REDAÇÃO DE CONCURSO
| |

Os erros mais cometidos em redação de concurso

Escrever uma redação sempre foi um bicho de sete cabeças para você?

Se a sua resposta para essa pergunta é sim, está na hora de mudar essa visão. Por isso, reunimos os erros mais cometidos pelos concurseiros para que você aumente suas chances de conquistar uma vaga.

A primeira coisa a se fazer é entender que não deve relativizar a importância de incluir a redação na sua preparação. Ela é cobrada na maioria das provas de concursos e, por sua vez, tem um peso expressivo na nota final.

Dessa forma, o primeiro passo para desenvolver um bom texto é conhecer quais são os principais erros em redação e evitá-los ao máximo. Assim, você não terá pontos descontados da sua nota e aumentará as chances de ser aprovado no concurso que tanto sonha.

A ex-professora de Língua Portuguesa e Redação do AlfaCon, Rachel Ribeiro, destacou os erros morfossintáticos mais comuns. Então, prepare os post-its para anotar todas as dicas para não cometer esses deslizes nos seus textos.

Top 6 dos erros mais cometidos numa redação de concurso

  • O primeiro erro, apontado pela professora, é o emprego incorreto de pronomes demonstrativos. Por exemplo: este, esta, esse, essa, aquele e aquela;
  • Em segundo lugar está o uso do pronome “onde” sem fazer referência à ideia de lugar;
  • Em terceiro, o emprego do pronome relativo “cujo” sem estabelecer a ideia de posse;
  • Na quarta posição está a utilização da palavra “mesmo” para substituir pronomes pessoais. Por exemplo: o homem foi preso por desvio de dinheiro público. O mesmo está preso em Bangu;
  • Em quinto lugar, no ranking dos erros mais cometidos, é a ausência de preposição antes do pronome relativo quando é obrigatória. Exemplo: A tese (a) que me referi contraria a opinião dos eleitores;
  • Por fim, está a ausência de contração da preposição com o artigo que encabeça o sujeito. Exemplo: Apesar (do) aumento do investimento em educação, o índice de analfabetismo é alto.

Além desses erros gramaticais, Rachel explica que os candidatos cometem ainda erros de coesão textual, como repetição de palavras e falta de coesão entre os parágrafos e períodos.

“Isso prejudica a clareza das ideias e a progressão textual”, disse a professora.


Outras dicas para construir uma boa redação

Você já deve saber que o processo de produção textual é “árduo”, mas para facilitar o seu desenvolvimento também é essencial, segundo a professora, dominar a norma padrão da Língua Portuguesa e a estrutura de uma redação.

Outra dica é ler bastante para ter um bom repertório para a seleção e construção de argumentos consistentes. “Sem conhecimento de mundo, predomina o senso comum e argumentos frágeis”, explica Rachel.

E, para finalizar, a prática é importantíssima! Escrever ao menos uma redação por semana, durante a sua preparação, vai lhe ajudar a dominar a elaboração de um texto e, assim, chegar mais confiante na hora de encarar a redação do concurso e alcançar uma nota excelente. 

Depois dessas dicas, é hora de praticar e ficar cara a cara com a sua aprovação! Pensando nisso, separamos nosso curso GRATUITO de redação para você dar início à sua mudança de vida!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes