Guia Completo para o TAF!
Uma das fases mais importantes dos concursos para carreiras policiais e militares é o TAF. Você sabe tudo o que é necessário sobre essa etapa? Confira dicas e saiba como se preparar!
Diversos concursos, especialmente os que envolvem as carreiras policiais e militares, exigem que os candidatos passem por um Teste de Aptidão Física, também conhecido como TAF, para que o candidato possa conquistar a aprovação final.
É muito comum que essa fase do concurso pegue os candidatos desprevenidos. Isso porque, geralmente, as pessoas se dedicam muito aos estudos teóricos e deixam a preparação física de lado.
Por isso, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o TAF. E, ainda, separamos dicas para te ajudar durante a sua preparação para essa etapa.
👉Leia também: Como funciona o concurso público?
O que é o TAF em concursos públicos?
O Teste da Aptidão Física é uma etapa de caráter eliminatório muito importante, pois é responsável por avaliar se o candidato possui a capacidade de atuar na profissão escolhida. E, é composta por diversos exercícios físicos, que são exigidos de acordo com as atividades do cargo e a legalidade.
É importante que os candidatos leiam com atenção o edital do concurso que irá prestar, a fim de saber quais serão os exercícios cobrados no TAF.
👉Leia também: Como foi o último TAF da PRF?
Quais são os exercícios cobrados no TAF?
Por ser uma etapa importantíssima nos concursos públicos, a preparação é indispensável. Esse preparo envolve o conhecimento do que será exigido no teste, de forma a manter seu corpo treinado para essas atividades.
Geralmente, nos concursos para as carreiras policiais são exigidos os seguintes exercícios:
- Flexão de braço;
- Abdominal remador;
- Corrida;
- Impulsão horizontal;
- Natação;
- Barra fixa.
Os exercícios são os mesmos para homens e mulheres, com as devidas variações que são especificadas no edital do certame.
👉Leia também: Mulheres policiais: como é ser uma policial feminina?
O que mais reprova candidatos no TAF?
A maior parte das reprovações no TAF estão relacionadas à falta de treinamento e preparo. Além de dedicar-se ao condicionamento físico, é importante que, todos os concurseiros que serão submetidos ao TAF, também se atentem à execução dos exercícios.
Por demandar mais força e técnica para fazer, a barra acaba sendo a mais temida. Porém, a corrida, que é considerada simples, pode vir a ser o motivo de eliminação se não houver o preparo físico e psicológico correto.
👉Leia também: Como é o TAF na Carreira Militar?
Como treinar para o TAF?
Com o treinamento correto e os cuidados ideais com o seu corpo, o seu condicionamento físico será melhorado a cada dia e a aprovação ficará ainda mais perto. Para conseguir atingir esse objetivo é necessário seguir alguns passos:
- Procure um médico: esse profissional vai poder te auxiliar com indicações de hábitos saudáveis e maneiras de melhorar a sua saúde;
- Selecione um preparador físico: com a ajuda de um preparador você conseguirá treinar melhor, atraindo resultados melhores;
- Alongamento e aquecimento: nunca se esqueça de alongar e aquecer-se antes e depois do treino, assim você evita lesões e desenvolve melhor seu corpo;
- Faça simulações: durante o seu treinamento, faça simulações completas do teste para se preparar ainda mais.
DICA: uma dica é iniciar o treinamento para o TAF junto com os estudos, dessa forma estruturar o treino diário junto aos estudos.
E, para te ajudar na parte teórica da sua preparação, o AlfaCon tem o material ideal para você, focado na sua aprovação! Pensando nisso, separamos um curso GRATUITO para você iniciar os seus estudos!