O que não pode faltar no cantinho de estudos?

Saiba como organizar seu espaço para que os estudos rendam ainda mais

O cantinho de estudos é tão importante quanto uma boa noite de sono, o relaxamento muscular, a saúde em dia, a respiração fluida. E, o melhor de tudo, é que a concentração e a motivação também podem vir do seu ambiente de estudos.

Se seu objetivo é passar em um Concurso Público e garantir estabilidade financeira, ou se melhor que isso, o objetivo for seu sonho de vida, é melhor começar já, garantindo o ambiente adequado para estudar. Vamos te contar agora mesmo tudo sobre as vantagens de organizá-lo!

Por que devo ter um canto de estudos?

Se perguntássemos qual o plano de fundo da tela do seu celular nesse momento você responderia que é um plano com significado emocional, intelectual ou motivacional?

Pode ser que encontremos por aí a foto de um bom momento, de um familiar, o símbolo da profissão que escolheu fazer ou até uma simples fotografia da natureza. Ou será uma foto aleatória que você simplesmente achou bonita?

Bom, ao fazer essa reflexão, podemos compreender o primeiro significado de um canto de estudos. Esse recanto, não é apenas um local para adquirir conhecimento, é também onde sua energia se renova, o aprendizado se faz e muitas vezes é inspirador!

O que deve ter em um cantinho de estudos?

Bem como a nossa casa, onde nos recolhemos ou recebemos visitas, o local de estudo é essencial. Primeiro porque te separa dos outros ambientes, onde encontramos barulho, principal motivo de distrações e pessoas estimulantes ou não. E é justamente nele, onde passamos momentos de resiliência!

Segundo o conceito da Física, o termo resiliência fala sobre um elemento que volta ao normal após passar por momento de tensão. Já para a Psicologia, e essa visão é ainda mais interessante, o significado do termo refere-se à habilidade humana para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, vencer obstáculos e resistir a pressões! Se não é isso que fazemos durante a lida com concursos públicos diariamente, desconheço termo que descreva melhor.

Dar conta da rotina diária de estudos e atender todos aqueles requisitos do edital não é tarefa fácil não. Seja o nível superior que ainda não completamos, uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que ainda não concluímos, um monte de prova de títulos que por vezes temos que atender e aquela teoria que ainda não aprendemos.

Em seguida vivemos a esperar pelo bom resultado, pela colheita de frutos pelo estudo assertivo. Se o resultado ainda não chegou que sejamos resilientes e recomecemos, afinal, é o nosso objetivo. E, com certeza voltaremos para o nosso local de estudos e tentaremos outra vez. Que a língua portuguesa nos perdoe pela redundância, mas é o tal do recomeçar de novo.

Quanto mais bonito, funcional e estimulante for o espaço de estudo, melhor, pois é nesse momento que o cantinho se encarrega da parte reconfortante, o de volta ao lar, e para isso precisa ser estável e mais motivacional do que nunca!

Saiba como estudar!

O que não pode faltar na sua mesa de estudo?

O ideal é que você identifique o que é essencial na sua rotina, mas não deixe de ter um lugar que se sinta confortável para passar as horas que precisa, com uma boa iluminação e com os matérias para seus estudos. O bom e velho caderno e caneta sempre serão uma boa opção para fazer anotações, desacatar conteúdos importantes ou ainda palavras de motivação.

Cantinho de estudos: 10 dicas para organizar o espaço!

  1. Delimite, se não tem um local de estudo próprio, como quarto, sala, cômodo dos fundos, mesa da cozinha, escritório e afins, busque adaptá-lo. O local deve ser o mais tranquilo ou confortável possível.
  2. Manter a superfície limpa, longe de resíduos alimentares, poeira, elementos que possam manchar e estragar seus materiais.
  3. Manter o local organizado, para que seja fácil encontrar o material que será usado, evite colocar outros elementos que não são necessários no ambiente.
  4. Manter o local Iluminado, isso melhora a visão, evita invasores como isentos, durante a noite busque luminárias e luzes que não agridam a visão. Mas se lida melhor com baixa luz, reduza o brilho dos tela dos aparelhos eletrônicos.
  5. Manter a luz natural, se puderes ter acesso a janelas, ajuda a arejar o local, e se luz natural melhor, pois melhora a visão, principalmente se usa telas de celular, tablet, computador.
  6. Manter a ventilação, natural ou artificial traz um ar de pureza, saúde e também relaxamento, além de afastar insetos e manter o frescor.
  7. Se for adepto a aromas, busque os estimulantes, incensos e perfumes de ambientes relaxantes que transportam para natureza, são boas opções. Até mesmo o perfume do pós banho preferido de modo que se sinta confortável.
  8. Busque por móveis adequados, como uma mesa que comporte todo o material que vai ser usado, uma cadeira que não agrida a coluna nem canse.
  9. Aposte em materiais decorativos que aninem, estimulem ou tragam conforto. Quadros, miniaturas, frases motivacionais. Símbolos e referências da profissão ou carreira que escolheu fazem muito bem.
  10. Associe o ambiente a atividades legais, SOMENTE DURANTE OS INTERVALOS, HEIN! Pode usar o cantinho de estudos para ver um capítulo da série favorita, trocar mensagem, diálogos e ler seu livro favorito. Dessa forma, o local não será referência apenas do compromisso, mas também de momentos prazerosos!

Importante: Tenha uma garrafinha ou uma caneca que te lembre de beber água!

Como montar um cantinho de estudos?

Sabendo sobre a importância do canto de estudos, podemos montá-lo a nosso modo ou adaptá-lo conforme a nossa rotina. O nosso local de estudo deve ser fundamental para a nossa concentração e se possível deve ser montado o mais próximo da tranquilidade!

Isso significa que o cantinho de estudos não precisa ser somente em casa?

Sim. O local de estudos pode ser dos mais variados de modo que nos permita estudar e raciocinar, claro que algumas distrações podem acontecer, acontece nas melhores famílias, e algumas interações com o ambiente externo são extremamente necessárias. Só é preciso saber quando estudar.

Para quem tem pouco tempo de estudo e conta com uma rotina de trabalho e outras atividades, como as domésticas, por exemplo, escolha o momento de relaxamento, pode ser de lazer, horário de almoço, intervalos.

Separe o material do dia, e escolha uma mesa mais afastada, ou um canto menos movimentado, de preferência iluminado. Comece lendo, marcando e fazendo rascunho!

As regras ou exceções, o que funciona ou não vai sendo testado com o tempo. Afinal, com edital aberto, há quem consiga ler até no ônibus, não é verdade?

Como montar o cantinho de estudos em casa?

Lar doce lar!

Montar o local de estudos em casa é uma das coisas mais fáceis, isso porque conhecemos a dinâmica do local, os residentes, vizinhos. Melhor ainda se pudermos ir nos movendo e modificando o local sem afetar nos efeitos do estudo!

Se a sua realidade é aconchegante, a aprimore. Escolha um local confortável e iluminado. Se preferir o conforto do sofá, cuide para que a mesa ou local de suporte mantenha sua coluna ereta, pois a postura é necessária para o bom desempenho e rendimento.

Um belo prato de culinária brasileira não é agradável somente pelo gosto, a apresentação faz toda a diferença, afinal ninguém quer provar um prato que não agrade primeiros os olhos, a menos que seja um aventureiro. Então cuide da apresentação do local, organização e iluminação, dessa forma os estudos não vai parecer uma tarefa maçante!

Se vai começar os estudos agora, junte os materiais e escolha um canto que pessoa chamar de seu, pelo menos durante as horas escolhidas para estudo. Cozinha, sala, quarto da bagunça, escritório, sala de estar. Tudo pode ser adaptado, não tem segredo!

Conquiste uma vaga em concurso público! Dê o primeiro passo de forma GRATUITA!

Como lidar com os desafios de estudar em casa?

Entre as partes mais agradáveis da ação de estudar para concurso está a escolha do ambiente, e quem dera todos tivessem um lar silencioso e aconchegante.

Tem tarefa de casa que para ser desempenhada é desafiadora, complicada, e tão minuciosa quanto as provas da Cespe/Cebraspe!

Estudo em casa
Estudo em casa – cantinho de estudos

O cansaço, primeiro desafio de quem trabalha e estuda! Esse moço dá sonolência só de imaginar, também não é para menos. Depois de uma rotina estressante de trabalho tudo o que queremos é relaxar e esvaziar a mente. No entanto, se o objetivo é mudar de vida, e isso inclui a redução da carga diária de trabalho, chegar em casa é a continuação do dia.

O barulho, barulhos externos são alheios a nossa vontade, mas você já foi incomodado por um barulho interno? A interação entre os moradores, a TV que costuma ser alta, pessoas não estimulantes. Faz parte da rotina de muitos de nós, sofredores. Opa, concurseiros!

A inconsistência, essa pode começar até na dúvida sobre qual carreira seguir, que material escolher e sobretudo, na falta de ânimo. Todo mundo sabe o quanto é difícil manter o mesmo ritmo todos os dias, abdicar de vários momentos de diversão, o quanto estudar nem sempre é prazeroso. O fato de estar com sono e precisar de mais horas para dormir, e aquelas três tentativas sem êxito no concurso dos sonhos.

A concentração, e por falar nela, onde anda? atenção e concentração poderiam andar sempre juntas. Se queremos tanto chegar alcançar determinado fim e nos esforçamos para isso, já temos motivos de sobra para lutar contra a falta de concentração, agora podemos aliar a outras técnicas de estudo e ir testando como nossa mente reage.

O imediatismo, Gostaríamos que todo os nossos objetivos acontecessem para ontem, as vezes a jornada é tão longa que chega a desanimar. Mas, como nem todo momento do dia é hora para comer doces, temos que esperar pelo nosso momento enquanto buscamos ferramentas para atingi-lo.

O desânimo, estudo tanto e ainda não fui aprovado, será que essa coisa de concurso público é pra mim? Por quantas vezes nos fazemos essa pergunta. As dúvidas se o caminho vale a pena são constantes enquanto vivemos o processo.

A verdade é que sem organização e prioridade o estudo fica mais complicado, o professor e aprovado do AlfaCon, Leone Maltz conta tudo sobre administração de tempo e formas de estudo:

5 Dicas para estudar em casa

  1. Persista!
  2. Crie rotina!
  3. Organize-se!
  4. Não se compare!
  5. Dê o seu melhor!

APERTE O PLAY PARA A MUDANÇA DE VIDA!

Comece GRATUITAMENTE, clique aqui!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes