Redação para concursos

Redação para concursos: saiba como corrigir os seus rascunhos

Confira dicas e o passo a passo que podem te ajudar a conseguir nota máxima na redação para concursos.

A escrita é uma habilidade que se desenvolve através da prática. Não é algo que se pode aprender apenas lendo livros ou assistindo a vídeos. Por conta disso, quem pretende prestar concurso precisa estar atento para se sair bem na redação.

A seguir, elencamos algumas dicas que podem ajudar você a se preparar e conseguir alcançar um melhor desempenho nessas avaliações. Então fique atento e tome nota daquilo que mais te interessar!

Por que a redação somente é aprendida com a prática?

Muitas pessoas não sabem como começar a estudar para concursos públicos, mas a verdade é que só existe uma maneira: dar o primeiro passo. Com certeza, você já ouviu aquela frase que diz que a prática leva à perfeição, não é mesmo? E, é, justamente, assim que uma redação se torna ótima.

Escrever é uma habilidade que pode ser aprendida pela sua aplicação prática. É um processo que leva tempo e requer esforço para ser aperfeiçoado e, de fato, melhorado. Talvez você até acredite que o processo de escrita é longo demais ou que às vezes é difícil ver o progresso que você faz.

A chave aqui é levar o seu tempo e avançar no seu ritmo. Não se desencoraje por contratempos e apenas continue praticando. Mais importante ainda: não tenha medo de admitir que precisa de ajuda. Muitas vezes, o feedback de outras pessoas pode ajudar você a reconhecer quais pontos precisa melhorar para trilhar o caminho certo.

De uma maneira ou de outra, você sempre vai sair de uma sessão prática de escrita bem melhor do que entrou nela. Seus erros servirão para deixar você mais atento nas próximas vezes. E os acertos serão uma maneira de exercitar as suas melhores capacidades.

Além disso, nosso cérebro demora um certo tempo para conseguir internalizar algumas informações. É como quando você aprende um novo passo de dança. Por mais que tenha entendido como fazer, pode levar um bom tempo até conseguir executá-lo com precisão.

O mesmo vale para a escrita. É possível que você continue repetindo um equívoco algumas vezes, mesmo após tomar consciência dele, mas isso não significa que você é ruim ou que não vai conseguir aprender. Na verdade, é só um sinal de que precisa praticar um pouco mais.

Como exercitar com rascunhos e fazer a correção?

Quando se trata de estudar e preparar as suas habilidades para serem colocadas à prova em um concurso, todo minuto vale muito. Por isso, é normal que as pessoas não queiram desperdiçá-lo praticando algo que não vão usar no dia da avaliação.

Nesse caso, é importante avaliar duas coisas. A primeira delas é que você deve ler atentamente ao edital do concurso para entender que tipo de redação vai ser exigido, assim será possível determinar um tempo dos seus estudos para focar em exercitá-la. A segunda é que nenhuma redação específica é boa o suficiente se você só treinar um tipo de escrita.

Em geral, o que faz uma redação ser boa é a sua habilidade de combinar diferentes conhecimentos, técnicas e recursos. Ler um texto informal é bacana, mas ele só se torna surpreendente quando consegue ser descontraído e informativo ao mesmo tempo.

Então, de modo geral, podemos dizer que, quanto mais você dominar as suas habilidades de escrita, mais recurso terá na hora de abordar um determinado tema. Dessa forma, é importante focar no tipo de redação que o edital informou, mas usar outros estilos como forma de praticar e expandir horizontes.

Por outro lado, a correção não suporta tanta flexibilidade assim. E, na verdade, é muito comum que quem escreve um texto acabe ficando com a leitura e avaliação “viciadas” nele. Em outras palavras, significa dizer que você trabalhou tão duro em um material que o seu cérebro já está condicionado a ignorar certos deslizes.

Por isso, uma correção imediata, logo após a produção, dificilmente será confiável. O ideal, nesse caso, seria planejar um cronograma em que você escrevesse um texto em um determinado momento e só o revisasse bem depois, após a sua memória ter deixado ele “de lado”.

Por que é interessante que um especialista acompanhe os pontos e a progressão?

Também é bastante importante contar com especialistas no assunto, que façam a revisão dos conteúdos e acompanhem os pontos de progressão. Isso vai dar uma ideia mais aproximada de como está o seu desempenho e, principalmente, o quanto você está melhorando.

Sem isso, é como se você praticasse várias vezes, mas sem saber, de fato, se está indo bem ou não. Então, certifique-se de criar essa espécie de rede de apoio, de modo que você possa recorrer a alguém que faça apontamentos de melhoria em seus textos.

Qual o passo a passo para uma redação nota máxima?

Não existe nenhuma fórmula mágica que vá fazer com que você escreva uma redação nota máxima. No entanto, algumas dicas podem ajudar a aprimorar as suas habilidades e, consequentemente, ter mais facilidade e fluidez na hora de construir os seus argumentos. Vamos dar uma olhada nelas?

1. Estude português para não errar o básico em um concurso público

É importante ter um certo domínio da gramática e conseguir interpretar um texto para conseguir uma boa nota. Isso é relevante do ponto de vista que você deve ser capaz de entender o que um enunciado quer dizer para conseguir desenvolver qualquer argumentação a respeito dele.

Além disso, isso mostra o quanto você está preparado para observar, interpretar e responder a situações cotidianas que podem acabar se apresentando quando você assume um cargo público. Então nada de subestimar a língua portuguesa. Dedique um tempo especial para ela.

2. Decore a teoria, mas domine a prática

Toda teoria é fundamental para proporcionar um bom embasamento. E isso não é diferente na língua portuguesa. Mas, ainda que você conheça todas as regras, é importante dominar a prática, saber como aplicá-las no papel e empregá-las a seu favor.

Estudar, mas não praticar redação é como tentar aprender a dirigir apenas lendo os manuais, sem nunca pegar um carro. Você encontrará muitos desafios pelo caminho, especialmente na hora de organizar as suas ideias.

Então, procure encarar a prática da redação como um treino de corrida que você, possivelmente, faria de três a quatro vezes na semana. Você ficaria cerca de uma hora, uma hora e meia correndo? Então que tal dedicar o mesmo tempo à redação?

3. Pratique a sua caligrafia

Sim, escrever no computador é mais fácil, prático e rápido, mas a verdade é que, ao fazer um concurso público você terá que redigir seu texto à mão. Então é melhor ir treinando as suas habilidades caligráficas para que os avaliadores sejam capazes de entender o que foi escrito.

Muita gente foca na qualidade do que está sendo escrito, esquecendo que é impossível avaliar um texto ilegível. Sendo assim, certifique-se de que a sua letra seja relativamente padronizada e peça para algum desconhecido ler o texto e apontar as partes mais difíceis de entender. Assim, você pode focar em treiná-las, especificamente.

4. Use o rascunho a seu favor

Dependendo do tempo que você tiver disponível para fazer a redação, é interessante elaborar um rascunho ou pelo menos uma espécie de script que faça jus às principais ideias que você quer abordar. Isso vai facilitar a organização dos argumentos, servir como um roteiro e ainda ajudar a perceber erros bobos, repetições de termos e assim por diante.

Como nem sempre há tempo suficiente para isso, não se preocupe. Você ainda tem a opção de apenas distribuir duas ideias em tópicos e avaliar rapidamente se elas fazem sentido de acordo com o que você quer dizer. Depois disso você estará bem mais preparado para escrever.

5. Monitore o seu tempo de escrita

Um dos maiores inimigos de uma boa redação é a sensação de que não há tempo suficiente para desenvolver o conteúdo. Para afastar esse problema e alcançar mais tranquilidade na hora da prova, faça seus treinos sempre cronometrando o seu tempo.

Caso ele esteja muito alto, policie-se para aumentar cada vez mais sua velocidade de escrita. Nessas horas, a prática é uma ótima aliada, já que ela vai tornar você mais habilidoso, ágil e seguro de suas próprias capacidades.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um concurso não é composto apenas de questões objetivas. E, apesar de serem importantes, elas não diminuem o valor de uma redação no peso total da prova. Com isso, na hora de fazer a parte dissertativa, muitos detalhes acabam passando despercebidos, o que, com toda certeza, afeta a nota geral do candidato.

Então, para não cometer esses erros, o melhor é seguir as dicas que você conferiu ao longo de todo este conteúdo. Assim, você poderá se preparar integralmente para a redação e, quem sabe, conquistar notas e colocações ainda melhores em relação aos seus concorrentes.

Quer aprender redação de uma vez por todas? Separamos nosso curso GRATUITO de redação para você dar início à sua preparação!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes