mentoria para concurso

Mentoria para concurso: 10 motivos pelos quais você precisa de uma

Atualmente, muitas pessoas recorrem à mentoria para concurso, pois nem sempre é fácil estudar sozinho e superar os desafios exigidos para a aprovação nas carreiras mais concorridas. Além de ajudar na organização dos estudos, os mentores também orientam sobre todas as etapas da prova, como o teste de aptidão física, conhecido como TAF.

Nessa perspectiva, vamos explicar o que é mentoria para concurso e esclarecer várias dúvidas sobre o funcionamento desse processo. Entenda, então, quais são os diferenciais de contar com a ajuda de um mentor e porque é necessário seguir os passos de quem tem sucesso na área. Aproveite a leitura!

O que é mentoria para concurso?

Em vias gerais, a mentoria para concurso público pode ser definida como uma espécie de aconselhamento conduzido por um profissional com ampla experiência nesse ramo. Assim, essa prática está se tornando muito comum, sobretudo para quem quer iniciar uma carreira nessa modalidade.

A mentoria também é indicada por concurseiros mais experientes, inclusive que já atuam em algumas áreas, mas que almejam alçar novos voos em suas carreiras. Nesse contexto, optar por esse serviço amplia o leque de oportunidades e eleva as chances de atingir objetivos mais nobres.

Vale ressaltar, ainda, que todos os métodos empregados nessa metodologia são reconhecidamente eficazes. Em primeiro lugar porque são baseados em práticas inspiradas nas experiências de sucesso alcançadas pelo próprio mentor. Somado a isso, as metodologias também são alinhadas conforme o perfil e a necessidade do aluno.

Quais são os 10 sinais que indicam a necessidade de mentoria?

Devido à alta eficácia dessa metodologia, a mentoria de estudos é uma excelente alternativa para auxiliar diversos concurseiros sobre o rumo certo a tomar para conseguir a aprovação. Assim, a utilização desse recurso é válida para esclarecer dúvidas quanto à organização, planejamento e até mesmo dos melhores materiais didáticos.

Sob essa ótica, elencamos os casos em que a opção pela mentoria para concursos públicos pode ajudar, principalmente a quem está de olho nos editais mais esperados em 2022. Observe as 10 situações que indicam a necessidade de ajuda de um mentor e verifique se você se identifica com alguma delas:

  1. tem dificuldade para organizar a rotina para conciliar estudo, trabalho, lazer e compromissos pessoais;
  2. percebe, claramente, a urgência em encontrar uma solução que melhore o rendimento nos estudos;
  3. apresenta problemas com a organização e otimização do tempo disponível para estudo;
  4. reconhece a necessidade de ajuda para definir as prioridades do conteúdo para dar conta do que precisa estudar;
  5. sente insegurança sobre os conteúdos disciplinares de maior peso no certame;
  6. está desanimado em relação aos objetivos e admite a vontade de abandonar o concurso;
  7. enfrenta sérias dificuldades de criar o hábito de estudar e não faz ideia de como reverter esse problema;
  8. admite não saber como encontrar um método eficiente para fixar o conteúdo mais cobrado nas provas;
  9. percebe a necessidade de ter alguém que acompanhe a sua rotina, que o incentive e cobre suas metas;
  10. gostaria de evoluir nos estudos e conhecer técnicas e metodologias mais eficazes para realizar o sonho de ingressar na carreira pública.

Em quais aspectos a mentoria pode ajudar o concurseiro?

Considerando que a orientação profissional é essencial para a obtenção de bons resultados em processos seletivos mais disputados, o suporte de um mentor pode ser útil em diferentes aspectos.

No geral, a mentoria pode ajudar até mesmo na escolha do tipo de curso preparatório. Muitos concurseiros têm dúvidas nesse sentido, pois há um gama de opções de materiais disponíveis na web. As alternativas variam desde videoaulas abertas ao público, como curso de redação gratuito até lives com resolução de provas anteriores.

Sob essa ótica, elencamos alguns dos principais pontos em que a mentoria para concursos pode transformar, de forma significativa, a performance de um concurseiro. Veja quais são!

Organização da rotina

Em primeiro lugar, vale frisar que estudar para concursos públicos é algo que exige muita organização, dedicação e disciplina. Na verdade, o aluno precisa ficar atento a várias etapas desde o início de seu projeto de preparação. Isso requer habilidades para otimizar o tempo e tornar a rotina mais eficiente.

Por esse motivo, a ajuda da mentoria é de suma relevância, pois essa fase de organização das tarefas diárias exige atenção especial. Mais ainda se houver necessidade de conciliar trabalho e estudo. Logo, a orientação ao mentor ajuda a perceber o quanto a mentoria vale a pena. Observe::

  • dicas para focar nos estudos, mesmo que esteja trabalhando;
  • orientação sobre o espaço adequado da casa para estudar;
  • supervisão do tempo quanto às pausas para descanso;
  • seleção de apostilas específicas e atualizadas;
  • organização das atividades diárias.

Seleção dos conteúdos

A lista de aprovados nos melhores certames é composta por aqueles que, além de se dedicarem aos estudos, também priorizaram organização e planejamento. Nesse contexto, identificar e focar nos assuntos que foram mais cobrados nas últimas provas do concurso de interesse elevam as chances de aprovação.

Somado a isso, quem percebe a necessidade de fazer isso certamente já estará um passo à frente do concorrente. A elaboração de um bom plano de estudos depende de habilidade para dimensionar o conteúdo e filtrar o que é primordial. Porém, esse trabalho requer a ajuda de um mentor com experiência, pois nem sempre é fácil fazer isso sozinho.

Veja, ainda, outras vantagens de estabelecer um planejamento de estudos para concurso eficaz e organizado:

  • favorece a elaboração de estudos personalizados e centrados nos assuntos mais relevantes;
  • evita ser surpreendido pelo edital;
  • possibilita um diagnóstico para verificar seu nível de domínio em cada uma das disciplinas previstas no exame;
  • ajuda a focar naqueles conteúdos que o concurseiro apresenta maior dificuldade;
  • promove o desenvolvimento da autodisciplina, virtude essencial para persistir nos objetivos.

Superação das dificuldades

Devido à carga de responsabilidade que envolve esse desafio, estudar para concursos aumenta os riscos de desgaste físico e mental. Por conta disso, a figura do mentor pode ser um ombro amigo nos momentos de maior dificuldade.

Gostaria de entender melhor esse ponto? Conheça as maneiras em a ajuda de um profissional pode ser útil nessas situações e observe o quanto a mentoria vale a pena:

  • ajuda o estudante a compreender que esse desgaste precisa ser respeitado para não comprometer a qualidade da preparação para o concurso;
  • orienta o mentorado sobre a importância de reconhecer seus próprios limites e replanejar os estudos com base nas dificuldades e habilidades já percebidas;
  • desperta o senso de responsabilidade quanto à importância de relativizar tais quadros e buscar ajuda médica ou psicológica.

Engajamento com os estudos

A maioria dos candidatos não consegue a tão sonhada aprovação na carreira pretendida porque deixam para estudar de véspera. Essa é uma das falhas que mais comprometem o sucesso e, por isso, deve ser evitada por quem almeja passar em concursos públicos. Logo, é preciso mudar isso e manter o engajamento nos estudos.

E você, já analisou como tem sido a sua trajetória? Se reconhece a necessidade de ajuda profissional para conquistar resultados melhores, a mentoria pode ser a solução. Entenda as razões:

  • auxílio para construir um cronograma personalizado e conforme a sua disponibilidade de tempo;
  • ajuda para avaliação periódica do nível de aprendizado e rendimento em cada conteúdo;
  • suporte adequado para vencer o hábito de acumular matéria para não chegar na prova com o “modo desespero” ligado.

Controle da ansiedade

Durante a jornada de estudos muito intensa, a ansiedade pode se manifestar de várias formas. Às vezes, ela surge até mesmo como um sinal de que é preciso modificar a rotina e analisar os pontos que precisam de mais atenção. Alguns estudantes são dominados por um medo que os paralisa e impede de se concentrar em seus objetivos.

Diante disso, vale destacar a relevância de manter a estabilidade emocional e física para obter um desempenho satisfatório nos estudos. Por isso, um mentor com experiência em concursos públicos pode indicar alternativas para a superação desses obstáculos.

Além disso, ele pode ajudar você a:

  • identificar os motivos que causam essa insegurança e medo de fracassar na prova;
  • utilizar técnicas de meditação que promovam o relaxamento para diminuir a ansiedade;
  • descobrir quando o nível de ansiedade sugere a busca de intervenção de um psicólogo.

Preparação adequada para o TAF

Para potencializar as chances de aprovação em concurso público, o treinamento para o teste de aptidão física (TAF) deve ser incluído no cronograma de preparação. Dependendo da carreira, essa é uma das principais eliminatórias nos exames.

Logo, quem objetiva ingressar em áreas que dependem de aptidão física precisa estar atento a esses detalhes. Como já descrito, todas as provas que compõem os processos seletivos exigem a preparação com antecedência. Nesse sentido, o investimento em mentoria vale a pena, pois contribui bastante para o alcance dos objetivos.

Considerando que o treinamento para o TAF deve ser rigoroso e ter a mesma disciplina dos demais conteúdos, veja o que uma mentoria qualificada pode fazer, nesses casos:

  • avaliar o grau de dificuldade de cada etapa do TAF e traçar metas gradativas;
  • definir uma rotina que possibilite a realização dos exercícios com regularidade;
  • identificar, juntamente com o candidato, estratégias personalizadas e favoráveis à superação de eventuais limitações.

Como funciona a mentoria do AlfaCon?

Na prática, nosso programa de mentoria funciona por meio de reuniões periódicas centradas nos objetivos dos mentorados. No entanto, essa frequência é predefinida entre mentor e aluno. Os encontros podem ser individuais ou em grupos, e a periodicidade das sessões — se semanal, quinzenal ou mensal — é estabelecida de acordo com o programa da prova.

Resumidamente, pode-se dizer que a mentoria para concursos funciona, na verdade, como um relacionamento. Aos poucos, o vínculo de confiança entre as partes envolvidas nese processo são construídos. Por estar há tempos nessa área, a Alfacon desenvolveu um sistema de mentoria com caráter próprio, mas moldada à singularidade de cada concurseiro.

Portanto, já alcançamos reconhecimento no mercado porque nosso trabalho é centrado em estratégias com alto potencial de aprovação. Nossa meta é auxiliar os empreendedores a desenvolverem habilidades de autoaprendizagem, de gestão do tempo e, principalmente, capacitá-los à superação de certas dificuldades.

Por que escolher o AlfaCon?

Em linhas gerais, o AlfaCon foi criado com a finalidade de ajudar as pessoas a se prepararem para concursos públicos por meio do ensino à distância (EAD). Devido à grande eficácia dessa metodologia, os resultados superaram a expectativa em diferentes sentidos.

Desde o início de nossas atividades, a qualidade de nossas aulas e dos materiais didáticos têm ajudado nossos alunos a conquistarem a tão sonhada vaga na carreira pública. O grande diferencial que torna nosso portal de serviços educacionais uma referência nacional é o sistema de ensino prático, inovador, atrativo e didático.

O AlfaCon disponibiliza videoaulas com foco em seleção para concursos públicos estaduais e federais. Nossos alunos têm acesso aos materiais de estudo interativos, novidades e notícias sobre novos editais, além de todo o suporte necessário para atingir a aprovação no cargo público que pretende.

Portanto, o resultado de nosso trabalho pode ser sintetizado em números bastantes expressivos. Já alcançamos um alto índice de aprovações: mais de 75 mil em diferentes carreiras e cargos. Diante disso, o AlfaCon precisou expandir para além do online: atualmente, são três sedes para cursos presenciais nos estados de São Paulo e no Paraná.

O que esperar de uma mentoria?

Em linhas gerais, a mentoria para concursos é um serviço que foi pensado, estrategicamente, para ajudar o aluno a resolver todas as questões que o desafiam em todas as etapas de sua jornada. Com o apoio de um mentor, é possível ampliar as oportunidades e chegar mais longe.

Ainda que surjam dificuldades, quando o estudante pode contar com a experiência, conhecimento e habilidades de um mentor de estudos, as metas mais desafiadoras poderão ser alcançadas. Nesse contexto, investir nessa alternativa pode fazer a diferença entre um resultado positivo ou não.

Portanto, um dos maiores benefícios da mentoria para concursos é gerar transformação, inspirar o concurseiro a desenvolver um novo olhar para o futuro e motivá-lo a seguir firme em seu propósito. Nesse sentido, o suporte profissional torna-se essencial para o candidato que necessita, além de otimizar os estudos, desenvolver técnicas de desenvolvimento pessoal.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Redação
Aulas gratuitas | CARREIRA POLICIAL | Como Estudar Para Concurso | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Dicas para Concurso | Materiais Ricos | Professores

Como Montar um Texto Dissertativo sobre Execução Penal

Preparar-se para concursos exige mais do que conhecimento; exige estratégia e técnica. Um dos desafios mais comuns nas provas de concurso é a redação de textos dissertativos, especialmente sobre temas complexos como a execução penal. Neste blog, vou guiar você passo a passo na elaboração de um texto dissertativo sobre execução penal. Vamos lá?

concurso PRF TAF
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Dicas para Concurso | Notícias

Saiba o que é exigido no TAF do concurso da PRF

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma etapa crucial no concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e merece tanta atenção quanto à prova objetiva e discursiva.

Sem a preparação física adequada, os candidatos correm o risco de serem eliminados, mesmo que tenham sido saídos bem nas provas teóricas. Por isso, é essencial que você comece a se preparar para o TAF ao mesmo tempo que para as demais etapas do concurso.