGUÊS
Geometria AnalíticaVegetação BrasileiraRevoltas ColoniaisSintaxe
FunçõesMatriz Energética BrasileiraRevoltas ImperiaisProcesso e formação de palavras
Geometria EspacialHidrografiaConstituições BrasileirasVerbos
Equações Logarítmicas e ExponenciaisClimatologiaNavegaçõesMorfologia
Análise Combinatória e ProbabilidadeUrbanizaçãoBrasil ImperialLiteratura
Geometria PlanaMercosulBrasil República
ConjuntosEconomiaBrasil na Segunda Guerra Mundial
Números ComplexosIDH
PolinômiosRelevo
Progressões
Sistemas Lineares (matrizes)

Inglês

No Concurso ESA 2020, primeiro ano que cobrou a disciplina Inglês, a prova era composta de somente 4 questões de Língua Inglesa. A partir de 2021 o concurso começou a possuir 10 questões. 

As questões que aparecem com mais frequência são sobre interpretação de texto, verbo to be, comparativos e presente simples.

Importante: esses temas são os mais cobrados nos últimos Concursos ESA. No entanto, há outros temas dessas disciplinas que fazem parte do conteúdo programático do certame e também devem ser estudados para a prova.

👉Leia também: ESA: tudo sobre o concurso anual do exército


Como são as provas do Concurso ESA?

O Concurso ESA conta com banca própria e a primeira etapa é constituída de provas objetiva e discursiva. A prova objetiva é formada por 50 questões de múltipla escolha, podendo ser divididas em até cinco partes, de acordo com a área (Saúde, Músico ou Geral) do candidato. Confira a distribuição de questões:

  • Prova de Matemática (14 questões objetivas para Área Geral e 10 questões para Áreas Músico e Saúde);
  • Prova de Português (14 questões objetivas para Área Geral e 10 questões para Áreas Músico e Saúde);
  • Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para Área Geral e 8 questões objetivas, sendo 4 questões de cada disciplina para Áreas Músico e Saúde);
  • Prova de Inglês (10 questões objetivas para todas as Áreas);
  • Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para Área Saúde (12 questões objetivas) e Prova de Teoria Musical para Área Músico (12 questões objetivas).
  • Exame de Habilitação Musical (apenas para músicos);
  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Física.

👉Leia também: Quanto ganha um Sargento da ESA?


03 dicas para mandar bem na prova de redação da ESA

  • Dica #1 – Leia e Entenda a Proposta:
    Antes de começar a escrever, leia atentamente o tema da redação e as instruções. Certifique-se de compreender claramente o que está sendo solicitado. Identifique as palavras-chave no enunciado e o tipo de texto exigido (narrativo, dissertativo, argumentativo, etc.). Entender a proposta é o primeiro passo para uma redação bem-sucedida.
  • Dica #2 – Organize suas Ideias e Estruture seu Texto:
    Planeje sua redação antes de começar a escrever. Organize suas ideias em um rascunho, criando um esboço ou um mapa mental. Estabeleça uma introdução clara que apresente o tema, desenvolva argumentos sólidos no corpo do texto e conclua com uma síntese dos principais pontos. Use parágrafos bem estruturados e conectivos para garantir a fluidez do texto.
  • Dica #3 – Revisão e Correção:
    Depois de escrever, reserve um tempo para revisar e corrigir sua redação. Verifique a gramática, a ortografia e a pontuação. Certifique-se de que suas ideias estão bem articuladas e que você não deixou pontas soltas. Leia sua redação em voz alta para verificar a clareza e a fluidez do texto. Se possível, peça a alguém para revisar sua redação, pois uma segunda opinião pode identificar erros ou áreas de melhoria que você possa ter deixado passar.

Lembre-se de praticar regularmente a escrita, pois a prática constante é fundamental para melhorar suas habilidades de redação ao longo do tempo.

Agora você já está por dentro dos principais assuntos do concurso da ESA, então não perca tempo e comece a se preparar agora mesmo, e conte com o AlfaCon pra qualquer etapa dessa jornada.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes