Zago conquistou a vaga na carreira de delegado por meio de muito estudo, dedicação e persistência. Confira o depoimento
| | |

Carreira de Delegado: “Sou realizado com o que eu faço”

Marcelo Zago, aprovado como Delegado da PC DF conta sua história e da algumas dicas para melhorar o estudo

Bastante dinâmica, a carreira de Delegado reúne trabalho intelectual (técnico-jurídico) e operacional. O delegado, além de ser o chefe da polícia, é o presidente da investigação criminal. Sendo assim, o profissional da área deve aplicar seus conhecimentos jurídicos e participar ativamente dos cumprimentos das diligências investigativas, como em mandados de busca e apreensão e prisões.

Nesta matéria, você vai conhecer mais sobre o dia a dia de um delegado, com a história do Marcelo Zago, delegado da Polícia Civil do Distrito Federal. Ele conquistou esse cargo por meio de muito estudo, dedicação e persistência. Confira:

Leia mais: Concurso Delegado: como estudar para a prova?

Escolhe a carreira de Delegado

Em alguns momentos temos que tomar decisões que mudam o rumo da nossa vida, e na vida de Zago não foi diferente, ele conta como foi essa escolha:

Quando eu tinha uns 18 anos, eu precisava tomar uma decisão na vida. Ou eu ia ser lutador de Jiu-jitsu profissional, eu já lutava há muitos anos, ou eu ia estudar. E eu decidi estudar, foi uma decisão que me trouxe muita coisa boa, mas também muita dificuldade nisso. Estudar não é fácil e quem entra nessa vida de concurso achando que estudar é fácil vai acabar desistindo. 

É importante que as pessoas tenham uma noção da realidade para que possam prosseguir com sangue no olho e no caminho certo. Eu sempre quis ser polícia, comecei a fazer Direito para ser delegado de polícia. Depois de formado, continuei estudando, passei e não fiz mais concurso. Sou realizado com o que eu faço. 

Leia mais: Quais são os próximos concursos para delegado 2023?

Quando fazemos o que gostamos, o dinheiro se torna consequência

Quando olhamos para os diversos concursos públicos e seus salários, ficamos empolgados, mas precisamos focar em nossos sonhos, por que dessa forma o dinheiro se torna mera consequência dos nossos esforços.

Por ideologia, com certeza. Quando você olha seu trabalho fazendo a diferença no mundo, tudo vale a pena. O dinheiro é uma consequência. Claro que policial tem que ganhar bem. Mas quando a gente pensa no trabalho em si brilham mais os olhos do que com o contracheque.

O sonhado nome na lista

Desde o momento que escolhemos o concurso até o final da prova, sonhamos com o nosso nome aparecendo na lista de aprovados, Zago conta como foi quando ele foi aprovado no concurso de delegado.

Foi uma sensação fantástica. O concurso para delegado de polícia é muito longo e cada etapa é uma comemoração diferente. Ao passo que cada etapa é uma comemoração, mas também um medo em relação a próxima. Mas sentir medo é algo normal. Todo mundo tem um receio de acabar perdendo uma outra fase. Quando chegou o resultado final mesmo, fui aprovado, terminei a Escola Superior de Polícia, eu pensei: vou ser delegado de polícia mesmo, vou atingir o sonho que eu sempre quis. 

Quer ter acesso a um ebook com 100 questões comentadas para intensificar seus estudos para a carreira de delegado? É so clicar:

Carreira de Delegado: Ebook GRATUITO com 100 questões comentadas.

Dica de OURO

Zago compartilha sua dica de ouro para se manter perseverante durante os estudos, e que os tempos difíceis sempre são compensados

Você pode encurtar esse caminho (até a aprovação) procurando mecanismos que vão te ajudar a progredir de uma forma mais rápida. Quando a gente pensa em convicção, isso não pode morrer. Você precisa ter perseverança, sangue no olho e continuar focado, porque você vai chegar lá, é uma questão de tempo. E acredite, vale a pena.

Se você também tem o sonho de seguir a carreira policial, assista ao vídeo que o AlfaCon fez com o Marcelo Zago no Papo de Polícia e motive-se com mais essa história inspiradora!

Comece agora mesmo a sua preparação com quem já aprovou mais de 250 mil alunos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes