concurso policia civil

Concurso Polícia Civil: como funciona e quem pode participar?

Sonha com uma vaga na Polícia Civil? Quer saber como funcionam os concursos públicos para essa carreira? Confira nossa matéria e saiba mais!

A Polícia Civil — também chamada Polícia Judiciária — é almejada por concurseiros de todo o país, com espaço para profissionais de todas as áreas e perfis, a carreira oferece ótimos salários. No entanto, são várias etapas de concurso que precisam ser vencidas para garantir a tão sonhada vaga. Por isso, vamos falar sobre como funciona o concurso da Polícia Civil.


Como funcionam os concursos para a Polícia Civil?

As seleções costumam abranger várias etapas, que vão desde provas que testam o conhecimento dos candidatos até investigação de sua conduta perante a sociedade. O primeiro passo a ser tomado é ler o edital com atenção, já que esse documento traz todas as informações necessárias, como as vagas oferecidas, quem pode se inscrever, data das provas, disciplinas a serem estudadas, como serão feitos os testes físicos e mais.

Conforme as datas de cada edital, serão realizadas diferentes provas e exames que podem ser eliminatórias ou classificatórias. As eliminatórias são aquelas que podem eliminá-lo completamente caso não atinja os pontos mínimos exigidos. Já as classificatórias apenas te posicionam na pontuação do concurso, o que faz com que os mais bem colocados preencham as vagas.

Prova objetiva e discursiva

Com a finalidade de testar seus conhecimentos, é aplicada uma prova objetiva que pode abranger conhecimentos gerais, específicos ou complementadores. Geralmente as questões de temas complementares ou específicos são mais numerosas e têm um peso maior na somatória final.

Logo em sequência é aplicada a prova discursiva e nela há um número mínimo de linhas que devem ser preenchidas e uma pontuação máxima que pode ser atingida.

Ambas as provas possuem caráter eliminatório e também classificatório, é preciso atingir uma pontuação mínima e pode ser também atingida uma pontuação máxima.

Prova de capacidade física

Os aprovados na prova discursiva serão convocados para a prova de capacidade física, ela também possui caráter eliminatório e o objetivo é verificar a capacidade de executar tarefas típicas do cargo.

Antes dela, são realizados vários exames laboratoriais e médicos para a análise da saúde física do candidato. Esses exames são feitos pelo próprio candidato e devem ser realizados em até 30 dias antes da entrega e se necessário, a junta médica pode solicitar a realização de alguns exames complementares.

Se o candidato for considerado apto, será submetido à TAF (Teste de aptidão física). A prova varia conforme o gênero do candidato e também do edital, mas geralmente envolvem:

  • barra fixa;
  • flexão abdominal;
  • flexão de braços;
  • corrida de velocidade;
  • corrida de resistência.

Avaliação psicológica

Depois de aprovados nas etapas anteriores, os candidatos são convocados para avaliação psicológica ou Teste de Aptidão Psicológica (TAP), ela verifica habilidades cognitivas, tipos de raciocínios e estado mental por meio de avaliações científicas.

Ela visa identificar se o candidato tem a personalidade compatível com o desempenho das funções, caso haja incompatibilidade, ele será considerado inapto e não irá passar para a outra fase.

Separamos algumas dicas para ajudar você a se preparar, vem conferir: teste psicológico e dicas para você se dar bem.

Avaliação de títulos

A definição de títulos é ampla e abrange vários documentos, havendo uma pontuação máxima de pontos a ser atingida. Veja alguns exemplos de títulos que podem ser aceitos no concurso polícia civil:

  • diploma, certificado ou declaração de conclusão de doutorado e mestrado;
  • certificado de conclusão de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas e reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • tempo de exercício em cargo público de natureza policial, como policial federal, rodoviário federal, civil, militar, bombeiro militar, entre outros.

Investigação social

Por fim, e não menos importante, é feita uma investigação social para preencher as Fichas de Informações Confidenciais (FIC) dos candidatos. Nessa fase, é necessário apresentar documentos como certidão de antecedentes criminais dos últimos anos da Justiça Federal e Estadual (ou do Distrito Federal), Militar e Eleitoral.

Pode ser difícil saber o que, exatamente, reprova na investigação social, mas podemos citar alguns exemplos:

  • prática recorrente de infrações de trânsito que colocam em risco a vida de outras pessoas;
  • demissão por justa causa conforme legislação trabalhista;
  • reincidência em faltas disciplinares e transgressões;
  • práticas de crimes ou infrações penais;
  • práticas habituais de jogos proibidos;
  • falseamento de declarações;
  • uso de drogas ilícitas; entre outros.

Curso de Formação

É regulado pelo Plano de Curso e normas da academia de polícia referente ao Estado do concurso. No edital consta o prazo de duração mínima para cada tipo de cargo, horas presenciais ou à distância e o local da academia. É nesse curso que o candidato aprende como deve se comportar, quais são suas funções e como exercê-las na sua rotina de trabalho.

Normalmente é exigida frequência obrigatória, tempo integral e dedicação exclusiva do aluno, já que há atividades e aulas desenvolvidas de manhã, tarde e noite, incluindo sábados, domingos e feriados. Como também, é comum que a academia não disponibilize alojamento para os candidatos, por isso é importante se preparar para esse curso.


Quais vagas costumam ser ofertadas nos concursos para a Polícia Civil?

As vagas são abertas de acordo com a demanda de cada Estado, existem algumas que aparecem com maior frequência nos editais. Confira quais são elas:

  • Escrivão: Esse profissional acompanha todo o inquérito policial e realiza todo o trabalho burocrático na delegacia, o que inclui a coleta dos relatos, anotações de livros oficiais, realização de indiciamentos etc.;
  • Analista de apoio: tem responsabilidades técnico-administrativas ligadas ao pessoal, como conferir, arquivar e expedir documentos, controlar tramitação de expedientes, operar sistemas de informática etc.;
  • Investigador: faz operações e inspeções policiais ao investigar a autoria de crimes e infrações. Na prática, ele levanta dados sobre as vítimas, identifica testemunhas, encontra provas ou indícios e mais;
  • Delegado: coordena, planeja e supervisiona operações e investigações policiais, exerce funções administrativas, preside inquéritos, investiga autoria de crimes, toma depoimentos, elabora relatórios etc; 
  • Perito papiloscopista: esse é um técnico encarregado de encontrar as impressões digitais deixadas por suspeitos ou criminosos;
  • Agente: entregam intimações, efetuam buscas e prisões, atendem ocorrências policiais, etc;
  • Médico legista: determina a causa de morte e efetua exames em vítimas de variados crimes;
  • Perito criminal: analisa o local de crime para produzir provas técnicas. Ele pode coletar evidências, fazer exames laboratoriais, estudar as armas usadas e mais.

O edital ainda pode trazer inúmeros outros cargos, como odontolegista, técnico assistente, agente de telecomunicações, inspetor, auxiliar de necropsia, técnico em segurança do trabalho, fotógrafo pericial, técnico assistente e outros.

É importante saber que existem cargos para áreas gerais e específicas. Como os peritos criminais de biologia, engenharia, tecnologia da informação, psiquiatria, patologia, química, e outros. Isso é importante porque o profissional deve ter a capacidade de produzir provas de acordo com seus conhecimentos técnicos específicos.

Algumas das vagas oferecidas podem também ser para níveis avançados como a vaga de analista da polícia civil do nível III, sendo a remuneração e benefícios melhores.

👉Leia mais informações: Tudo sobre os cargos Investigador, Escrivão e Delegado

Concurso da Polícia Civil tem vagas para PCD?

A legislação brasileira prevê que um certo percentual das vagas dos concursos deve ser destinado a pessoas com deficiência (PCD). Segundo o art. 1º, §1º do Decreto n.º 9.508/18, um mínimo de 5% das vagas devem ser reservadas às pessoas com deficiência, mas isso pode variar e o porcentual pode ser maior para o concurso polícia civil.

Segundo o art. 3º do Decreto n.º 3.298/99, são incluídas as pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla (que engloba duas ou mais deficiências).


Quem pode participar dos concursos para a Polícia Civil?

Você precisa se encaixar nos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de Portugueses, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses (Decreto n.º 70.391/72);
  • ter o mínimo de 18 anos na data da posse do cargo. Alguns editais estabelecem idade mínima de 21 anos e idade máxima;
  • ter o CPF regular, o que significa que não deve ter nenhuma pendência de regularização ou suspenso;
  • comprovante de quitação com deveres militares, no caso de candidatos masculinos;
  • carteira nacional de habilitação (CNH) de categoria B, no mínimo;
  • declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade;
  • ter uma conduta irrepreensível na vida privada ou pública;
  • ter os direitos civis e políticos em pleno exercício;
  • estar com as obrigações eleitorais em dia;
  • não ter antecedentes criminais.

Além de todos os requisitos mínimos citados acima, alguns concursos exigem níveis de conhecimentos específicos, que podem variar conforme o edital de cada Estado e também do cargo desejado. Existem vagas que pedem a conclusão do ensino médio completo (2º grau) e outros nível superior.


Com que frequência os concursos para a Polícia Civil acontecem?

De forma geral, os concursos públicos têm prazo de validade de dois anos, mas podem ser prorrogáveis pelo mesmo tempo, totalizando quatro anos. Por exemplo, caso um concurso tenha sido realizado em 2018, sua validade termina em 2020 e pode ser prorrogado até 2022, quando ocorrerá um novo.

No entanto, concursos da Polícia Civil acontecem periodicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Portanto, são amplas as oportunidades que você tem para iniciar sua carreira policial ou mesmo se você já exerce uma função nessa carreira.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes