Concurso ICMBio: o que fazem um Técnico e Analista Ambiental?
Com a possibilidade de um novo Concurso ICMBio acontecer, é importante que você saiba mais sobre os cargos da autarquia e como se preparar! Saiba o que um Técnico e Analista Ambiental fazem!
Um novo Concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) poderá acontecer neste ano e para que você esteja preparado para garantir a sua vaga é necessário saber mais sobre os cargos da autarquia (Técnico e Analista Ambiental) e como são os certames, então, continue lendo e confira essas informações!
👉Leia também: Concurso ICMBio: edital em breve?
O que é o ICMBio?
Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), responsável por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (UCs).
Dentro das responsabilidades do instituto estão propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. É, também, função da autarquia fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental.
Vale ressaltar que, o ICMBio é responsável pela gestão das 334 unidades de conservação em todo o país. Confira quais são as funções dos cargos da autarquia:
O que faz um Técnico Ambiental do ICMBio?
- Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
- Seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
- Orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
O que faz um Analista Ambiental do ICMBio?
- Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
👉Leia também: Ibama: o que é? Confira as principais funções do órgão!
Quanto ganha um aprovado no Concurso ICMBio?
Os salários iniciais podem variar, dependendo do cargo e do nível atingido nas gratificações. Para Analista Ambiental o valor inicial é de R$ 8.817,70 e para o cargo de Técnico Ambiental o valor é de R$ 3.929,82.
👉Leia também: Por que estudar para concurso público?
Quais são os requisitos do Concurso ICMBio?
Analista Ambiental
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de graduação em nível superior ou habilitação legal equivalente, em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC
Técnico Ambiental
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente
👉Leia também: Qual concurso combina comigo?
O que estudar para o Concurso ICMBio?
De acordo com o último edital, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. Confira as disciplinas cobradas:
DISCIPLINAS |
---|
Língua Portuguesa |
Noções de Gestão |
Noções de Direito Administrativo |
Legislação |
Integridade Pública |
Atualidades |
Noções de Informática |
Conhecimentos Específicos |