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Salário inicial de até 9 mil! Saiba tudo sobre TJ RN

Você sonha em mudar de vida? A aprovação no Concurso TJ RN pode te proporcionar isso!

O edital para o Concurso TJ RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte) já foi publicado, a banca organizadora do certame é a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e serão oferecidas 217 vagas, divididas da seguinte maneira: 160 vagas para o cargo de Técnico Judiciário, 32 vagas para Analista Judiciário, 25 vagas para Analista Judiciário – Tecnologia da Informação e 2 vagas para Oficial de Justiça.

As inscrições vão acontecer do dia 06 de março de 2023 a 06 de abril de 2023 e podem ser feitas através deste link.


Quanto ganha um servidor do TJ RN?

A carreira tribunal é uma excelente opção para quem sonha em mudar de vida. Além de uma ótima remuneração, o aprovado no Concurso TJ RN conta com diversos benefícios, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

A remuneração inicial para os cargos é a seguinte:

Para todos os cargos será atribuído, além da remuneração, o valor de R$ 1.700,00 referente aos benefícios.

Como qualquer carreira pública, a carreira tribunal traz consigo um sistema de progressão salarial ligada ao tempo de trabalho. Ou seja, quanto mais anos você estiver no cargo, maior será o salário.


Quem pode se tornar um servidor do TJ RN?

Os requisitos para ingressar nos cargos oferecidos pelo certame são:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • estar em pleno gozo dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • ser considerado apto em todas as etapas do certame;
  • não registrar antecedentes criminais

Lembrando que, para todos os cargos, com exceção do Técnico Judiciário, é necessário ter a formação exigida no edital correspondente às funções a serem desempenhadas.


O que faz um servidor do TJ RN?

Confira na tabela interativa abaixo as funções desempenhadas por cada cargo no TJ RN:

  • atividades supervisionadas, de nível intermediário, exclusivamente no âmbito das secretarias judiciárias ou unidades administrativas;
  • executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional ou previstas em Regulamento;
  • cumprir demais as determinações da chefia imediata.

Administrativa – Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia:

  • administrar os tributos;
  • registrar atos e fatos contábeis;
  • controlar o ativo permanente;
  • gerenciar custos;
  • organizar e executar serviços de contabilidade em geral, escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;
  • perícias judiciais e extrajudiciais;
  • revisão de balanços e de contas em geral;
  • revisão permanente de escritas financeiras;
  • preparar obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados;
  • elaborar demonstrações contábeis;
  • prestar consultoria e informações gerenciais;
  • realizar auditoria interna e externa;
  • atender solicitações de órgãos fiscalizadores;
  • realizar perícia;
  • auxiliar no atendimento de solicitações de órgãos fiscalizadores, preparando a documentação e os relatórios auxiliares;
  • acompanhar os trabalhos de fiscalização;
  • desempenhar tarefas relacionadas às atividades da unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Direito:

  • realizar atividades de natureza técnico-jurídicas e administrativas, dando suporte aos magistrados, incluindo a elaboração de certidões, pareceres, relatórios, pesquisa e análise jurisprudencial, doutrinária e legislativa, além de outras atribuições correlatas e definidas na legislação.

Análise de Sistemas:

  • analisar e estabelecer a utilização de sistemas de processamento automático de dados;
  • projetar sistemas de informações com alto grau de complexidade;
  • coordenar equipes de trabalho no desenvolvimento e manutenção de sistemas de processamento de dados;
  • treinar e assessorar os usuários na implantação e manutenção de novas rotinas de serviços e/ou novos serviços;
  • identificar oportunidades de integração entre sistemas;
  • otimizar programa/rotinas dos sistemas;
  • projetar as alterações dos sistemas de forma a manter a coerência com as rotinas já existentes;
  • participar de grupos de trabalho destinados a definir ou avaliar configuração, obtenção, desenvolvimento ou alteração de softwares e sistemas de aplicação, bem como definir ou avaliar normas e padrões de utilização, segurança e funcionamento de software e hardware;
  • realizar a gestão de contratos de terceirização, podendo coordenar equipes de colaboradores terceirizados;
  • realizar outras atividades correlatas à sua especialidade e relacionadas às atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Análise de Suporte:

  • analisar, projetar, adquirir e coordenar a operação e manutenção dos elementos componentes da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como definir e operacionalizar políticas de utilização e manutenção desta infraestrutura, incluindo Política de Segurança;
  • projetar e implementar arquitetura de armazenamento de dados dos sistemas;
  • levantar atividades, cronogramas, custos e recursos para execução de projetos relacionados à infraestrutura de TIC;
  • especificar e elaborar projetos de aquisição de elementos da infraestrutura de TIC, incluindo hardware, software e serviços;
  • analisar, projetar e coordenar a manutenção de redes de comunicação de dados locais e de longa distância, de redes de armazenamento de dados e seus equipamentos, incluindo cópias de segurança, configuração e manutenção de equipamentos;
  • instalar e manter a comunicação digital, incluindo o acesso à Internet, Intranet, correio eletrônico, comunicação de voz e vídeo, implementando mecanismos que garantam sua correta utilização;
  • apoiar a instalação e monitoramento do uso de sistemas de informação desenvolvidos internamente ou adquiridos de terceiros;
  • instalar, configurar, manter, monitorar a utilização, propor e promover melhorias em instâncias de Sistemas de Gerência de Bancos de Dados (SGBDs);
  • avaliar a correção e adequação de esquemas físicos de dados, executando sua criação sobre instâncias de SGBDs, em conjunto com outros técnicos;
  • definir e operacionalizar políticas de controle de acesso aos dados, a definição de mecanismos de garantia da integridade dos dados, as políticas de recuperação de dados;
  • projetar mecanismos e assegurar a total disponibilidade das instâncias de SGBDs e o desempenho máximo do banco de dados;
  • prover suporte aos analistas de sistemas de forma a garantir o uso eficiente de instâncias de SGBDs;
  • executar atividades de caráter preventivo e corretivo sobre as instâncias de SGBDs, objetivando a disponibilidade em tempo integral dos sistemas;
  • realizar a gestão de contratos de terceirização, podendo coordenar equipes de colaboradores terceirizados;
  • realizar outras atividades correlatas à sua especialidade e relacionadas às atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Psicologia:

  • elaborar laudos técnicos de avaliação pericial, determinados por Magistrados e autoridades administrativas, para formação de perícia processual e funcional;
  • proceder à perícia psicológica em crianças, adolescentes e adultos, avaliando os aspectos psicológicos relativos ao desenvolvimento individual, vida familiar, institucional e comunitária, com a finalidade de fornecer subsídios à autoridade judiciária, por escrito, por meio de relatórios, pareceres e laudos, ou verbalmente, em audiência, qualificando o processo judicial relativo à matéria da infância e juventude, cível e criminal;
  • orientação de adolescentes cumprindo medida de liberdade assistida ou na prestação de serviços à comunidade;
  • participar da fiscalização de unidades de internação e instituições de acolhimento;
  • prestar apoio técnico às autoridades judiciárias, no âmbito de sua competência profissional e na totalidade do trabalho que envolve a metodologia do Depoimento Especial, inclusive, realizando a escuta protegida nas audiências;
  • entrevistar e aplicar testes em candidatos a cargos do Poder Judiciário, objetivando a avaliação de suas condições técnicas de aptidão e personalidade para o desempenho dos cargos;
  • prestar assessoria organizacional, participando da organização do treinamento interpessoal, técnico ou administrativo, assim como do treinamento introdutório dos servidores ingressantes no Poder Judiciário e entrevistas de desligamento;
  • prestar acompanhamento aos servidores no tocante à avaliação de desempenho, ao assessoramento às chefias no manejo da adaptação funcional e à reavaliação do processo seletivo;
  • auxiliar no ajustamento dos funcionários nos cargos e setores de lotação visando maior produtividade, eficiência e bem estar;
  • prestar atendimento breve a pacientes em crise e a seus familiares;
  • manter atualizado o prontuário de cada caso estudado;
  • desenvolver atividades de pesquisa, estudos, planejamento de assuntos e problemas técnicos relacionados com a área psicológica;
  • realizar outras atividades correlatas à sua especialidade e relacionadas às atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Serviço Social:

  • prestar assessoria técnica à jurisdição nas áreas da infância e juventude, família, cível e criminal;
  • elaborar laudos e pareceres em processos administrativos e judiciais;
  • pesquisar, estudar e diagnosticar os problemas sociais nos feitos que necessitem, por determinação da autoridade competente;
  • prestar orientação e/ou acompanhamento ao menor e à família quando necessário;
  • articular recursos sociais que contribuam para solucionar ou minimizar as situações-problemas da infância e da juventude, apenados ou de entidades familiares em litígio;
  • prestar assessoria, por determinação judicial, as instituições que abriguem menores;
  • acompanhar visitas de pais separados às crianças e aos filhos adolescentes, em casos de litígio grave, quando necessário para subsidiar o trabalho técnico profissional na elaboração do laudo social; planejar, executar e avaliar pesquisas e programas relacionados à prática profissional do Serviço Social;
  • supervisionar e manter registros atualizados dos casos investigados;
  • planejar e executar programas de bem-estar social, inclusive orientando e executando trabalhos nos casos de reabilitação profissional;
  • entrevistar servidores ingressantes no Poder Judiciário Estadual, bem como acompanhar a adaptação dos servidores portadores de deficiência;
  • atender aos servidores do Poder Judiciário que se encontrem com dificuldades pessoais, familiares ou funcionais, fazendo o devido acompanhamento;
  • avaliar os servidores para fins de concessão de benefícios sociais e funcionais;
  • participar no desenvolvimento de pesquisas médico-sociais e interpretar, junto ao médico, a situação social do doente e de sua família;
  • prestar apoio técnico às autoridades judiciárias, no âmbito de sua competência profissional e na totalidade do trabalho que envolve a metodologia do Depoimento Especial, inclusive, realizando a escuta protegida nas audiências;
  • realizar outras atividades correlatas à sua especialidade e relacionadas às atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade;
  • realizar atividades de nível superior, compreendendo o apoio psicossocial e educacional, voltados envolvidos em processos existentes junto às Varas de Família, da Infância e da Juventude, Violência Doméstica, Criminal e de Precatórias;
  • realizar atividades da área de assistência social, compreendendo a elaboração, implementação, execução e avaliação de políticas sociais, a elaboração, execução de planos e programas no âmbito de atuação profissional, a prestação de orientação social a indivíduos, grupos e à população;
  • prestar assessoria, elaborar parecer e laudos e realizar estudos socioeconômicos, além de outras atividades correlatas definidas na legislação que regulamenta o exercício profissional.

História ou Museologia:

  • realizar pesquisa e estudos relacionados com documentos e assuntos da História do Poder Judiciário Estadual;
  • estudar e classificar documentos de valor para a história do Poder Judiciário Estadual;
  • prestar informações e responder a consultas sobre assuntos históricos;
  • fazer preleções sobre assuntos históricos ou sobre determinados documentos de interesse do Judiciário;
  • fazer pesquisas em publicações referentes a assuntos da história do Poder Judiciário Estadual;
  • orientar a pesquisa documental, bibliográfica, a elaboração de catálogos de acervo histórico, a reprodução e conservação de fontes históricas, por métodos modernos;
  • organizar exposições sobre fatos, documentos escritos e objetos relacionados à atividade judiciária;
  • realizar outras atividades correlatas à sua especialidade e relacionadas às atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivologia:

  • planejar e organizar serviços de Arquivo;
  • efetuar o planejamento, bem como orientar e acompanhar o desenvolvimento do processo documental e informativo afeto ao Arquivo;
  • planejar, orientar e dirigir as atividades de identificação das espécies documentais;
  • participar no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;
  • efetuar o planejamento e organização do centro de documentação;
  • fazer o planejamento e a organização dos serviços de microfilmagem e digitalização;
  • orientar e dirigir o serviço de microfilmagem e digitalização da documentação arquivada;
  • efetuar a orientação do planejamento da automação de atividades específicas, dentro das normas técnicas aplicadas aos arquivos;
  • orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos a serem arquivados;
  • orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;
  • promover medidas necessárias à conservação dos documentos arquivados;
  • propiciar a consulta dos Arquivos aos interessados;
  • desenvolver estudos, do ponto de vista cultural, em documentos para verificar a importância de arquivamento;
  • emitir pareceres em matéria de sua especialidade;
  • realizar a gestão de contratos de terceirização, podendo coordenar equipes de colaboradores terceirizados;
  • desempenhar tarefas relacionadas às atividades da unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Biblioteconomia:

  • executar trabalhos especializados de Biblioteconomia, tais como receber, registrar, classificar e catalogar o material da Biblioteca (livros, periódicos, folhetos, acórdãos, pesquisas);
  • obter dados de obras bibliográficas;
  • fazer pesquisas em catálogos;
  • ler e examinar livros e periódicos e recomendar sua aquisição;
  • resumir artigos de interesse para os leitores;
  • fazer sugestões sobre catalogação e circulação de livros;
  • auxiliar os leitores na escolha de livros, periódicos, jurisprudência, legislação e na utilização dos serviços oferecidos;
  • registrar a movimentação de livros e periódicos;
  • examinar, no âmbito federal, estadual e municipal, Diários Oficiais, impressos e eletrônicos e organizar legislação, doutrina e jurisprudência;
  • orientar, quando solicitado, a aplicação das regras de normalização bibliográficas;
  • preparar livros e periódicos para encadernação;
  • orientar o serviço de limpeza e conservação de livros;
  • pesquisar e auxiliar na pesquisa de legislação e jurisprudência;
  • desempenhar tarefas relacionadas às atividades da unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Pedagogia:

  • desenvolver atividades de assessoria técnica, pesquisas, estudos, planejamento de assuntos e problemas técnicos relacionados com a área educacional;
  • atender determinações judiciais;
  • participar de audiências/sessões quando solicitado e assessorar a autoridade judiciária em sua área de competência;
  • elaborar relatórios, atas, informações, pareceres técnicos quanto a sua área de atuação;
  • participar de trabalhos em equipe multiprofissional;
  • atuar na área de treinamento, capacitação e desenvolvimento de pessoal;
  • participar da elaboração das ações pedagógicas desenvolvidas na Instituição;
  • realizar outras atividades correlatas à sua especialidade e relacionadas às atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade.

Direito:

  • cumprir mandados judiciais, que pode envolver atividade de risco, tais como citações, intimações, notificações, penhoras, avaliações, arrestos, sequestros, bloqueios, buscas e apreensões, reintegrações, conduções, prisões, afastamentos e outros, desde que previstos nas leis processuais e leis especiais aplicáveis;
  • lavrar certidões e autos das diligências efetuadas;
  • apoiar as rotinas do Tribunal do Júri e das sessões de julgamento do Tribunal de Justiça quando designado;
  • realizar outras atividades desempenhadas pela unidade de lotação;
  • executar demais atribuições equivalentes explicitadas em regulamento, de mesma natureza e grau de complexidade;
  • complementar as diligências negativas em mandados, por meio de análise de processos judiciais e pesquisa em outras fontes de dados a que tenha acesso de modo a possibilitar a localização do destinatário;
  • certificar nos autos as pesquisas realizadas nas bases de dados que resultarem em informações relevantes, podendo redistribuir o mandado para a efetiva realização da diligência, independente de novo despacho, e desde que devidamente cientificado ao Chefe de Secretaria Unificada e Secretaria Judiciária;
  • produzir informações e conhecimentos estratégicos que possam subsidiar as atividades das demais unidades do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte;
  • atuar como agente de inteligência do Poder Judiciário;
  • realizar inspeções judiciais;
  • lavrar autos de constatação;
  • comparecer diariamente ao expediente do foro, na Vara perante a qual servir;
  • solicitar o auxílio de força pública para cumprimento dos atos de ofício, quando necessário, mediante prévia autorização do Juiz;
  • portar por fé, sob as penas da lei, a autenticidade e veracidade aos atos de ofício.

Como vão funcionar as provas do Concurso TJ RN?

Confira na tabela interativa abaixo as disciplinas que serão cobradas para os diferentes cargos TJ RN:

Para os cargos de Nível Médio, Técnico Judiciário, a Prova Objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta.

Além da Prova Objetiva, também vai haver uma Prova Escrita Discursiva – Redação. A redação deverá ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.

Para os cargos de Nível Superior, a Prova Objetiva será composta por 70 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta.

Além da Prova Objetiva, também vai haver uma Prova Escrita Discursiva. A Prova Escrita Discursiva constará de 2 questões discursivas relativas aos Conhecimentos Específicos. Para os cargos de Analista Judiciário – Tecnologia da Informação, será considerado aprovado na Prova Escrita Discursiva o candidato que, obtiver nota igual ou superior a 15 pontos, numa escala de 0 a 30 no total.

Para os cargos de Nível Superior, a Prova Objetiva será composta por 70 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas uma resposta correta.

O quadro abaixo apresenta as disciplinas e o número de questões para os cargos de Analista Judiciário – Apoio Especializado (todas as especialidades):

O quadro abaixo apresenta as disciplinas e o número de questões para os cargos de Analista Judiciário – Área Judiciária – Direito e Oficial de Justiça – Área Judiciária – Direito:

Além da Prova Objetiva, também vai haver uma Prova Escrita Discursiva. A Prova Escrita Discursiva constará de 2 questões discursivas relativas aos Conhecimentos Específicos, adequado às atribuições do cargo/da especialidade. Para os cargos de Analista Judiciário (todas as áreas e todas as especialidades) e Oficial de Justiça – Área Judiciária – Direito, será considerado aprovado na Prova Escrita Discursiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 15 pontos, numa escala de 0 a 30 no total.


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