Saiba como conciliar os estudos para PF e PRF
Saiba como é possível conciliar PF e PRF ao mesmo tempo, estudando com dedicação e da forma correta
Estudar não é tarefa fácil, é necessário dedicação e comprometimento, além disso, um material de qualidade é o ponto chave para garantir seus objetivos. Mas com todo esse aparato é possível conciliar PF e PRF ao mesmo tempo?
Sim! É possível por que as carreiras de PF e PRF além de serem semelhantes possuem provas que cobram conteúdos bem parecidos. E pelo fato do conteúdo programático ser semelhante fica facil conciliar as matérias.
Quais matérias PF e PRF tem em comum?
Os concursos para PF e PRF tem em comum as seguintes matérias:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direitos Humanos;
- Legislação Especial.
👉Leia também: Concurso PRF: tudo sobre o cargo de policial rodoviário federal
Podemos incluir nessa jogada a matéria de inglês que tem sido amplamente cobrada na carreira policial.
É claro que ainda temos as específicas de cada uma, que são matérias importantes e que estão presentes em apenas um ou outro curso, são o caso de:
PF
- Estatísticas;
- Contabilidade
PRF
- Legislação de Trânsito;
- Física.
👉Saiba mais: O que estudar para PRF?
Porém, essas duas matérias são extremamente fáceis de conciliar, no vídeo abaixo Evandro Guedes explica como conciliar e montar um plano de estudos para as carreiras.
Conheça a banca examinadora
Outro fator que contribui para um estudo para duas carreiras é a banca organizadora, no caso da PF e PRF a banca é a mesma, a Cebraspe, o que torna o estudo ainda mais direto porque você não precisa se preocupar em formas de avaliação diferentes.
A Cebraspe tem o famoso método de avaliação de certo e errado, onde uma questão errada anula uma questão certa.
👉Saiba mais: Cebraspe: conheça as principais características da banca
Qual é mais fácil de passar PF ou PRF?
Em via de regra se você não estudar corretamente qualquer concurso é impossível de passar, porém, com preparação você melhora suas chances de alcançar seus objetivos.
Claro que devemos levar em consideração a nota de corte do concurso, número de vagas e de candidatos inscritos, porém com um determinação, foco e um estudo dinâmico, conciso e direto se tornar um aprovado é questão de tempo.
Agora que você já sabe que é possível estudar para ambos os concursos, não perca tempo e comece a se preparar agora mesmo junto do AlfaCon que te acompanha do início ao fim desse caminho.