Retrospectiva 2020: atualidades para concursos
|

Retrospectiva 2020: atualidades que podem cair nos concursos

Pandemia, racismo, Reforma Administrativa…veja 5 temas que estão em alta em 2020 e podem cair nos concursos públicos

2020 está chegando ao fim e não há dúvidas: esse ano foi extremamente intenso e cheio de acontecimentos importantíssimos para o Brasil e o mundo. Durante esses 12 meses, tivemos desastres naturais, manifestações contra o racismo, uma pandemia, muitas mortes e até corrida por uma vacina. E vários desses episódios que marcaram o ano podem ser cobrados tanto nas questões dos concursos públicos quanto nas redações

Portanto, para você finalizar o ano bem-informado, o professor de Administração Pública e Atualidades do AlfaCon, Luiz Rezende, preparou uma retrospectiva de 2020. Confira abaixo os 5 temas de atualidades que estão em alta neste ano e podem cair nos certames, segundo o professor. 

Já conhece nosso curso GRATUITO de Atualidades Para Concursos? Clique aqui e comece seus estudos!

Questão racial e o movimento “Vidas Negras Importam”

Durante o ano inteiro, a questão racial esteve bastante presente nos noticiários. A morte de um homem negro sufocado por um policial nos EUA, a morte de um brasileiro negro por seguranças particulares dentro de um hipermercado em Porto Alegre e os diversos casos de racismo no futebol são alguns episódios que mostram que esse foi um dos temas mais importantes de 2020. 

Além disso, o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) ganhou manifestações nas ruas e nas redes sociais em vários países, inclusive no Brasil, para cobrar as autoridades que resguardem vidas negras.  

Leia mais: Atualidades: tudo sobre as manifestações contra o racismo

Proposta de Reforma Administrativa

O Governo Federal apresentou em 2020 uma proposta polêmica de Reforma Administrativa. Nessa proposta estão previstas quebra da estabilidade para vários setores do serviço público, mudanças na avaliação de desempenho e progressão funcional e até nas formas de ingresso. Uma nova modalidade de vínculo prevista é a de contrato por tempo indeterminado. 

Caso a Reforma Administrativa seja aprovada conforme a proposição original do governo e todas as contraposições que existem na sociedade, será um dos temas mais relevantes para o próximo período.

Questão de gênero, feminicídio e sexismo 

A morte de uma juíza pelo ex-marido na véspera de Natal reforça um tema que durante 2020 também esteve muito presente na mídia: a questão da mulher na sociedade.

Começando a estudar? Clique aqui e conheça nossos materiais para concurseiros iniciantes! 

Diversos casos de feminicídio aconteceram no ano, e a pandemia e o necessário distanciamento social fizeram com que aumentassem os números de violência doméstica contra a mulher

Isso somado as polêmicas sobre estupro culposo e o vídeo de um juiz relativizando a Lei Maria da Penha, argumentando que toda agressão tem um um motivo, colocaram o tema em evidência e como um dos mais relevantes do ano.

Leia mais: Atualidades em concursos: ataques hackers ao STJ e TSE podem cair na prova

Governo Joe Biden nos EUA

Após um processo eleitoral polêmico, com o presidente Donald Trump questionando o resultado das eleições e tentando a anulação na Justiça, o democrata Joe Biden foi reconhecido oficialmente pelo Colégio Eleitoral como o 46º presidente dos EUA

O tema da presidência dos EUA tem grande importância político-econômica na geopolítica mundial e sempre é um tema importante para os concursos. 

Consequências sociais da covid-19

A pandemia de covid-19 e as consequências sociais, com o aumento da taxa de desemprego, a migração para o home office e a educação a distância serão temas abordados em concursos públicos em 2021. Tanto na relação do mundo do trabalho quanto na relação da educação, o governo federal teve que intervir e propor uma legislação diferenciada. 

Como essa situação ainda não está plenamente resolvida, tudo indica que também entrará no próximo ano e será um tema largamente explorado em provas.

Leia mais: 5 temas de atualidades que podem cair nos concursos

Dica: Retrospectiva de atualidades 2020

Quer ficar por dentro de todos os assuntos de atualidades que rolaram em 2020 e podem cair nos concursos? Hoje, dia 30 de dezembro, às 20h, o professor Rezende fará uma retrospectiva de atualidades de 2020, no canal do YouTube do AlfaCon

O evento é gratuito e contará com material especialmente preparado para você começar o ano sabendo os temas mais importantes para as provas objetivas, discursivas e redação. Não perca! Clique aqui para assistir!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes