OPERAÇÃO FORA DE FORMA – Ministério Público desarticula quadrilha que fraudava concursos policiais em Pernambuco e Alagoas.

Conforme publicado pelo jornal eletrônico Diário de Pernambuco,  Uma estrutura criminosa teria sido criada para fraudar concursos públicos da Polícia Militar de Pernambuco, com a substituição de candidatos por “dublês”. A Operação “Fora de Forma”, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (26). Doze  mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados : Pernambuco, Paraíba, Ceará e Alagoas.
https://www.diariodepernambuco.com.br/vida-urbana/2026/08/11722232-operacao-mira-suspeitos-de-fraudes-em-concursos-da-policia-militar-em-pernambuco-e-outros-tres-estados.html

Na operação, ordens judiciais foram cumpridas nos municípios pernambucanos de Jaboatão dos Guararapes, Santa Cruz do Capibaribe, Floresta, Mirandiba e Petrolina. Na Paraíba as investigações são nas cidades de São José de Piranhas e Princesa Isabel. No Ceára no município de Porteiras e em Alagoas, em União dos Palmares. 

As investigações que deram origem à operação iniciaram em setembro de 2025 e, segundo representantes da Polícia Civil, foi identificado indícios de uma associação criminosa especializada em fraudes em certames de interesse público. O grupo teria estruturado um esquema para permitir que pessoas fossem substituídas durante as etapas do concurso da Polícia Militar de Pernambuco.

A Polícia Civil identificou ainda indícios de participação de agentes estatais na execução das fraudes, dentre os quais servidores vinculados às Polícias Militares de Pernambuco, Paraíba e Ceará, além de servidores do Ministério Público do Estado da Paraíba.

Os 12 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da Vara dos Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária do Recife. No cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, tablets, notebooks, CPUs, munições, câmeras de segurança e documentos, incluindo identidades, CPFs e cartão de crédito.

A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e da Polícia Científica de Pernambuco. Também participam a Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba, as Polícias Civis da Paraíba, Ceará e Alagoas e a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (RENORCRIM). 

A ORIGEM
O alerta do promotor de Justiça Coaracy José Oliveira da Fonseca foi divulgado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Alagoas (MPAL) em 26 de agosto de 2025. Foi enviado um ofício à Procuradoria-Geral de Justiça relatando informações consistentes sobre possíveis tentativas de fraude e infiltração de organizações criminosas (como PCC, Comando Vermelho e grupos de pistolagem) no concurso para agente e escrivão da Polícia Civil de Alagoas.Segundo o documento, o objetivo seria o ingresso de pessoas ligadas ao crime organizado para obter acesso a armas, sistemas policiais e dados sigilosos de inteligência, tornando a segurança do certame um caso de segurança pública.  iante do receio pela própria segurança e de sua família ao relatar a atuação isolada, o MPAL informou que designará um novo promotor para dar continuidade ao acompanhamento preventivo do concurso 
https://sistemas.mpal.mp.br/DiarioOficialEletronico/

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes