Fases de um concurso público: tudo o que você precisa saber
|

Edital do concurso: saiba o que cada etapa representa!

O edital do concurso é composto por diversas fases até chegar ao resultado final: sua POSSE! Confira todos eles e o que cada um representa.

Um concurso público exige diversas etapas até se tornar apto para a publicação. Hoje mostraremos para você o que cada uma dessas etapas representa, desde o pré edital até a publicação do resultado!

Antes de começarmos a apresentar o que cada fase do concurso público representa vamos desmistificar o significado do edital de um concurso público e o que ele representa.

O edital se caracteriza como a lei dos concursos públicos. É um documento escrito que  se organiza todo o certame e apresenta todas as informações que o candidato necessita para entender sobre a prova, sendo elas quantitativos de vaga, cargos, remuneração, banca organizadora do concurso, conteúdo programático que será cobrado na prova, entre outras informações importantes que englobam o cargo.

👉📚Missão PF e PRF 2022 – A Vaga é Minha

Agora que você já sabe o que é um edital de um concurso público vamos esclarecer todas as fases, desde o pré edital até a publicação do resultado. As etapas são dividas da seguinte maneira:

  1. Autorização;
  2. Comissão do concurso;
  3. Escolha da Banca organizadora;
  4. Produção do edital;
  5. Publicação do edital;
  6. Abertura de inscrições;
  7. Testes avaliativos;
  8. Resultados;
  9. Convocação e nomeação;

Fases do concurso público: Autorização

A primeira etapa para a realização de um novo concurso é a autorização. Quando se trata de concursos federais, é necessária a autorização do ministério da economia. Já nos concursos estaduais e municipais, a autorização é solicitada à secretaria da fazenda, da economia ou de planejamento.

Fases do concurso: Comissão

A comissão organizadora de um concurso como o próprio nome já diz é formada para acompanhar todas as etapas. A comissão organizadora é formada por diversos profissionais que atuam na área do órgão do concurso solicitado, como técnicos, analistas, promotores, entre vários outros.

Fases do concurso: Banca organizadora

A banca organizadora de um concurso é responsável por estruturar as provas objetivas, quantitativos de questões, correções das provas avaliativas, além da publicação dos resultados.

Algumas das bancas organizadoras são a Fundação Getúlio Vargas e CEBRASPE.

Fases do concurso: Produção do edital

A comissão organizadora juntamente com a banca tem a missão de prosseguir com a produção do edital. Nesta etapa eles decidem todo o escopo do edital como quantitativo de vagas, cargos, data das avaliações, conteúdos programáticos e a forma de correção das provas.

Fases do concurso: Inscrições

A etapa das inscrições é prescrita logo após a publicação do edital. As datas do concurso não tem previsão para serem publicadas, geralmente elas saem logo após a escolha da banca organizadora, porém esse não é um critério fixo, sendo variante a depender de cada órgão.

As inscrições geralmente são feitas através do site da banca organizadora do concurso. No edital é prescrito todas as informações e etapas necessárias para se inscrever no concurso desejado.

Fases do concurso: Testes avaliativos

Os testes avaliativos é a fase em que o candidato é avaliado minuciosamente por meio de algumas etapas, além das provas objetivas, são elas:

  1. provas objetivas;
  2. redação;
  3. teste de aptidão física (TAF);
  4. Investigação social;
  5. Documentos;
  6. Redação;
  7. curso de formação;

O resultado das provas objetivas é divulgado através de um gabarito preliminar que é divulgado no mesmo dia dos testes objetivos. Lembrando que é necessário que o candidato seja aprovado em todas as fases para estar apto a ingressar no cargo.

Fases do concurso: Resultado

Após o candidato passar por todas as etapas avaliativas ele recebe os resultados de seu desempenho em cada fase. Caso alguma etapa não seja condizente com o resultado que o candidato acredite ter alcançado, tem a possibilidade de entrar com recurso contra o resultado prescrito pelo órgão.

Fases do concurso: convocação e nomeação

Após todas as etapas concluídas é divulgada pela banca examinadora através do diário oficial a lista dos aprovados no concurso e a sua respectiva colocação.

Lembrando que após a aprovação o candidato é convocado, logo após nomeados para ser efetivado como servidor público.

📚LEIA MAIS:Como escolher para qual concurso público prestar?

Agora que você conhece todas as etapas de um concurso público fica mais fácil de analisar um diário oficial e fazer a leitura de um edital com mais facilidade e entendimento de cada uma das etapas descritas a cima.

Um excelente candidato passa a ter mais credibilidade quando tem conhecimento de cada etapa avaliativa e institucional a respeito do concurso que deseja prestar!

Esperamos que está matéria tenha solucionado algumas das dúvidas mais frequentes a respeito de cada etapa de um concurso. Agora concurseiro, foco nos estudos e rumo a posse dos seus sonhos!

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes