Novos concursos públicos federais agendados para 10 de Abril
Em anúncio, a ministra da gestão e Inovação em Serviço Público informou que as áreas com maior déficit serão as primeiras a receberem concursos.
De forma histórica, os 100 primeiros dias de governo definem muita coisa dentro do mandado de um presidente. Pautam como será sua gestão e geralmente determinam se o mandado será de qualidade.
Esse período é um momento de transição e estratégia onde o governo busca ajustar todas as medidas necessárias para iniciar realmente o governo do país.
Novos concursos públicos em Abril
Com base nisso o pronunciamento da Ministra da Gestão e Inovação em Serviço Público Esther Dweck vem para trazer tranquilidade para as áreas federais com o anúncio de novos concursos públicos para os setores que apresentam grande defasagem de funcionários, como o caso do Banco Central (BACEN), que em Novembro de 2022 já possuía 3.071 cargos vagos.
👉Saiba mais: Concurso Bacen: novo edital previsto
Em entrevista aos veículos da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) Ester disse:
“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”.
A ministra informou que até o final do ano três blocos de novos concursos públicos serão anunciados para contratação de novos profissionais. Inicialmente apenas a Agência Nacional de Mineração (ANM) foi autorizada.
Esse é um período de muita expectativa para os concurseiros, hora de focar muito nos estudos e mais do que nunca ter determinação para garantir a vaga. É uma excelente oportunidade para quem busca melhorar de vida, já que o concurso público oferta uma carreira estável em diversos órgãos.
O concurso público também possui uma esfera ampla que engloba diversas carreiras, sendo um prato cheio para qualquer um, independente da sua vocação.
👉Leia mais: Concursos previstos para 2023: mais de 55 mil vagas serão abertas!
Reajuste salarial para as carreiras federais
Além do anúncio de novos concursos públicos federais, Ester também comentou sobre o reajuste salarial dos servidores federais.
Ela explicou que está tudo em andamento e que o projeto de lei com a alteração depende apenas da aprovação do governo, que ao que tudo indica, pode ocorrer ainda no mês de Abril.
A informação for vinculado em entrevista ao programa A Voz do Brasil:
“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”
Os reajustes são uma boa notícia para os colaboradores que desde 2016 não possuem correção salarial. Para isso, o ministério reabriu a Mesa Nacional de Negociação Permanente, que servirá para organizar a organização das carreiras e seus respectivos salários.
Não perca tempo, comece a estudar agora mesmo e esteja preparado para essa nova leva de concursos, e conte com o AlfaCon para qualquer etapa da sua nova jornada.