Como passar no concurso público.
|

Dicas para conquistar uma vaga em Concurso público

Várias são as oportunidades para concursos na esfera EstadualFederal Municipal de todo o Brasil, confira dicas de como passar no concurso público!

Se deparou com o edital e pensou em como fazer para passar em concurso público, e que essa seria uma ótima oportunidade de mudar de vida, certo? Então surgem as dúvidas: Por onde começar? O que fazer para conseguir aprovação em concurso?

Essas são perguntas comuns entre concurseiros, inclusive entre os veteranos. Quem sonha com a vida pública costuma sentir o friozinho na barriga de ansiedade sempre que está diante de uma prova importante. Mas não se preocupe, te contaremos algumas vantagens e dicas para ter uma trajetória de sucesso em concursos!

Como passar no concurso público?

Não estude para passar, estude até passar!

Para muitos o concurso público representa o sonho de ser um Servidor Público Federal, Estadual ou Municipal, para outros uma das maiores oportunidades de mudar de vida!

Um funcionário público de Autarquias, Fundações, Instituições e Órgãos Federais, são regidos pelo Estatuto dos Servidores PúblicosLei nº 8.112/90.

Se está buscando por estabilidade, vida financeira acima da média e prestígio social, seu caminho pode ser o concurso público. Se um dos seus sonhos é seguir carreira em instituições públicas como a carreira policial, o setor bancário ou grandes patamares políticos do Brasil, seu caminho é o concurso público.

Existem 3 (três) ciclos comuns e necessários durante todas as situações da nossa vida; início, meio e fim. Estes são responsáveis por evolução, desenvolvimento, aprendizado e descarte. Em Concursos Públicos não é diferente, três elementos devem ser essenciais no caminho até a aprovação: A escolha da área, definir o cronograma e o material assertivo.

Como estudar para passar no concurso público?

Faça suas escolhas!

Para ser aprovado em concurso é importante que escolha uma área desejada ou de identificação, como o que gosta de fazer. A escolha de uma área permite que consiga adquirir bagagem, isso é, acúmulo de conhecimento.

Nada impede que preste variados concursos mas imagine o quanto tempo teria que dedicar a diferentes conteúdos até ser aprovado? A área é responsável por manter o direcionamento, e poderá prestar vários concursos da mesma área, pois as matérias são semelhantes. E, como comprovado de forma prática, a repetição conduz ao aprendizado.

As áreas podem ser:

  • Área Saúde;
  • Área Ministério.
  • Área Legislativa;
  • Carreiras Fiscais;
  • Área Defensoria;
  • Área de Controle;
  • Carreiras Policiais;
  • Área de  Educação;
  • Carreiras Tribunais;
  • Carreiras Bancárias;
  • Carreiras Administrativas.

Leia mais: Áreas de Concurso Público: conheça qual carreira combina com você

Definir o cronograma é o segundo passo para conquistar a aprovação, nele deve conter seu tempo disponível, conteúdos e horas reservadas para cada disciplina. Conte com 7  dicas para definir seu cronograma de estudos!

Escolha seu material de estudo, o material de estudo é tudo aquilo que se usa para estudar de forma ativa ou passiva. Deve conter todas as informações necessárias, qualidade e ter foco no edital, pois ele é responsável por direcionar até a aprovação.

Entre conteúdos impressos ou digitais, a opção que mais revolucionou o cenário de concursos se chama Curso Preparatório, em modalidade online ou presencial. Conheça o AlfaCon, preparatório para concursos com a melhor nota do Reclame Aqui!

Porém, se prefere estudar sozinho, também é possível e de forma prática unindo conteúdo e constância para vencer o cansaço, barulhos externos, falta de concentração, e o desânimo!

Perguntas sobre como administrar a rotina de estudos e selecionar os melhores materiais são cada vez mais comuns, mas você sabe a importância de um ambiente de estudos?

👉👉 Saiba como montar um cantinho de estudos!

O que precisa para participar do concurso público?

De modo geral, não muita coisa; ter nacionalidade brasileira: aplica-se tanto para casos de pessoas nascidas quanto naturalizadas em território brasileiro. Estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com todas as obrigações militares e eleitorais, idade mínima de 18 anos, ter aptidão Física e Mental.

A depender do processo seletivo que deseja escolher, precisa verificar a escolaridade Nível Médio ou Superior, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC, em casos mais específicos ou Esfera Municipal, Nível Técnico ou Fundamental.

Em casos específicos, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, altura necessária e saúde para participar de testes físicos, para quem deseja a área policial.  

Além desses fatores, é preciso estar atento a todas as informações fornecidas pelo edital como datas e requisitos, fazer boa pontuação no conjunto de conhecimentos básicos como: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Informática e outras.

Mas lembre-se tudo depende e varia de edital para edital!

Leia mais: Cinco passos para passar em concurso público.

Como passar em concurso público: fique ligado!

Conheça TODAS as fases de um concurso!

Ei, futuro concursado, sabia que para acelerar o processo de aprovação em concursos públicos precisa saber do que se tratam todas as notícias em torno deles? O caminho até a aprovação nunca é longo o suficiente para pessoas esforçadas e informadas.

Conhecer as fases de um concurso são tão importantes quanto saber tudo sobre o edital ou debruçar-se sobre as teorias do Direito que são cobradas na sua prova. A situação do seu concurso pode ser dividida entre dois períodos; a fase e o status. A fase, diz sobre o processo, preparação e trâmites burocráticos. Já o status indica o quão próximo seu concurso pode estar.

E, qual a importância dessas informações? Saberá como direcionar seus estudos, quando pode ver muito sobre teoria, inclusive ver o edital mais de uma vez, quando deve focar principalmente nas matérias de mais peso, isso é, aquelas que garantem mais pontuação, dedicar-se mais a simulados e questões. Vejamos a seguir!

Veja também: Concursos previstos para 2023.

FASES DO CONCURSO 

Autorização: É a etapa de formulação, a fase da certeza, primeira etapa. Tudo acontece após autorização!

Comissão formada: É quando se forma a equipe de organização e também é fase de comunicação, quando autorização formal é publicada nos meios de comunicações oficiais, como o Diário Oficial.

Contratação de banca: Fase mais esperada por concurseiros e também a mais temida, primeiro por causa do perfil da banca escolhida, segundo pela proximidade do edital.

Publicação do edital: Estamos diante do manual do concurso: tudo que precisa para fazer a prova e tudo o que vai ser cobrado. LEIA ATENTAMENTE! Pois a prova ocorre entre 60 (sessenta) ou 90 (noventa) dias após a publicação do edital.

STATUS DO CONCURSO

Eminente; Significa que está em andamento, prestes a acontecer. Acelere os estudos!

Anunciado; Certame é anunciado indica que ocorrerá em pouco ou médio tempo.

Previsto; Esse tem relação com tempo determinado, exemplo: concursos que ocorrem a cada 3 (três) anos, tendem a se repetir em igual período, exceto por problemas orçamentários.

Solicitado; Início de um processo legal, está aguardando aprovação de instâncias importantes como Ministério da Economia.

👉👉 Saiba TUDO sobre concursos diariamente!

Quais as benefícios do funcionário público?

Mais que segurança e estabilidade, trabalhadores do setor público de maneira direta,  nos âmbitos da União, das autarquias e das fundações públicas federais podem contar  mudanças de cargos ou progressão, aposentadoria, prestígio, crédito na praça, licença prêmio e reajustes salariais em períodos específicos.

Gostaria de saber mais? Existem outras vantagens adicionais, que correspondem a benefícios sociais e benefícios salariais. Confira:

Benefícios sociais:

  • Auxílio-Natalidade;
  • Licença à Adotante;
  • Licença à Gestante;
  • Licença-Paternidade;
  • Licença por Acidente em Serviço;
  • Licença para Tratamento de Saúde;
  • Pensão (para família em caso de morte);
  • Auxílio-Funeral (para família em caso de morte);
  • Auxílio-Reclusão (para família em caso de prisão);

Benefícios salariais:

  • Auxílio Saúde
  • Classe Especial
  • Vencimento Básico
  • Auxílio Alimentação
  • Bônus Eficiência (GAE)
  • Bônus de Atividade por Desempenho de Atividades da Previdência Social (GDAS)

Descubra o maior erro dos concurseiros!

Sei que passou pela sua cabeça palavras como dificuldade de concentração, ansiedade, falta de disciplina, desistir. No entanto, o erro mais comum entre a maioria dos concurseiros brasileiros é o IMEDIATISMO. Conforme, dicionário:

Imediatismo é tudo aquilo que se faz na busca do “agora”, sem pensar nas consequências. Não há paciência e nem discernimento para o ser que vive o imediatismo.

Se considerarmos o percentual de desempregados ou insatisfeitos no país, e o tempo que se leva para concluir uma faculdade ou o ensino médio nas escolas brasileiras, o tempo de aprovação não será baseada no querer, mas na obtenção de experiência, acúmulo de bagagem e esforço. Tenha em mente que não se estuda para passar, se estuda até passar, não se importe com o quanto demora, se importe em melhorar até alcançar.

O caminho até a aprovação em concurso público pode ser de longo ou médio prazo, incluindo: tempo, esforço e estudo assertivo. Segundo o segredo de um dos aprovados AlfaCon, Resiliência é um dos ingredientes do sucesso. 

Evandro Guedes (C.E.O AlfaCon) nos conta sobre o processo de como passar no concurso público e que ferramentas podemos buscar durante o tempo de espera até a aprovação:

 

Dicas de estudo para passar em concurso público

Busque o direcionamento

Vimos que o imediatismo é o principal erro dos concurseiros, mas você já sabe qual a principal causa das reprovações? A falta do DIRECIONAMENTO.

É um grande erro do concurseiro se inscrever em qualquer tipo de concurso sem se atentar para a área a qual ele pretende atuar, bem como estudar por qualquer tipo de material sem verificar sua procedência.

E, como fica o caso do candidato que quer fazer todo concurso sem ter se preparado de forma adequada para a prova? Nem precisamos responder a retórica.

Escolha a área que deseja ingressar, foque no estudo de temas atuais que são exigidos no edital e dê prioridade aos assuntos que você mais tem dificuldade, pois impedem que sua pontuação caia. Não pule conteúdos mais complexos pois serão cobrados na prova!

Revise, faça exercícios periodicamente, reserve um tempo para resolver questões da banca e mantenha o conteúdo atualizado e especializado.

Disciplina nos estudos

O primeiro elemento que precisa manter se chama Disciplina e ela precisa fazer parte da sua rotina de estudos. É muito improvável ser aprovado em qualquer concurso sem que o concursando esteja com todos os conteúdos exigidos nas pontas dos dedos.

Compreenda que é um sonhador, mas não é um único, existem outras pessoas que estão se dedicando igualmente. Mantenha a disciplina como companheira; seguindo a risca os horários, o cronograma, separe outro momento caso encontre contratempos. Entenda que sua aprovação depende unicamente da sua dedicação!

Planeje sua rotina

Algumas pessoas conseguem estudar pela manhã ou a tarde, outras preferem a noite, e há quem consiga se dedicar inteiramente aos estudos. Porém, lembre-se que seu perfil é único e individual e deve se planejar baseado na sua capacidade. 

Sem contar a rotina de trabalho e outras atividades que a vida contemporânea nos exige. Seja como for, é importante que o candidato busque planejar e criar uma rotina que seja realmente proveitosa e útil para seu cronograma de estudos, pois, planejamento é o ponto crucial de um candidato que quer aprovação em um concurso!

Mantenha hábitos saudáveis

Unir bons hábitos alimentares e fazer atividades físicas sem sobra de dúvidas pode contribuir de forma satisfatória para o aprendizado. Uma alimentação inadequada e sono desregular podem atrapalhar no entendimento do conteúdo estudado, atingindo diretamente na capacidade de concentração.

Portanto, mantenha hábitos saudáveis, os insira no planejamento de estudos. E, principalmente: BEBA ÁGUA!

Por que estudar com o AlfaCon?

Deseja ser mais um aprovado? Para isso, se faz necessário a escolha de um material assertivo e direcionado. São mais de 250 MIL APROVADOS, os números nunca mentem!

COMECE GRATUITAMENTE:

Clique aqui e acesse: Curso Gratuito de Redação para Concursos

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes