Retrospectiva atualidades: saiba o que pode cair na sua prova

A disciplina de ATUALIDADES cai na grande maioria dos concursos públicos. E o nosso professor Thiago Pereira tem dicas sobre possíveis temas que podem cair na sua prova

A disciplina de Atualidades cai na maioria dos concursos e como todas as outras matérias, você precisa se prepara com antecedência. Neste artigo, você verá os últimos acontecimentos do mês de Maio de 2024.

TEMAS QUE PODEM CAIR NO CONCURSO PÚBLICO EM ATUALIDADES

  • Tragédia no Rio Grande do Sul – RS
  • Tensão em Protestos em Universidade dos EUA (USA) – Estados Unidos da América
  • COPA do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
  • Madonna faz Show HIstórico no Rio de Janeiro – RJ
  • Desmatamento na Amazônia
  • UE adota Lei inédita de combate à violência contra mulheres
  • Intolerância Religiosa
  • Putin vai à china em busca de apoio militar e financeiro
  • Casos de Dengue
  • Tempestade solar causa auroras polares expectaculares
  • Ultradireita reúne líderes mundiais em comício na Espanha
  • Morte do Presidente do Irã
  • Exercícios “punitivos” chineses em torno de Taiwan
  • Noruega, Irlanda e Espanha reconhecem estado Palestino
  • Trump é o 1º Ex – Presidente americano condenado criminalmente

Fique atento as notícias de atualidades para concursos públicos e você pode acessar gratuitamente neste curso:

ATUALIDADE SOBRE A TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL


Mais de 450 cidades gaúchas foram afetadas por fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde 29 de abril. Dados da Defesa Civil do estado apontam que foram mais de 2 milhões de pessoas impactadas pela tragédia climática, considerada a pior que o estado já vivenciou na história.
Segundo informações do boletim publicado pela Defesa Civil do RS, até o dia 28 de maio, foram:

  • 469 municípios afetados;
  • 48.789 pessoas em abrigos;
  • 581.638 desalojados;
  • 2.345.400 pessoas afetadas;
  • 806 pessoas feridas;
  • 169 vítimas fatais;
  • 77.712 pessoas resgatadas;
  • 12.521 animais resgatados.

Os deslizamentos e enxurradas causaram uma significativa devastação do meio ambiente, afetando rios, lagos, vales, constas e florestas, importantes para a vida de muitas espécies de animais e plantas, afirma André Ferretti, gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).


Além disso, as consequências no âmbito econômico são inúmeras, uma vez que diversas estradas foram comprometidas, aeroportos, indústrias e comércios. A reconstrução é avaliada em bilhões de reais.
Especialistas apontam descaso por parte do governo gaúcho quanto ao afrouxamento da legislação ambiental que agrava o cenário. Os impactos provocados pelas enchentes, inundações e alagamentos atingiram todas as esferas sociais: economia, meio ambiente, educação, segurança e saúde pública.


As mudanças climáticas provocam uma série de mudanças e o aumento da frequência de eventos climáticos extremos, afirmam cientistas. O Sul do Brasil foi apontada em relatórios científicos como uma região que será muito atingida por esses fenômenos, que envolvem chuvas mais intensas, ciclones e ondas de calor.
A situação que envolve o Rio Grande do Sul mobilizou todos os estados brasileiros, governo federal e sociedade civil em uma rede de solidariedade. Diferentes tipos de pontos de doações foram estabelecidos para ajudar as vítimas da tragédia.

TENSÃO EM PROTESTOS EM UNIVERSIDADES DOS EUA

Mais um fato importante de atualidades é que os manifestantes pró-Palestina e pró-Israel entraram em confronto na Universidade da Califórnia em Los Angeles, a UCLA, na quarta-feira (1º). Na Universidade de Columbia e no City College, mais de 230 pessoas foram presas

A polícia com equipamento anti-motim entrou no Hamilton Hall da Universidade de Columbia e usou granadas de atordoamento ao invadir o prédio, onde manifestantes pró-palestinos haviam se barricado.

Menos de duas horas depois que os policiais entraram no campus da escola em Morningside Heights, a propriedade da Universidade de Columbia foi liberada.

Antes do destacamento, manifestantes pró-palestinos e apoiadores de Israel entraram em confronto na UCLA, de acordo com vários relatos.

Vídeo da KABC, afiliada da CNN, mostra fogos de artifício e objetos sendo arremessados, além de demonstrações de violência física entre os manifestantes.

Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill: Pelo menos 36 manifestantes foram detidos em um acampamento. Policiais foram vistos empurrando fisicamente os manifestantes, que retiraram a bandeira dos EUA no campus e substituíram-na por uma bandeira palestina.

Florida State University: Cinco pessoas, entre elas dois estudantes, foram presas durante uma manifestação na terça-feira, informou a universidade.

Universidade do Texas-Austin: A presença da polícia no campus e as prisões estão “diminuindo” os recursos de aplicação da lei, disse a promotora do condado de Travis, Delia Garza, que pediu que a universidade iniciasse um acordo com os organizadores dos protestos estudantis. Quase 80 pessoas foram presas no campus na segunda-feira (29 de abril) e o escritório de Garza está processando pelo menos 65 casos de invasão criminal, disse a promotora.

Universidade do Sul da Califórnia: A presidente Carol Folt realizou uma segunda reunião com manifestantes no campus, mas nenhum acordo foi alcançado.

Prédios ocupados e segurança: A presidente da Portland State University, Ann Cudd, pediu aos alunos que deixassem voluntariamente a biblioteca que ocupam e disse que a universidade está em contato com a polícia sobre a remoção dos alunos.

Acampamentos liberados: Algumas universidades, como Yale e Brown, liberaram acampamentos de protesto após chegarem a acordos com estudantes.

Manifestantes da Universidade Brown chegaram a um acordo para desmantelar o seu acampamento depois que a universidade concordou em realizar uma votação sobre o desinvestimento de empresas que apoiam Israel.

👉Leia também: Concurso Polícia Federal: saiba tudo sobre!

ATUALIDADES SOBRE ESPORTES: COPA DO MUNDO FEMININA EM 2027 NO BRASIL

A Copa do Mundo Feminina será realizada no Brasil em 2027. O anúncio foi feito durante o Congresso da Fifa realizado na cidade de Bangkok, na Tailândia, no dia 17 de maio.

O Brasil estava disputando contra a candidatura que reunia os países europeus Holanda, Alemanha e Bélgica. Foram 119 votos contra 78.

Na décima edição do principal torneio de futebol feminino do mundo, será a primeira vez que um país da América do Sul sediará o evento esportivo. Serão 32 seleções que disputarão a competição.

MADONNA FAZ SHOW HISTÓRICO NO RIO DE JANEIRO

Apresentação na praia de Copacabana, cujo custo beirou os R$ 60 milhões, faz parte da turnê “Celebration” e reuniu público de 1,6 milhão de pessoas – o maior em 40 anos de carreira da rainha pop. No palco, a cantora revisitou clássicos e eletrizou fãs ao interagir com artistas brasileiros como Pabllo Vittar.

Com o número, a apresentação empata com a Love Parede, de 2008, na Alemanha, e com o festival Monsters of Rock, em 1991, em Moscou, na Rússia, ambas também com 1,6 milhão de pessoas.

Madonna encerrou a Celebration Tour, em que comemora os 40 anos de carreira. A cantora levou para a Praia de Copacabana um espetáculo comparado à Broadway, com teatro e hits.

O show de maior público já registrado é de Rod Stewart de 1994 realizado também em Copacabana. O cantor reuniu 3,5 milhões de pessoas.

Segundo o Guiness, a apresentação de Rod Stewart na Praia de Copacabana, em 1994, teve 4,2 milhões de pessoas. A publicação faz a ressalva: o show foi no Réveillon. Por isso, também havia pessoas que foram apenas para assistir à queima de fogos na praia.

Como ser aprovado no Concurso Público?

Sonha em ser concursado? Não espere o edital sair para começar sua jornada rumo à sua aprovação, cada minuto de estudo faz toda a diferença! Pensando na sua conquista, o AlfaCon está disponibilizando um curso GRATUITO para te ajudar nessa jornada!

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AO NOSSO CURSO GRATUITO

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes