Edital da Petrobras tem 33 vagas imediatas e 165 em cadastro de reserva para a área de Administração. Professor dos cursos do AlfaCon para carreiras administrativas, Luiz Rezende traz dicas para você se preparar para essa disputa
| |

Concurso Petrobrás: o que estudar para a prova na área da administração?

Edital da Petrobras tem 33 vagas imediatas e 165 em cadastro de reserva para a área de Administração. Professor dos cursos do AlfaCon para carreiras administrativas, Luiz Rezende traz dicas para você se preparar para essa disputa

O concurso Petrobras que oferece 757 vagas imediatas e 3.780 vagas em cadastro de reserva para diversos cargos de nível superior já está com as inscrições abertas. As participações devem ser formalizadas, até dia 5 de janeiro de 2022, no site da banca organizadora, o Cebraspe, pelo endereço eletrônico deste link. A prova escrita, primeira etapa da seleção, está prevista para 20 de fevereiro de 2022.

De acordo com o edital, a remuneração do profissional Petrobrás de nível superior junior é de R$ 6.937,43 podendo chegar a até R$ 11.716,82. As oportunidades são para diversas áreas. Inclusive para Administração, que oferece 33 vagas imediatas e outras 165 em cadastro. Os requisitos para a inscrição no cargo são:

  • Possuir certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho de Classe.

O concurso Petrobras será composto por duas etapas distintas:

  1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  2. Avaliação de títulos, de caráter classificatório

O Blog do AlfaCon ouviu o professor Luiz Rezende para trazer informações sobre os exames e dicas importantes para você otimizar a sua preparação para este tão esperado concurso público.

👉 Leia mais: Concurso Petrobras abre inscrições para 4.537 vagas em diversos cargos; saiba tudo

Como serão as provas do concurso Petrobras para Administração?

As provas objetivas valerão 120 pontos e terão duração de quatro horas. Os candidatos ao cargo de Administração responderão a questões nas seguintes disciplinas:

  • CONHECIMENTOS BÁSICOS
    – Língua Portuguesa
    – Língua inglesa
  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
    – Estratégia Empresarial
    – Administração da Produção e Compras
    – Administração Mercadológica
    – Administração de Recursos Humanos
    – Administração Financeira e Orçamentária
    – Administração de Sistemas de Informação
    – Processo Decisório
    – Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
    – Lógica
    – Estatística
    – Gerenciamento de Projetos
    – Conflitos e Negociação

A nota em cada prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem. Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do processo seletivo público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO: Técnico de Administração e Controle Júnior da Petróleo Brasileiro S/A

Como se preparar para a prova do concurso Petrobras?

Professor dos cursos do AlfaCon para carreiras administrativas, Luiz Rezende chama atenção para o fato de o concurso Petrobras ser muito concorrido, principalmente pelos salários atrativos, apesar de estar voltado para as áreas de engenharia. “Nesse caso, não deve-se priorizar matéria. O candidato deve ‘rodar’ todo o edital, estudando todos os conteúdos, priorizando fazer questões de provas anteriores”, diz.

A prova objetiva elaborada pelo Cebraspe será constituída de itens de CERTO ou ERRADO. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

O Cebraspe é uma banca que se caracteriza por ser muito técnica na área de Administração. Então as questões não são situacionais; são questões ou de abordagem teórica ou de abordagem conceitual dos temas. Essa é uma característica marcante da banca”, explica o professor do Luiz Rezende.

A dica de ouro é estudar de forma retroativa. Isso porque todas as bancas organizadoras, de acordo com Rezende, têm uma recorrência de abordagem. O professor orienta os candidatos a buscarem provas aplicadas pelo Cebraspe em 2021 e 2020 e refazer essas questões, principalmente para disciplinas da mesma área-foco do candidato.

“Essa é uma boa estratégia de estudos. O chamado estudo remissivo, que é onde você parte das questões e, com base nelas, parte para a base teórica, é o melhor é todo de estudo para edital aberto. E deve-se priorizar as questões aplicadas até, no máximo, os últimos três anos. Questões mais antigas do que isso correm o risco de estarem desatualizadas ou a abordagem ter sido alterada”, orienta o professor do AlfaCon.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes