Os erros mais cometidos em redação de concurso

1078

Escrever uma redação sempre foi um bicho de sete cabeças para você? Se sim, está na hora de mudar essa visão. Por isso, reunimos os erros mais cometidos pelos concurseiros para que você aumente suas chances de conquistar uma vaga.

A primeira coisa a se fazer é entender que não deve relativizar a importância de incluir a redação na sua preparação. É que ela é cobrada na maioria das provas de concursos e, por sua vez, tem um peso expressivo na nota final.

Dessa forma, o primeiro passo para desenvolver um bom texto é conhecer quais são os principais erros em redação e evitá-los ao máximo. Assim, você não terá pontos descontados da sua nota e aumentará as chances de ser aprovado no concurso que tanto sonha.

A professora de Língua Portuguesa e Redação do AlfaCon, Rachel Ribeiro, destacou os erros morfossintáticos mais comuns. Então, prepare os post-its para anotar todas as dicas para não cometer esses deslizes nos seus textos.

 

Top 6 dos erros mais cometidos numa redação de concurso

  • O primeiro erro apontado pela professora é o emprego incorreto de pronomes demonstrativos. Por exemplo: este, esta, esse, essa, aquele e aquela;

 

  • Em segundo lugar está o uso do pronome “onde” sem fazer referência à ideia de lugar;

 

  • Em terceiro, o emprego do pronome relativo “cujo” sem estabelecer a ideia de posse;

 

  • Na quarta posição está a utilização da palavra “mesmo” para substituir pronomes pessoais. Por exemplo: o homem foi preso por desvio de dinheiro público. O mesmo está preso em Bangu;

 

  • Em quinto lugar no ranking dos erros mais cometidos é a ausência de preposição antes do pronome relativo quando é obrigatória. Exemplo: A tese (a) que me referi contraria a opinião dos eleitores;

 

  • Por fim, está a ausência de contração da preposição com o artigo que encabeça o sujeito. Exemplo: Apesar (do) aumento do investimento em educação, o índice de analfabetismo é alto.

 

Além desses erros gramaticais, Rachel explica que os candidatos cometem ainda erros de coesão textual, como repetição de palavras e falta de coesão entre os parágrafos e períodos.

“Isso prejudica a clareza das ideias e a progressão textual”, disse a professora.

~ ESTAMOS NO INSTAGRAM! SEGUE LÁ 😘 ~

Outras dicas para construir uma boa redação

Você já deve saber que o processo de produção textual é “árduo”, mas para facilitar o seu desenvolvimento também é essencial, segundo a professora, dominar a norma padrão da Língua Portuguesa e a estrutura de uma redação

Outra dica é ler bastante para ter um bom repertório para a seleção e construção de argumentos consistentes. “Sem conhecimento de mundo, predomina o senso comum e argumentos frágeis”, explica Rachel.

E, para finalizar, a prática é importantíssima! Escrever ao menos uma redação por semana, durante a sua preparação, vai lhe ajudar a dominar a elaboração de um texto e, assim, chegar mais confiante na hora de encarar a redação do concurso e alcançar uma nota excelente. 

Depois dessas dicas, é hora de praticar! Confira os cursos e apostilas totalmente focados em Redação para Concurso que o AlfaCon preparou para você e foco nos estudos! 😘

 

~ GOSTOU DA DICA? VEJA MAIS AQUI! ~