dicas de redação

Confira nossas dicas de redação!

Quer saber como acertar na hora da redação? Então fique ligado nessas dicas!

A redação é um tópico que assusta muitos candidatos, pois no momento da prova a ansiedade e o nervosismo resultam em dificuldade na hora de colocar as ideias no papel.

Escrever corretamente não é uma tarefa fácil, porém é muito importante, principalmente em redações para concursos, já que gramática e pontuação são essenciais para garantir uma boa nota.

Para facilitar a sua produção e te ajudar na hora de escrever a redação, nossas professoras de Redação e Língua Portuguesa, Janaína Arruda e Giancarla Bombonato, separaram três dicas que podem fazer a diferença:

1ª DICA

A primeira dica é sobre os tipos de dissertação. Entre os mais comuns, estão:

  • Dissertação expositiva: são expostos fatos, dados, conceitos, sem que haja posicionamento sobre um assunto.
  • Dissertação argumentativa: é estabelecida uma relação entre fatos e posicionamento; é necessário que haja um ponto de vista a ser defendido.
  • Estudo de caso: há uma situação hipotética que deve ser avaliada com base em uma norma legal (lei, estatuto, regimento, decreto, etc.).
  • Questão teórica: a fundamentação se dá por meio de conceitos, definições, princípios; geralmente a proposta está relacionada um tópico previsto nos conhecimentos específicos.

2ª DICA

A dica de número dois é sobre como desenvolver uma dissertação. Segundo nossas professoras, Janaína e Giancarla, o desenvolvimento é o conteúdo mais importante da dissertação. Nele, será preciso defender a tese e apresentar argumentos condizentes com a proposta. É justamente nesse espaço que a banca deve ser convencida de que o posicionamento do autor é válido e de que as ideias apresentadas são dignas de boa pontuação.

Por ser o trecho mais longo, pode ser dividido em alguns parágrafos; é sempre bom destacar que a dissertação para concursos não pode apresentar um único parágrafo de desenvolvimento, é preciso ter, no mínimo, dois.

Para o desenvolvimento, a quantidade de linhas pode ser maior, pois é nesse trecho que a pontuação, geralmente, é mais considerada. Desse modo, pode-se fazer uso de parágrafos com 6, 7 ou até 8 linhas, dependerá da quantidade de parágrafos.

3ª DICA

A terceira dica que as professoras separaram são sobre apresentação do texto, confira alguns quesitos importantes:

  • Letra – Legibilidade: Escreva sempre com letra legível. Pode ser letra cursiva ou de imprensa, desde seja possível ler o que foi escrito.
  • Respeito às margens: As margens existem para serem respeitadas, portanto não as ultrapasse no momento em que escreve a versão definitiva. Tampouco deixe “buracos” entre as palavras.
  • Indicação de parágrafos: É preciso deixar um espaço antes de iniciar um parágrafo (mais ou menos dois centímetros).
  • Título: Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Em caso de obrigatoriedade do título, procure não pular linha entre o título e o início do texto, porque essa linha em branco não é contada durante a correção.
  • Rasuras: Quando você está escrevendo e, por distração, erra uma palavra, deve passar um traço sobre a palavra e escrevê-la corretamente logo em seguida, sem fazer qualquer tipo de outra marcação. Exemplo: exeção exceção

Gostou das nossas dicas e quer saber mais? O AlfaCon tem o material ideal para você saber como redigir uma ótima redação! Separamos para você nosso curso GRATUITO de redação! Comece, hoje mesmo, os seus estudos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

concursos previstos para 2024
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 107 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 107 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…