Saiba tudo sobre o último TAF da PRF
| |

Como foi o último TAF da PRF?

Prepare-se para o exame físico conhecendo todos os requisitos cobrados no último TAF da PRF.

O último concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorrido em 2021, despertou um grande interesse entre os concurseiros que desejam seguir uma carreira na área de segurança pública.

O concurso da PRF (2021) contou com 1.500 vagas imediatas para o cargo de Policial Rodoviário Federal. Além das vantagens oferecidas, como auxílio-alimentação, a remuneração inicial de R$ 9.899,88 foi um dos principais atrativos desse concurso.

Vale lembrar que esta remuneração está entre as mais competitivas do país, tornando a carreira dentro da PRF uma das mais bem remuneradas.

Contudo, é importante ressaltar, não é nada fácil alcançar a aprovação nessa carreira! A banca, por meio do Teste de Aptidão Física (TAF), avalia a capacidade física dos candidatos, tornando-o uma etapa crucial do processo seletivo.

Por isso, é fundamental dedicar tempo e esforço para se preparar adequadamente para o TAF. Afinal, o desempenho nessa etapa pode ser determinante para a aprovação final, uma vez que a etapa é eliminatória.

Sobre o último TAF da PRF

Lembrando que o candidato deve ser aprovado na prova discursiva para ser convocado para o TAF.

O último TAF da PRF foi dividido em cinco testes, todos de realização obrigatória independentemente do desempenho dos candidatos em cada um deles:

ÍNDICE (selecione o teste e leia mais)

I- teste de flexão em barra fixa;
IIteste de shuttle run (ir e vir);
IIIteste de impulsão horizontal;
IVteste de flexão abdominal;
Vteste de corrida de 12 minutos.

TESTE DE FLEXÃO EM BARRA FIXA

Através desta tabela abaixo (retirada do edital do concurso PRF 2021) vemos que há um mínimo a ser atingido para que o candidato pontue.

No teste de barra fixa, o candidato do sexo masculino deve fazer no mínimo três flexões para que pontue. Já a candidata do sexo feminino deve fica com tempo igual ou superior a 10 segundos para que pontue.

👉Leia também: Concurso PRF: O que é exigido no TAF

Tabela retirada do edital – Concurso PRF 2021

TESTE DE SHUTTLE RUN (IR E VIR)

Segundo o último edital, o teste de shuttle run terá início com um sinal sonoro e será aplicado em um piso plano, não escorregadio. A distância de 9,14 metros será delimitada por duas linhas paralelas e opostas no solo.

Tabela retirada do edital – Concurso PRF 2021

💡Leia assuntos relacionados:

TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL

No teste de impulsão horizontal, o candidato começará o salto em uma área plana e rígida, e a queda será em uma caixa de areia para amortecer o impacto.

  1. Posição inicial: O candidato deve ficar atrás da linha de partida, que tem 5 cm de largura (esse valor faz parte da medição). Ele deve ficar em pé, parado, com os pés paralelos e sem tocar a linha.
  2. Execução: O candidato deve saltar para frente, movendo os pés ao mesmo tempo.
Tabela retirada do edital – Concurso PRF 2021

👉Leia mais: TAF PF: saiba tudo sobre a etapa

TESTE DE FLEXÃO ABDOMINAL

No teste de flexão abdominal será utilizado um colchonete ou um material de proteção (EVA) para cuidar da coluna.

  1. Posição inicial: O candidato deve deitar de costas, com os braços cruzados sobre o peito e as mãos tocando os ombros opostos (a mão esquerda toca o ombro direito e a mão direita toca o ombro esquerdo). Os joelhos devem estar flexionados em cerca de 90 graus, com as plantas dos pés no chão. Durante o teste, um avaliador auxiliará para garantir que os pés permaneçam em contato com o chão.
  2. Execução: Após o comando “iniciar”, o candidato deve flexionar o tronco até tocar os joelhos na parte superior, no meio da patela. Em seguida, ele deve retornar à posição inicial, de forma que as escápulas encostem no chão, completando uma repetição.

👉Leia mais: Saiba como conciliar os estudos para PF e PRF

Tabela retirada do edital – Concurso PRF 2021

👉Leia mais: TAF feminino: como é o teste para mulheres

TESTE DE CORRIDA DE 12 MINUTOS

O teste de corrida de 12 minutos, como o próprio nome já diz, o/a candidato(a) terá que correr a maior distância que conseguir durante este tempo determinado de 12 minutos. Com começo e fim marcados por um sinal sonoro.

Tabela retirada do edital – Concurso PRF 2021

👉Leia mais: Índices de reprovação no TAF

Veja mais sobre o último TAF da PRF

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes