concurso tj-sp: 10 temas de atualidades
| | |

Atualidades TJ SP: 10 temas para estudar para a prova

O AlfaCon traz indicações dos 10 temas de Atualidades TJ SP mais importantes para o novo concurso, com curadoria dos professores Luiz Rezende e Thiago Pereira.

O maior desafio em estudar atualidades para concurso pode ser resumido em duas palavras: conteúdo infinito. Afinal, são muitas notícias publicadas diariamente, o que pode levar os concursados a ficarem perdidas sobre quais assuntos são mais importantes.

Ouvimos o professor Luiz Rezende, do time do AlfaCon, para te ajudar a se preparar bem para o concurso TJ SP que acontecendo dia 28 de Maio, e cobra a disciplina Atualidades entre as provas objetivas.

A primeira orientação de Rezende é que o candidato conheça o edital. O concurso do TJ-SP distribui as disciplinas que serão cobradas nas provas objetivas em três blocos:

  • Bloco I: Língua Portuguesa – 24 questões
  • Bloco II: Conhecimentos em Direito – 40 questões
    – Direito Penal;
    – Direito Processual Penal;
    Direito Processual Civil;
    – Direito Constitucional;
    – Direito Administrativo;
    – Normas da Corregedoria Geral da Justiça
  • Bloco III: Conhecimentos Gerais – 36 questões
    Atualidades (6 questões);
    – Matemática (6 questões);
    – Informática (14 questões);
    Raciocínio Lógico (10 questões)

Conforme estabelecido na parte de conteúdos programáticos, a disciplina Atualidades TJ SP para escrevente cobrará os seguintes assuntos:

  • Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até 29 de julho de 2021;
  • Resolução nº 230/2016 do CNJ, com as alterações vigentes até a publicação deste edital;
  • Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1° semestre de 2021, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Atualidade TJ SP – Como estudar em 5 passos

De acordo com Luiz Rezende, a maior peculiaridade da disciplina Atualidades, especialmente para o concurso TJ-SP, é que não adianta resolver questões anteriores para testar conhecimento.

“O último concurso para o TJ-SP foi realizado em 2018. Os tópicos já estão desatualizadas, então não adianta refazê-las. É válido, no entanto, tentar conhecer o tipo de questão que a banca costuma cobrar na disciplina”

👉 Leia mais: Concurso TJ-SP: confira dicas de estudo

O professor afirma que há cinco passos básicos para se preparar bem para a disciplina:

  • Conhecer o edital;
  • Procurar fontes confiáveis;
  • Estudar pontos de vista diferentes;
  • Fazer resumos;
  • Saber quais são os temas recorrentes da banca.

Luiz Rezende ainda frisou que a melhor maneira de estudar Atualidades é, pelos sites de notícia e telejornais.

Confira os 10 temas de Atualidades mais importantes para o TJ SP

Será que a melhor estratégia, então, é assistir ao último telejornal do dia? Estudar apenas por resumos? Acompanhar canais virtuais? Ou ouvir podcasts?

Rezende aponta como uma boa fonte de notícias, principalmente as relacionadas a Economia e dados sociais, a agência de notícias do IBGE, além de UOL, CNN e Jornal O Globo, que são as grandes referência no setor para as bancas organizadoras.

👉 Leia mais – Concurso TJ SP: Questões comentadas de Raciocínio Lógico

“Procurem, nos sites de notícias, ficar atentos às relações das dez notícias mais lidas. É dali que saem os tópicos mais relevantes para as bancas examinadoras”

Atualidades TJ SP: O que estudar?

O em parceria com professor especialista em atualidades do AlfaCon Thiago Pereira elencamos 10 possíveis temas que podem aparecer na matéria de atualidades TJ SP:

  1. Chat GPT;
  2. Yanomami: Crise humanitária no coração da Amazônia;
  3. Crise Política do Reino Unido;
  4. Rejeição da Nova Constituição no Chile;
  5. Risco de volta da Poliomielite;
  6. Nova moeda argentina;
  7. Manifestações contra eleição;
  8. Questão energética;
  9. Satélites de Elon Musk e a Ucrânia;
  10. Liberdade de expressão.

Contextualização atualidades TJ SP

Chat GPT

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI especializado em diálogo. Ele foi treinado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço e tem capacidade de realizar tarefas como depurar programas, compor música, elaborar redações, emular um sistema Linux e simular um caixa eletrônico. Embora ofereça respostas detalhadas e articuladas, nem todas as informações são precisas.

Yanomami: Crise humanitária no coração da Amazônia

A crise humanitária dos Yanomami na Amazônia é causada por invasão de terras, desmatamento, perda de fontes de alimento e água, disseminação de doenças, violação de direitos e ameaça à cultura. É necessário proteger a região e os direitos dos Yanomami.

Crise Política do Reino Unido;

Após ser eleita como a nova primeira-ministra do Reino Unido em seis de Setembro, Liz Truss se tornou a terceira mulher no cargo, porém no dia 20 de Outubro renunciou ao seu cargo, reabrindo as eleições.
Devido a falta de concorrência Rishi Sunak assumiu o posto de primeiro ministro por ser o único a conseguir apoio suficiente nas eleições internas do partido conservador, sendo automaticamente eleito primeiro ministro.

Rejeição da Nova Constituição no Chile;

A população chilena rejeitou a proposta de uma nova Constituição para o país em 4 de setembro, com 61,9% dos eleitores votando contra e 38,1% a favor. O resultado é contra o governo do presidente de esquerda Gabriel Boric. A nova Constituição foi escrita por 155 membros, incluindo 78 homens e 77 mulheres, para substituir a atual, promulgada durante a ditadura de Augusto Pinochet em 1980. A decisão de fazer uma nova carta constitucional foi tomada em 2020 após votação popular, quando 78% da população do Chile votou a favor da produção de uma nova Constituição.

Risco de volta da Poliomielite;

A Organização Pan-Americana de Saúde emitiu um alerta em 21 de setembro sobre o alto risco de poliomielite no Brasil, devido à baixa cobertura vacinal atual de 79%. A campanha de vacinação começou em 8 de agosto e se estendeu até 30 de setembro. Em outubro, houve preocupação de pediatras e sanitaristas sobre a baixa cobertura vacinal. As vacinas são importantes na história da saúde humana e salvam 3 milhões de vidas a cada ano.

Nova moeda argentina

O Ministério da Economia da Argentina adotou no mês de outubro novas duas versões do dólar, o ‘dólar Coldplay’ e o ‘dólar Catar’. Com as duas moedas que entraram em vigor, o país soma 15 cotações diferentes para o dólar americano.
A iniciativa é uma estratégia para enfrentar a forte crise econômica pela qual a Argentina passa. O objetivo é assegurar as reservas internacionais da moeda americana no país, ao evitar a saída do dólar e incentivar sua entrada.

Manifestações contra eleição;

Caminhoneiros iniciaram uma manifestação nas rodovias após o resultado da eleição presidencial em outubro de 2022. A insatisfação é relacionada ao resultado das eleições e ao suposto abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação seria uma continuação da revolta não realizada em setembro de 2021 e 2020 e questionamento da ausência de voto impresso. O movimento só seria encerrado com a anulação das eleições ou pedido do presidente Jair Bolsonaro. As manifestações contra o resultado das eleições levaram a ações do STF para investigar suspeitas de financiamento por empresários.

Questão energética;

Devido a guerra entre Ucrânia e Rússia e seu impacto direto na importação de gás russo, o consumo de carvão mundial tem aumentado levando a crise energética em diversos países, como a Europa que prevê uma escassez de energia no de 2023.

Satélites de Elon Musk e a Ucrânia;

A invasão russa na Ucrânia aumentou a importância da comunicação militar. Os satélites Starlink de Elon Musk se tornaram fundamentais para o povo ucraniano, fornecendo comunicação interna, mesmo em zonas de conflito. A tecnologia Starlink opera no conceito tático C4IS4, fornecendo informações de combate em tempo real para as tropas inimigas. O sistema também facilita a guerra de drones e é importante para garantir a comunicação de civis. Os sinais Starlink são mais difíceis de bloquear do que os satélites convencionais, o que coloca em xeque o serviço de inteligência russo. Elon Musk se posiciona como um importante ator no cenário geopolítico.

Liberdade de expressão.

A liberdade de expressão é o direito de manifestar ideias, pensamentos e opiniões livremente. Garantido na Declaração Universal dos direitos humanos e na Constituição Brasileira de 1988, é fundamental para a democracia e sociedade. Na época medieval, a Igreja Católica censurava e proibia questionamentos, enquanto na ditadura de Vargas e no regime militar havia censura política e ideológica. Atualmente, a censura é proibida por lei.

Agora que você esta por dentro das principais atualidades TJ SP, basta começar a estudar e se manter focado que a vitória vem. Conte sempre com o AlfaCon para essa jornada.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes