As questões do IBFC têm, geralmente, um nível de dificuldade que varia de médio a alto. Entenda mais o perfil dessa banca para não ser surpreendido em concursos
| |

IBFC: conheça as principais características dessa banca

As questões do IBFC têm, geralmente, um nível de dificuldade que varia de médio a alto. Entenda mais o perfil dessa banca para não ser surpreendido em concursos

Uma das bancas escolhidas para organizar um dos Concursos IBGE, o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) também costuma ser a banca de concursos de algumas prefeituras, tribunais do trabalho e eleitorais e outras empresas públicas. 

Além disso, segundo o coordenador das Carreiras Administrativas do AlfaCon, Vinícius Rodrigues, as provas do IBFC têm um nível de dificuldade que varia de médio a alto.

Portanto, se essa vai ser a banca do certame que você vai prestar, é importantíssimo entender o perfil dela antes para não ser pego de surpresa nas questões. Confira abaixo detalhes sobre as características do IBFC, provas, redação e muito mais.    

Clique aqui para ver os concursos organizados pela banca IBFC

Principais características da banca IBFC

A objetividade é a principal característica das provas do IBFC. “É uma banca com textos curtos, que cobra o conhecimento de forma direta. Ela não se utiliza de artifícios maliciosos, como troca de palavras, sinais de pontuação, para o aluno ser surpreendido com algo diverso do conteúdo”, explica Vinícius.

Questões e redação

De acordo com o coordenador, os temas que mais aparecem nas provas mudam conforme o concurso que o IBFC vai organizar. No entanto, a dica dele para se sair bem é dar um foco maior em Língua Portuguesa e, principalmente, em interpretação textual.

O número de questões é outro ponto que varia de concurso para concurso. Mas em certames tribunais, segundo Vinícius, a média está entre 80 a 100 questões de múltipla escolha (A, B, C, D). Já em concursos, como o do IBGE, essa banca cobra entre 40 a 60 questões, pois a quantidade de disciplinas é menor e, consequentemente, o conteúdo programático também.  

Na maioria dos concursos, o IBFC traz ainda uma prova de redação, com temas mais voltados para atualidades. A exceção está em provas para cargos de analistas em tribunais, na qual os temas da redação são mais direcionados para conteúdos específicos da área.

Clique aqui para conhecer nossos cursos gratuitos e comece a sua preparação!

Outras dicas para enfrentar a prova do IBFC

  • Conheça totalmente o edital do concurso que você vai fazer;
  • Comece os seus estudos o quanto antes;
  • Resolva muitas questões de provas anteriores em cada matéria;
  • Tenha atenção máxima na hora de resolver as questões;
  • Confie na sua preparação e no conhecimento adquirido.

Bons estudos e boa sorte! Conte com a equipe de professores do AlfaCon.

Além disso, conheça também o perfil de outras bancas:

| Veja mais notícias aqui! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes