preparação física com teórica
| | | |

Como conciliar a preparação física com a teórica em concursos públicos?

Tão importante quanto a prova objetiva em concursos, o teste de aptidão física também necessita de planejamento e preparação

O teste de aptidão física (TAF) é uma das principais etapas para quem vai participar de concursos públicos, o que torna essencial conciliar a preparação física com a teórica. O TAF é, normalmente, cobrado nos concursos de carreira policial e, geralmente, contam com testes de flexão, barra, corrida e, em alguns casos, até natação.

Muitos dos concurseiros acabam dedicando muito mais tempo e esforços na parte teórica e esquecem de realizar um planejamento para o TAF. O treinamento para o teste de aptidão física deve ser tão rigoroso quanto os estudos para a prova, como afirma o professor e treinador, Michael Tondo.

O melhor jeito de se manter preparado é por meio de uma rotina de treinos que simula o próprio exame físico. O professor conta que para pessoas que costumam fazer alguma atividade física, o ideal é começar os exercícios com dois ou três meses de antecedência das provas, com treinos que duram pelo menos 30 minutos. Já aqueles que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física, o preparo deve começar até seis meses antes da prova.

“Para cada oito horas de estudo teórico, o candidato deve destinar uma hora, no mínimo, de atividades físicas para o TAF. Além disso, é preciso dar o máximo de si nos treinos e realizar uma simulação do exame ao menos uma vez no mês. Dessa forma, você vai testar o seu limite e entender aonde pode chegar”, afirma Michael.

Apesar de todo o cuidado com a parte física, também é preciso cuidar do psicológico, conhecer melhor o seu corpo e ter a noção de até onde vai o seu limite. Michael explica que o concurseiro não pode ir além daquilo que é capaz de fazer, para não correr o risco de ter lesões dias antes da prova.

“Fazer isso com antecedência não apenas fortalece o corpo em termos fisiológicos, como também mental. Se o aluno negligenciar esse processo, ficará refém de imprevistos que possam aparecer”, explica.


Em concursos que cobram o TAF, comece pela corrida

A dica do professor para quem deseja começar a treinar é a partir do teste de corrida. Quem não possui esteira ou um espaço ideal em casa para este exercício, praticar na rua realizando percursos em volta de quadras e praças são as melhores opções. Outra ideia é substituir a corrida por exercícios aeróbicos ou treinos que desenvolvem a frequência cardíaca e a respiração.

Além disso, o treinador destaca alguns erros comuns que podem ser primordiais para reprovação no TAF em concursos:

  • Não descansar um dia antes do teste – devido a ansiedade, muitos concurseiros não conseguem dormir e acabam não descansando devidamente para a prova. Dormir é um dos preparos mais importantes, pois além de relaxar o corpo, alivia a ansiedade e deixa ativo para o teste.
  • Não se alongar antes de cada exercício – se alongar horas antes da corrida, por exemplo, faz com que possíveis câimbras e lesões sejam evitadas, além de ajudar a despertar o corpo.
  • Não chegar horas antes da prova para fazer o reconhecimento da pista – ir em cima da hora pode ser um problema. O ideal é chegar com antecedência e conhecer o espaço que você realizará a prova.

Orientações para o TAF do concurso PRF:

👉 Leia mais: Concurso PRF: veja o que é exigido no TAF


Confira o nosso curso GRATUITO sobe como estudar para carreira policial e comece hoje mesmo a sua preparação para concursos públicos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes