“É você que determina quem quer ser”, afirma jovem com prótese que se prepara para concursos de polícia

1169

Conheça a história de Josenilson, jovem que recuperou a capacidade de sonhar e está se preparando para os concursos de polícia

“Quando eu via o Exército, a polícia passando, me dava uma felicidade, eu enxergava ali os meus heróis”, lembra Josenilson Florêncio, que desde criança sonhava em se tornar policial. 

Josenilson, que hoje tem 25 anos, sempre foi um garoto ativo e com a vida cheia de aventuras. Durante a infância gostava de jogar bola, brincar na escola e praticar esportes. “Eu brincava muito de pega-pega, correr e minha mãe já dizia: ou é o Exército ou é a polícia, sempre foi essa a perspectiva.”

Aos 16 anos, sua vida mudou. Ele sofreu um acidente de moto e precisou amputar uma das pernas. Naquele momento, seu sonho de se tornar policial parecia distante.

“Parei de pensar em ser policial, eu não tinha um espelho para poder seguir e buscar uma carreira policial, nunca tinha visto uma pessoa amputada na polícia”, conta. 

Mesmo assim, Josenilson decidiu enfrentar o que estava passando naquele momento. Com dois meses, voltou para a escola, começou a andar de muletas e entrou para um projeto de atletismo. “Eu consegui uma medalha de ouro no campeonato nacional. A minha mãe olhava pra mim e não acreditava que eu ia ser tão forte como eu estava sendo. Estava conseguindo vários prêmios, vários destaques.” 

👉 Leia mais: Quais são as vantagens de ter um cargo público?

“Se eu pelo menos tentasse, eu conseguiria”

Mais tarde, Josenilson também começou a fazer academia. “Pela mentalidade das pessoas normais, muitas coisas seriam uma limitação pra mim. Mas se eu pelo menos tentasse, eu conseguiria”, afirma ele, que havia despertado para continuar tentando fazer coisas que nunca tinha visto alguém amputado fazer.

E foi em um dos treinos que ele conheceu o Evandro Guedes, CEO do AlfaCon, e voltou a pensar novamente em ser policial. “Quando eu encontrei o Evandro, ele conseguiu despertar em mim esse sonho novamente e, graças a ele, eu retomei a minha busca ao meu propósito, porque eu não acreditava mais nisso.”  

Depois disso, Josenilson colocou a sua primeira prótese, iniciou a fisioterapia e passou a estudar para ser aprovado no concurso policial e alcançar o seu grande objetivo. 

👉 Leia mais: Como conciliar a preparação para o TAF com a teórica em concursos?

Rotina de preparação para os concursos policiais

Josenilson, que morava em Caruaru (PE), se mudou para Cascavel (PR), onde fica a sede do AlfaCon, em julho de 2020. Ele está se preparando para os concursos PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal), mas conta que também vai fazer as provas da PC-PR (Polícia Civil do Paraná), PC-DF (Polícia Civil do Distrito Federal) e Depen (Departamento Penitenciário Nacional)

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso PF: Unificado Forças Federais (Depen – PF – PRF)

Todos os dias, a sua rotina é intensa. De segunda a sexta-feira, ele trabalha no Pedagógico do AlfaCon, das 7h30 às 18h. No horário do almoço, Josenilson aproveita uma parte do período para treinar. À noite, das 18h às 22h15, ele participa das aulas presenciais de preparação para os concursos policiais. “Depois eu venho para casa e junto com o pessoal que estuda e trabalha comigo fazemos um estudo mais dirigido, um debate até as duas da manhã.” 

Aos fins de semana, Josenilson continua a preparação. Além de fazer atividade física, ele revisa conteúdos e faz um simulado. Já o treinamento dele para o TAF (Teste de Aptidão Física) é adaptado, porque ele ainda não consegue correr o suficiente para realizar a prova de corrida. “Estou aos poucos pegando a habilidade da nova prótese, que é própria para corrida.”

“Quando eu entrar na polícia, vai ser algo muito satisfatório, porque eu vou provar para mim que eu sou capaz de chegar tão longe e vou servir de inspiração para muitas pessoas, esse é o prêmio maior. A limitação pra mim é algo que as pessoas impõem, mas é você que determina onde você quer chegar. É você que determina quem você quer ser”, afirma Josenilson.

E você, se inspirou com a história do Josenilson? Assista ao documentário “Perna de Robô”, que o AlfaCon fez com ele, para saber mais detalhes da vida do jovem e da rotina de preparação dele para os concursos! E não se esqueça, a próxima vaga pode ser sua!

Se você deseja fazer parte dos servidores da PF ou PRF, o que acha de começar os estudos agora e sair na frente dos concorrentes para conquistar uma vaga?

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 119 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas e específicas para quem deseja ser servidor destas corporações.

Conheça nosso curso GRATUITO para se preparar para a PF e PRF

27 Comentário

  1. Eita👏Josenilson antes mesmo de entrar pra polícia; este já é motivo de grande orgulho uau; parabéns; muito mas guerreiro do que muitos com duas pernas; um cara desse já passou; só falta fazer a prova; merece todos os aplausos do Brasil inteiro 👏👏🤜🤛💎💎💎💎💎pra quem não estão procurando um lugar e estudar pra concurso; 👉Alfacon melhor lugar 👈

  2. Excellent post. I was checking continuously this blog and I
    am impressed! Very useful information particularly the last part 🙂 I care for such
    information a lot. I was looking for this certain information for a very long time.
    Thank you and good luck.

    Also visit my web page – Shaunte

  3. Thanks a lot for giving everyone such a memorable possiblity to read in detail
    from this web site. It is usually so brilliant and stuffed with a good time for me personally and my office friends to search your
    blog nearly 3 times a week to see the fresh items you have.

    Of course, I’m also always happy for the extraordinary techniques
    you give. Selected 2 areas in this post are unequivocally the very best I have ever had.

    Here is my web-site; Herbal Pro Relief CBD Oil

  4. This is the right web site for anyone who really wants
    to find out about this topic. You know a whole lot its almost tough to argue with you
    (not that I personally would want to?HaHa). You definitely put a brand new
    spin on a subject that has been written about for ages.

    Great stuff, just excellent!

    Feel free to visit my blog – http://www.aniene.net

  5. Right here is the perfect blog for anyone who really wants to understand
    this topic. You know a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally would want to?HaHa).
    You definitely put a fresh spin on a subject which has been written about for many years.
    Wonderful stuff, just excellent!

    Here is my blog Keto Total BHB Pills

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here