Concurso PC AL
| |

Concurso PC AL: prova para Delegado em breve!

Em breve, será possível consultar local prova do Concurso PC AL (Polícia Civil do Estado de Alagoas) para Delegado!

No dia 21 de junho, foi publicado edital, no site da banca organizadora (Cebraspe), com informações sobre a data e horários de aplicação das provas objetivas e discursiva, além de támbem, informações sobre consulta de local de prova.

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 9 de julho de 2023, às 8 horas (horário local). E, a prova discursiva terá a duração de 3 horas e será aplicada no dia 9 de julho de 2023, às 15 horas (horário local). O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site da banca (neste link), a partir do dia 30 de junho de 2023, para verificar o seu local de realização das provas.


O Governo de Alagoas publicou edital com ampliação no número de vagas para Delegado. Concurso PC AL passa a ofertar 100 novas vagas, com remuneração inicial acima de 20 mil reais!

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou que a mudança no edital do Concurso PC AL ocorreu após um estudo realizado, que apontou um alto número de profissionais próximos à aposentadoria, o que gerou a necessidade de ampliação no número de vagas.

“Fui alertado pela comissão de transição, no final do ano passado, que traria risco para a Polícia Civil a quantidade de delegados que podem vir a se aposentar. Teríamos problemas de alocação. Então, vamos aumentar a quantidade. Decidimos aumentar ao invés de realizar um novo concurso daqui a dois anos. O concurso terá 50 vagas e devemos também utilizar o cadastro reserva. Então, é possível que 100 aprovados sejam chamados a partir da necessidade e aposentadoria prevista de delegados”, disse o governador.

As vagas para o Concurso da PC AL (Polícia Civil de Alagoas) são para nível superior em direito, com remuneração inicial de R$20.665,50. De acordo com a publicação da Secretaria de Estado do Planejamento, Patrimônio e Gestão (Seplag), as provas serão realizadas no dia 23 de abril. As inscrições realizadas anteriormente serão consideradas para o certame. A banca organizadora é o Cebraspe.


Quanto ganha um Delegado da PC AL?

Além dos diversos benefícios que a carreira de Delegado da PC AL proporciona, a remuneração base para o servidor público será de R$ 20.665,50.


O que faz um Delegado da PC AL?

As funções desempenhadas por um Delegado da PC AL são de executar atividades de direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle da administração da polícia judiciária, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais, conforme previsto nas leis. O Delegado se ocupa das questões de âmbito estadual. Entre os crimes investigados estão homicídios, furto, latrocínio e estupro.


Quais serão as etapas do Concurso PC AL?

De acordo com o edital, o Concurso PC AL terá duas etapas, que serão divididas da seguinte maneira:

A primeira etapa consistirá das seguintes fases:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • exames laboratoriais e médicos, de caráter eliminatório;
  • avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • investigação social, de caráter eliminatório;
  • avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A segunda etapa consistirá de curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da PC/AL.


Entenda melhor as fases do Concurso PC AL:

As provas objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos. Já a prova discursiva, terá a duração de 3 horas.

Prova Objetiva

prova objetiva será realizada no formato CERTO ou ERRADO. Na folha de respostas, para cada item, vão haver dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Prova Discursiva

prova discursiva consistirá de três questões discursivas sobre os objetos de avaliação: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Constitucional. As questões deverão ser respondidas em até 30 linhas cada, valendo 10,00 pontos cada, totalizando 30,00 pontos.

Teste de Aptidão Física (TAF)

exame de aptidão física constará de quatro testes:

Avaliação Médica

avaliação médica terá como objetivo aferir se o candidato, com deficiência ou não, possui boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas do cargo.

Avaliação Psicológica

avaliação psicológica busca, através de um conjunto de procedimentos científicos e avaliativos, verificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato, com deficiência ou não, com as atribuições do cargo.

Avaliação de Títulos

Nesta fase, os candidatos classificados são chamados para apresentar os seus “títulos”, que são os diplomas e certificados que confirmam formações educacionais e profissionaisConfira quais serão os títulos solicitados no Concurso PC AL:


Quer ser aprovado no Concurso PC AL e se tornar um Delegado? Vem estudar e se preparar com quem mais aprova em concursos públicos no Brasil! Pensando na sua conquista, estamos disponibilizando um de nossos e-books GRATUITOS, com 100 questões comentadas para o cargo de Delegado, para você ir rumo aos seus sonhos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes