Saiba como estudar com as provas anteriores do INSS
Você sabe como foram as provas anteriores do INSS? Não? Então vem comigo que eu te mostro agora!
A prova do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o processo seletivo utilizado para contratar profissionais que irão trabalhar na área de Previdência Social, incluindo cargos como analista, técnico e perito. A prova pode abranger conhecimentos específicos da área previdenciária, bem como conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, dependendo do cargo.
Ela é uma etapa importante no processo de seleção e pode incluir questões de múltipla escolha, redação e, em alguns casos, prova de títulos. A aprovação na prova é fundamental para quem deseja ingressar no INSS e atuar na gestão dos benefícios previdenciários no Brasil.
Utilizar questões de concursos anteriores é uma excelente forma de entender o funcionamento da banca organizadora, o que é cobrado e que linha as questões seguem.
Durante a preparação, já com a área e o concurso escolhidos, vale conhecer um pouco sobre a banca organizadora do INSS. Saber as características de “quem será responsável” pela elaboração do edital, confecção da prova, aplicação e correção. Isso, faz a diferença e acresce uma vantagem significativa àqueles que estão empenhados na busca por uma vaga no serviço público.
Vamos por partes, primeiro você tem que conhecer a banca, no caso das provas do INSS, os dois últimos certames foram organizados e aplicados pela Cebraspe.
O que a Cebraspe cobra
- Conhecimento amplo;
- Grande capacidade de assimilação;
- Capacidade de interpretação e raciocínio.
As questões são compostas por enunciados seguidos de uma ou mais alternativas referentes ao comando da questão. Cada assertiva pode estar Certa ou Errada.
O conteúdo programático do edital normalmente é mais extenso do que aquilo que é cobrado em provas. Por isso, a melhor maneira de “ficar por dentro” desse perfil é resolver questões anteriores, bem como, entender o mecanismo que a Cebraspe utiliza para preparar suas provas.
Por exemplo:
- Língua Portuguesa: há uma incidência significativa de questões sobre funções dos termos “que” e “se” e também, de pontuação.
- Raciocínio Lógico-Matemático: lógica das proposições costuma aparecer bastante, assim como silogismos.
- Informática: prova conceitual que costuma trazer expressões em português para termos que normalmente usamos em inglês, como sítio ao invés de site.
- Direito: as questões variam entre conceitos e interpretações doutrinárias. Também não são raras as análises hipotéticas.
- Ética: a banca cobra aspectos conceituais e textos de Lei, e faz relações com outras leis, como o Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007.
Assim também, é hora de conhecer algumas questões que apareceram nas provas anteriores do INSS:
👉Leia também: Conheça a história do Gabriel, um dos aprovados no INSS
Questões das provas anteriores do INSS
Língua Portuguesa para o INSS
No período “Tanto que, quando seu Joaquim, ao preencher a nota de encomenda, perguntou-me onde seria entregue a estante, tive um momento de hesitação. Mas foi só um momento.”, o emprego de todas as vírgulas deve-se à mesma regra de pontuação.
( ) Certo ( ) Errado
Resposta: As vírgulas no trecho em análise estão isolando orações subordinadas adverbiais temporais, ou seja, são orações intercaladas que indicam tempo. Assim, seguem a mesma regra de pontuação.
GABARITO: CERTO.
Ética no Serviço Público para o INSS
Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal do INSS.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007.
Se, para a infração praticada por Bruno, estiverem previstas as penalidades de advertência ou suspensão, a comissão de ética será competente para, após o regular procedimento, aplicar diretamente a penalidade.
( ) Certo ( ) Errado
Resposta: No âmbito das Comissões de Ética não são cabíveis as sanções de advertência e suspensão, mas somente a pena de censura, nos termos do item XXII do Decreto 1.171/1994.
GABARITO: ERRADO.
Noções de Direito Constitucional para o INSS
A respeito dos direitos fundamentais, julgue o item a seguir.
O direito à vida desdobra-se na obrigação do Estado de garantir à pessoa o direito de continuar viva e de proporcionar-lhe condições de vida digna.
( ) Certo ( ) Errado
Resposta: O direito à vida é um direito fundamental de primeira geração, previsto no art. 5º da Constituição Federal, é um direito que não se limita a apenas estar vivo, mas o Estado tem que proporcionar condições de se ter uma vida com dignidade.
GABARITO: CERTO.
Noções de Direito Administrativo para o INSS
Julgue o próximo item, a respeito dos atos administrativos.
A autoexecutoriedade é atributo restrito aos atos administrativos praticados no exercício do poder de polícia.
( ) Certo ( ) Errado
A autoexecutoriedade é um atributo inerente aos atos administrativos em geral, e não apenas nas manifestações do Poder de Polícia. A autoexecutoriedade confere a prerrogativa de a Administração executar suas próprias decisões.
Resposta: Um exemplo de que a autoexecutoriedade não é restrita ao poder de polícia são os atos decorrentes do poder disciplinar, quando a Administração pune aqueles ligados a ela por um vínculo específico. Tais atos são auto-executórios, ou seja, não exigem prévia anuência do Poder Judiciário.
GABARITO: ERRADO.
Noções de Informática para o INSS
Com relação a informática, julgue o item que se segue.
A infecção de um computador por vírus enviado via correio eletrônico pode se dar quando se abre arquivo infectado que porventura esteja anexado à mensagem eletrônica recebida.
( ) Certo ( ) Errado
Resposta: O vírus é um tipo de Malware (Programa Malicioso) que tem como intuito causar danos ao computador do usuário. O vírus conta com alguma especificidades como por exemplo:
- A necessidade da execução do usuário, ou seja, para que o computador da vítima seja infectado esta precisa executar o arquivo infectado;
- A também a necessidade de um hospedeiro, um programa para onde o vírus possa se alojar.
GABARITO: CERTO.
Raciocínio Lógico-Matemático para o INSS
Julgue o item a seguir, relativo a raciocínio lógico e operações com conjuntos.
Se A, B e C forem conjuntos quaisquer tais que A, B ⊂ C, então (C\A)∩(A⋃B) = C∩B.
( ) Certo ( ) Errado
Resposta: Considere: A =1,2; B = 1,2,3; C = 1,2,3,4
Traduzindo a simbologia: A,B c C – A e B estão em C
(C/A) é o conjunto C menos o conjunto a (C-A) = (1,2,3,4) – (1,2) = (3,4)
(A ⋃ B) – é a união os elementos de A e B = (1,2,3)
(C ^ B) – é a intersecção de B e C, ou seja, comuns aos dois = (1,2,3)
(C/A) ^ (A ⋃ B) = (3,4) ^ (1,2,3) (ou seja, apenas o comum nos dois conjuntos) = (3)
(C/A) ^ (A ⋃ B) = 3 é diferente de (C ^ B) = 1,2,3.
GABARITO: ERRADO.
Agora que você sabe utilizar as provas anteriores do INSS para melhorar o seu estudo é hora de começar a se preparar, e conte com o AlfaCon nessa jornada.