TAF PM DF

Concurso Polícia Militar DF: descubra como é o TAF

Fique atento às exigências da banca na hora de realizar o TAF da PM DF

Primeiramente, vamos falar sobre o que é o TAF (Teste de Aptidão Física). O TAF é uma das fases de avaliação muito comum em concursos públicos para Carreiras Policiais. A prova busca avaliar o preparo físico dos concurseiros e é de caráter eliminatório.

É a etapa do concurso que vai verificar se o candidato possui a capacidade de atuar no cargo. O teste é composto por diversos exercícios físicos, que são exigidos de acordo com as atividades do cargo e a legalidade. Os exercícios físicos avaliados durante a prova são divulgados no edital do certame.

Como vai funcionar o TAF do concurso PM DF?

O Teste de Aptidão Física da PM DF, de acordo com o edital, será consistido de:

  • Teste de Barra Fixa
  • Flexão Abdominal
  • Corrida de 12 minutos
  • Natação

A prova será realizada em dois dias. No primeiro dia os testes realizados serão: barra fixa, flexão abdominal e corrida. No segundo dia o teste será de natação.

Lembrando que, será considerado APTO no TAF o candidato que atingir a performance mínima em todos os testes.

O que preciso saber sobre cada etapa do TAF para PM DF?

Clique nas colunas da tabela interativa e confira tudo sobre cada um dos testes do TAF PM DF:

Teste Dinâmico em Barra Fixa (para candidatos do sexo masculino): consistirá de flexão e extensão de cotovelos na barra fixa.

  1. Posição Inicial: o candidato posiciona-se sob a barra, à frente do examinador. Ao comando de “em posição”, o candidato empunhará a barra em pronação (dorsos das mãos voltados para o corpo da executante) ou supinação (palmas das mãos voltadas para o corpo da executante), mantendo os braços completamente estendidos, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas e pés sem contato com o solo;
  2. Execução: ao comando de “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até ultrapassar com o queixo a parte superior da barra. Em seguida, voltará à posição inicial pela extensão completa dos braços. O corpo deve permanecer na posição vertical durante o exercício.

Considerações importantes:

  • O corpo deve permanecer na posição vertical durante o exercício
  • É proibido encostar o queixo na barra
  • A largura da pegada deve ser aproximadamente a dos ombros
  • Cada execução começa e termina com os cotovelos totalmente estendidos – somente nesse momento será contada como uma execução completa e correta. A não extensão total dos cotovelos, antes do início de uma nova execução, será considerada um movimento incorreto
  • O avaliador irá contar em voz alta o número de repetições realizadas. Quando o exercício não for executado da maneira correta, o auxiliar de banca repetirá o número do último realizado de maneira correta

A performance mínima a ser atingida é de 8 repetições. O candidato poderá ter uma segunda tentativa, caso não obtiver o desempenho mínimo na primeira tentativa, após um tempo igual ou superior a 5 minutos da realização da primeira tentativa.

Teste Estático de Barra (para candidatas do sexo feminino): o teste estático em barra fixa consistirá de teste estático de barra com cotovelos flexionados.

  1. Posição Inicial: a candidata deverá posicionar-se sob a barra, pisando sobre um ponto de apoio. Ao comando de “em posição”, a candidata, podendo utilizar um ponto de apoio, empunhará a barra em pronação (dorsos das mãos voltados para o corpo da executante) ou supinação (palmas das mãos voltadas para o corpo da executante) e o queixo deverá estar posicionado acima da parte superior da barra, mas sem tocar na barra com o queixo, mantendo os braços completamente flexionados, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas e pés em contato com o ponto de apoio;
  2. Execução: ao comando de iniciar, o ponto de apoio é retirado e a candidata deverá ficar imediatamente com o corpo na posição vertical e com os joelhos estendidos. Nesse momento, será iniciada a cronometragem do tempo de permanência da candidata na posição, devendo ela permanecer sustentada apenas com o esforço de seus membros superiores, com os dois cotovelos completamente flexionados, com o queixo acima da parte superior da barra (mas sem tocar a barra com o queixo) e o corpo na posição vertical (cabeça, tronco e membros inferiores).

Considerações Importantes:

  • O auxiliar de banca informará à candidata quando esta atingir o tempo mínimo
  • Quando o exercício não atender as exigências, o auxiliar de banca travará de imediato o seu cronômetro e registrará o tempo obtido até o momento em que o exercício estava sendo realizado de maneira correta
  • A largura da pegada deve ser aproximadamente a dos ombros
  • Manter o corpo completamente na posição vertical, com exceção nos casos em que o examinador permitir expressamente a flexão de joelhos, para evitar que as candidatas mais altas toquem os pés no solo no momento em que estiverem na posição inicial
  • É proibido estender o pescoço, em vez de ultrapassar o queixo em relação à barra com movimento exclusivo de membros superiores

A performance mínima a ser atingida é de igual a 20 segundos de suspensão, devendo a candidata permanecer na posição até expirar o tempo exigido. A candidata poderá ter uma segunda tentativa, caso não obtiver o desempenho mínimo na primeira tentativa, após um tempo igual ou superior a 5 minutos da realização da primeira tentativa.

Teste de Flexão Abdominal – Tipo Remador (ambos os sexos):

  1. Posição Inicial: o candidato posiciona-se deitado em decúbito dorsal, com o corpo inteiramente estendido, pernas e corpo esticados, pés unidos, braços esticados e paralelos, ao lado da cabeça, com as mãos tocando o solo;
  2. Execução: ao comando de “iniciar”, o(a) candidato(a) flexionará o tronco sobre a pelve, simultaneamente com flexão de pernas, lançando os braços à frente, sempre esticados e paralelos ao solo, de modo que a planta dos pés se apoie totalmente no solo, e a linha dos cotovelos, no mínimo, coincida com a linha dos joelhos. Em seguida, o(a) executante voltará à posição inicial, completando dessa forma uma repetição. Os comandos para iniciar e terminar a prova serão dados por um silvo breve de apito. Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 41 repetições e para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 35 repetições.

Considerações Importantes:

  • Ao final de cada repetição, a cabeça e o dorso das mãos devem encostar-se ao solo
  • O auxiliar de banca irá contar em voz alta o número de repetições realizadas
  • Quando o exercício não atender as exigências, o auxiliar de banca repetirá o número do último realizado de maneira correta
  • Cada execução começa e termina sempre na posição inicial – somente aí será contada como sendo uma execução completa
  • Não sendo permitido repouso ou pausa entre as repetições

Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 41 repetições. Para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 35 repetições. O candidato poderá ter uma segunda tentativa, caso não obtiver o desempenho mínimo na primeira tentativa, após um tempo igual ou superior a 5 minutos da realização da primeira tentativa.

Teste de Corrida de 12 minutos (ambos os sexos): terá a duração de 12 minutos e será realizado em pista de atletismo. O candidato não pode sair da área delimitada da pista de corrida durante o tempo de execução do seu teste. Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 2.600 m percorridos em 12 minutos e para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 2.100 m percorridos em 12 minutos. Não será permitida ao candidato uma segunda tentativa.

Teste de Natação (ambos os sexos): Ao comando “em posição”, o candidato poderá posicionar-se em pé, fora da piscina ou dentro da piscina junto a borda, conforme orientação da banca. Em seguida, sendo emitido um sinal sonoro, o candidato poderá saltar na piscina ou sair da borda e nadar 50 m em nado estilo livre. No caso de piscina de extensão de 25 m, na virada, será permitido ao candidato tocar a borda e impulsionar-se na parede (borda). A chegada dar-se-á quando o candidato tocar, com qualquer parte do corpo, a borda de chegada. Para os homens, a performance a ser atingida é de 50 m percorridos em até 1 minuto e para as mulheres, a performance a ser atingida é de 50 m percorridos em até 1min10s. Não será permitida ao candidato uma segunda tentativa.

Como posso me preparar para o TAF da PM DF?

Para obter um boa performance no TAF é importante que o candidato tenha um bom preparo físico, então não pode deixar o exercício e a preparação para o teste de lado. Agora que você já sabe quais são as etapas do TAF e como ele vai funcionar, comece hoje mesmo a se preparar. Lembre-se também de estudar para a prova objetiva e discursiva e para te ajudar nessa etapa, nós disponibilizamos para você um curso GRATUITO para PM DF.

Comece a estudar com quem já aprovou mais de 250 mil concurseiros!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes