Dicas para concurso pm mg

Confira 7 dicas para ir bem no concurso PM MG

As provas para a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM MG) só acontecem em Março, mas o Alfacon já traz dicas de como se preparar para o concurso.

O novo concurso da PM MG está com edital aberto para 2.901 vagas para o cargo de Soldado, sendo 2.611 par a homens e 290 para mulheres, as inscrições iniciam no dia 08 de Janeiro e vão até o dia 06 de Fevereiro. O salário é de R$ 4.360,83 e é necessário possuir ensino superior completo para realizar o concurso.

 

O Alfacon trouxe algumas dicas para o concurso PM MG para você se preparar da melhor forma e evitar surpresas em qualquer etapa do concurso.

 Calma e dedicação são as palavras chaves para garantir sua vaga no concurso PM MG, mas além disso você também deve ficar atento as nossas dicas:

  • Edital;
  • Banca examinadora;
  • Disciplinas para estudar;
  • Revisões;
  • Simulados;
  • TCF;
  • Manter a calma.

#1 – Fique de olho no edital

 O edital é o seu melhor amigo durante o concurso, com ele você tem acesso a todas as informações referente ao concurso, datas de inscrição e de provas, documentação necessária, requisitos para os cargos e demais informações.

O concurso PM MG possuiu um edital para cada uma das vagas, sendo um pra oficiais e outro para soldado. Cada um possuiu informações específicas, explicando as exigências de cada vaga e as datas previstas de aplicação das provas, que vão ocorrer em datas diferentes para cada um dos editais.

É nele por exemplo que da pra saber que a prova para o concurso da PM MG não terá redação e que o nível exigido é o superior, ou seja você precisa ter feito faculdade para pode assumir a vaga.

📌Saiba mais – Concurso PM MG: Saiba tudo

#2 – Conheça a banca examinadora

 A dica aqui é: você sempre deve ficar de olho em qual será a banca que irá aplicar a prova, no caso do concurso PM MG será a Centro de Recrutamento e Seleção (CRS), órgão pertencente à própria PM MG.

 Conhecendo a banca, você pode analisar provas anteriores aplicadas por ela, assim você conseguirá ter uma noção de como são as questões e se preparar de forma mais aplicada. Analisando a banca você também conhece a forma de avaliação, o que também colabora para um bom resultado.

#3 – Tenha disciplina

 De nada adianta estudar mas não estar comprometido com o aprendizado, por isso a disciplina é muito importante, com ela você vai separar corretamente seu tempo de estudo, organizar seu cronograma, e ter o foco necessário para o sucesso. Lembre-se a jornada pode ser árdua mas a recompensa é gratificante!

#4 – Simulados

 Outra dica para o concurso PM MG para ficar afiado para a prova são os simulados. Realizando o simulado você consegue se programar para o tempo de prova real, consegue ter uma noção melhor das questões e por consequência chegará no dia na prova mais tranquilo.

A prova da PM MG terá duração de três horas, então realizar simulados dentro desse tempo é excelente para se preparar e não perder tempo no dia da prova.

📚Saiba mais – A importância dos simulados

#5 – Revisões

 Se um conteúdo está difícil, a revisão é a melhor forma para absorver o conteúdo e progredir na matéria. Separe um tempo no cronograma para elas e aumente os exercícios e simulados para garantir que o tempo dedicado está sendo aproveitado.

As revisões devem estar sempre presentes no seu cronograma de estudo, mas podem ser ampliadas caso o conteúdo pareça muito difícil, ou se seu desempenho nos simulados daquela matéria não estão bons.

#6 – Teste de Capacitação Física (TCF)

 O TCF, também conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF), é uma das fases que você deve se atentar, de nada adianta mandar bem na prova e não estar preparado fisicamente para o TCF. Essa etapa é de caráter eliminatório, ou seja, se não se classificar você ta fora . Então foca nos estudos e no condicionamento físico.

 Como as provas aconteceram apenas na metade do ano, ainda dá tempo de se preparar fisicamente para os testes. A dica da Renata Stefeneti, aprovada nos TAFs da Policia Federal, Depen e Policia Rodoviária Federal é:

“A partir do momento que você começar a estudar para a prova, já entra na academia e comece a treinar, assim voce fica preparado mentalmente e fisicamente para a prova e para o cargo”.

📌Saiba mais – O que é o Teste de Aptidão física (TAF)?

#7 – Tenha calma

 Conforme a data para prova se aproxima a ansiedade vem junto, é aí que você deve se manter focado e calmo. A ansiedade te prejudica de formas perigosas, pode te tirar o foco, sono e desconcentrar até no momento da prova. Dá pra ver que é só desvantagem.

 Nesse momento, foque no seu sonho, lembre-se de tudo que estudou e que além de tudo você está preparado para os desafios que te foram impostos.

 A jornada para ingressar em qualquer concurso público não é fácil, mas com dedicação, força de vontade e perseverança os obstáculos serão transpassados.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes