O que é taf

Índices de reprovação no TAF

O TAF – Teste de Aptidão Física representa uma das etapas mais temidas de um concurso público da área de Segurança Pública, podendo determinar a classificação de um candidato.

O que é TAF? O teste responsável por avaliar o condicionamento físico individual de cada candidato é motivo de muita preocupação entre os concurseiros de todo o país, pois determina se o candidato está apto a tomar posse do cargo e exercer com maestria as demandas de uma rotina policial.

Segundo dados estatísticos, em média, 40% dos candidatos são eliminados por edital. Dando ao TAF, o título de exame que mais reprova, seguido do Exame Psicológico.

Muitas são as perguntas sobre o teste físico, entre as mais comuns estão: Como se preparar para o TAF? O que mais reprova no TAF? Saiba tudo!

O que é o TAF?

A etapa mais importante no que se refere a quesitos físicos na área da Segurança Pública, responsável por determinar se o aprovado está apto a ocupar o cargo e cumprir a rotina diária de um defensor da ordem. Por isso, é preciso estar pronto para tudo, e situações mais diversas.

Justamente por esse motivo TAF’s policiais não são iguais, porque todo tipo de polícia possui um papel e modo de atuação, diferem no tipo e possuem variações. Teste aplicados à Policias civis e Federais, não são iguais aos da Polícia Militar que fazem o papel mais ostensivo, assim como não são iguais a da Polícia Penal.

Variam também no tipo de cargo, ou patente do testado, dentro de uma mesma corporação. O teste físico para um Soldado é diferente de um teste físico para um Oficial, tal como o teste aplicado ao sexo feminino, por lei deve ser relativamente menor em número de séries, estrutura ou tempo cobrado.

As regras e exigências das provas de TAF são distintas e podem ser consultadas no edital publicado pela banca do concurso público, contendo restrições, regras, requisitos e ressalvas. É necessário estar atento a elementos que mais reprovam, pois os testes possuem caráter eliminatório e avaliações criteriosas. Geralmente o candidato pode repetir o teste uma vez, caso erre ou não conquiste os pontos necessários na primeira tentativa.

Os testes mais conhecidos são; a corrida, natação, barra, abdominal, e impulsão. Exigem boa condição física, metal, e sagacidade do candidato, mas isso não é motivo para temor se você se preparou adequadamente!

 TAF: Conheça os testes mais cobrados!

Comum às carreiras policiais e militares, a avaliação física também possui particularidades e semelhanças.

Testes de nível federal a exemplo da PF – Polícia Federal e PRF – Polícia Rodoviária Federal possuem semelhanças, tal como estaduais como Polícia MilitarCivil ou municipais representados na figura do Guarda Municipal.

Cada carreira terá suas especificações baseadas no treinamento do Curso de Formação e a rotina que geralmente é exigida ao ramo policial que estará ligado. Os testes costuma avaliar critérios de: agilidade, coordenação, condicionamento, força, resistência, flexibilidade, mobilidade, defesa e ataque.

Se você almeja um determinado cargo, é necessário que comece a se preparar o quanto antes, seja a partir de exercício físico ou treinamento específico baseado no último edital do seu concurso. Mas, quais são os testes que mais caem?

 

O que é Taf
O que mais cai no TAF?

Corrida

A se você pensou em corrida estava certo. A corrida é a atividade mais cobrada em concursos, principalmente entre os militares que fazem o papel mais ostensivo, pois são linha de frente no combate ao crime.

A corrida é uma habilidade indispensável a profissão, pois é preciso estar bem disposto e preparado para mobilizar, defender e combater. Geralmente são cobrados em terreno específico como terra e asfalto, em média, 12 minutos variável por edital e com metragem e tempo cronometrado.

A barra

Barra é tão recorrente quanto a corrida, consiste em medir a capacidade de sustentação do próprio peso em barra montada sem tocar o chão ou outro elemento. Considerado o teste com mais índice de reprovação, por ser muito criteriosa, a barra deve ser a atividade mais praticada pelo candidato após o treino de corrida.

Abdominal

Abdominal, terceiro teste mais cobrado em Taf’s, variável entre os editais, em forma de execução ou tempo de execução. O exercício pode ser cobrado de 4 (quatro) formas previstas:

  • Flexão abdominal supra;
  • Flexão abdominal remador;
  • Flexão abdominal com mãos atrás da cabeça ou na nuca;
  •  Flexão abdominal com as mãos cruzadas a frente do corpo;

Natação

Quanto mais próximo do litoral a acadêmica de polícia estiver localizada, mais comum será o teste de natação, mas não só por esse motivo, quanto maior a exigência da carreira, mais bem preparado o ocupante do cargo deve estar. O teste é muito cobrado em Corpo de bombeiros e polícias das mais diversas. 

O nível de habilidade com essa prática deve ser alto, pois o exame é considerado um dos mais difíceis e costuma exigir habilidade no tipo braçada e tempo do feito.

O que pode te reprovar no Teste físico?

Em média 40% dos participantes de concursos públicos aprovados em etapa objetiva e discursiva são eliminados no Teste de Aptidão Física.

O desempenho de um candidato será avaliado em várias etapas, a mais importante delas,  causa temor, pois pode eliminar o classificado na prova teórica no primeiro momento. Avalia o físico do candidato por meio de exercícios que devem ser executados em determinado tempo. 

Todos os testes aplicados durante a avalição física podem reprovar, uns possuem maior nível de dificuldade outros critérios de exigência mais específicos. Para passar por essa fase tranquilamente, o candidato precisa estar ciente das regras previstas em edital, preparado fisicamente e mentalmente e caso necessário, recorrer a revisão em caso de eliminações que cabem recurso. 

Fui eliminado do Taf, posso contestar?

Existem poucas situações em que é possível contestar judicialmente uma eliminação em provas físicas de concurso, porém as contestações tem sido cada vez mais frequentes quando ocorrem adversidades que impediram de conquistar a aprovação.

As maiores razões de eliminação recaem sobre candidatos aprovados na prova teórica que deixaram o treinamento físico para a última hora, e por consequência, pela falta de preparo foram eliminados. Outros casos, surgem empecilhos, como doença, mudança de clima, acidentes, má condição dos objetos, ou erro técnico.

Para contestar um resultado de avaliação física do seu concurso, precisa estar dentro dos critérios abaixo:

  • Legalidade
  • Transparência
  • Proporcionalidade
  • Vídeo da realização dos testes
  • Condições equivalentes entre os concorrentes
  • Necessidade legal de aptidão física para o cargo

4 principais motivos de reprovação no TAF

  1. Não atingir pontuação mínima;
  2. Não alcançar a meta na segunda tentativa;
  3. Ultrapassar o tempo determinado para o teste;
  4. Descumprir regras e padrões previstos em edital.

O que reprova no teste de barra do Taf?

No teste em barra fixa o candidato precisa se segurar em uma barra que fica a alguns metros de distância do chão com os cotovelos estendidos. Teste físico número 1 (um) em reprovações, deve ser motivo de muita atenção.

Dados estatísticos correspondem ao alto número de reprovação nos testes físicos. Utilizando o último concurso da Polícia Civil do Distrito federal, como exemplo, 85% das mulheres foram reprovadas somente no teste de flexão na barra.

O corpo precisa estar em posição vertical sem o uso de apoios, a maioria dos erros cometidos estão no uso de apoio, não sustentar o posicionamento, errar ou não concluir a sequência, cair. Confira a seguir alguns elementos que mais reprovam no TAF e fique longe deles:

Para sexo masculino:

  1. Realizar o “chute”;
  2. Realizar a “pedalada”;
  3. Realizar o “butterfly”;
  4. Apoiar o queixo na barra;
  5. Tocar com os pés no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra após o início das execuções;
  6. Flexionar o quadril em qualquer momento do teste;
  7. Após a tomada de posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;
  8. Utilizar luvas ou qualquer outro artifício para a proteção das mãos;
  9. Após ultrapassar o queixo em relação à barra, simplesmente soltar as mãos, em vez de completar o movimento com os cotovelos totalmente estendidos;
  10. Utilizar impulso de braços e tronco para frente e para cima, levando o peito para cima;
  11. Não manter o corpo (cabeça, tronco e quadril) completamente na posição vertical;
  12. Estender o pescoço, em vez de ultrapassar o queixo em relação à barra com movimento exclusivo de membros superiores.

Para o sexo feminino:

  1. Realizar o “chute”;
  2. Realizar a “pedalada”;
  3. Apoiar o queixo na barra;
  4. Tocar com os pés no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra após o início da execução;
  5. Após a tomada da posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;
  6. Utilizar luvas ou qualquer outro artifício para proteção das mãos;
  7. Estender o pescoço, em vez de ultrapassar o queixo em relação à barra com movimento exclusivo de membros superiores.

Como se preparar para o TAF?

É importante começar a preparação o quanto antes, antes mesmo da prova. Contrate um educador físico, ou comece sozinho. Se está se preparando para uma carreira militar ou outras corporações policiais, deve aproveitar para pesquisar e conhecer como funciona a rotina prática desses profissionais.

Para ter sucesso organize ÁGUA, RELÓGIO, ROUPA CONFORTÁVEL e TREINE! 

5 Motivos para se preparar para o TAF agora:

Antecipação – Treinando hoje, você ficará bem condicionado para prestar o teste pois já faz parte da sua rotina, além de estar à frente dos concorrentes.

Preparação psicológica – Além de controlar ansiedade, estresse e nervosismo, estará tranquilo quanto a sua capacidade.

Eliminação do medo – Você não terá medo do avaliador e menos chance de ter erros causados por fatores emocionais e situações externas, pois a constância, leveza e bem estar causado pelo exercício te trouxeram segurança.

Qualidade de vida – Quem treina sabe o quanto o sono fica regulado, a disposição, a qualidade proporcionada ao organismo, relaxamento e prevenção do estresse que o exercício traz. Se você ainda não treina, que tal experimentar agora?

Equilíbrio entre corpo e mente – Se você já estuda para prova escrita e absorve teoria, equilibrar a balança, isso é, aliando estudos teóricos aos exercícios físicos é a melhor manobra para acelerar sua aprovação. Além de estudar mais disposto não precisará se preparar em tempo record, ou se desesperar quando for classificado na prova.

Seja você um aprovado, comece já!

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes