O que faz um bombeiro militar? Saiba mais sobre o cargo
Parte do sistema de segurança pública o bombeiro militar é admirado por muitos, mas você sabe o que faz um bombeiro militar? Saiba tudo nessa matéria!
Uma das carreiras mais sonhadas por muitos concurseiros, o corpo de bombeiros militares compõem o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, pensando nisso o blog do AlfaCon separou algumas informações para você ficar por dentro dessa função.
O que faz o bombeiro militar?
O bombeiro é o profissional responsável por atuação em situações de emergências, como combate a incêndios, desabamentos, afogamentos, explosões, entre outros, e também por ações de prevenção social. Quem escolhe a carreira pode optar por dois caminhos: ser um bombeiro civil ou militar.
👉Leia também: Bombeiros RJ: edital publicado para 800 vagas
Na carreira civil, o bombeiro atua em empresas privadas, como shoppings e eventos. Nesse caso, ele não precisa necessariamente passar por um concurso e sua formação é realizada em cursos específicos. Já na carreira militar, os bombeiros fazem parte da organização militar de cada estado e trabalham para a comunidade. É preciso passar em um concurso público para a Polícia Militar e a preparação na academia da corporação gira em torno de dois anos.
Quais são as exigências para se tornar um bombeiro militar?
Alguns requisitos básicos para ingressar na carreira são os seguintes:
- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão;
- ter concluído o ensino médio ou equivalente;
- estar quite com o serviço militar;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- não ter antecedentes criminais.
Quanto ganha um bombeiro militar?
Os salários para a carreira de bombeiro militar variam entre os estados brasileiros e de acordo com o posto ocupado. Mas, em geral, o salário inicial do profissional gira em torno de R$ 2,7 e, dependendo da posição hierárquica, pode ultrapassar os R$ 15 mil. A progressão na carreira acontece conforme o tempo de serviço e a idade do militar. Além do salário, o bombeiro recebe outros benefícios, como insalubridade e assistência médico-hospitalar e odontológica. É importante lembrar, porém, que isso é variável em cada estado.
👉Leia também: Concurso Bombeiros PI: novo edital pode ser publicado em breve
Como são as provas para bombeiro?
Todos os anos vários concursos para bombeiros são abertos no País. As provas, em geral, possuem três fases: prova de conhecimentos gerais, específicos, redação; testes de aptidão física; e avaliações médicas e psicológicas.
Qual a diferença entre o bombeiro civil e militar?
Bombeiros Civis:
- Atuam em empresas, eventos e locais privados.
- Focam na prevenção e combate a incêndios nesses locais.
- Treinamento varia conforme regulamentações locais e empregador.
- Autoridade limitada ao local de trabalho.
Bombeiros Militares:
- Fazem parte de forças armadas ou unidades de emergência.
- Além de incêndios, lidam com resgates complexos e desastres naturais.
- Treinamento abrangente inclui táticas militares.
- Autorizados a agir em emergências nacionais ou regionais.
Agora que você conhece a função do bombeiro militar é só começar a estudar para garantir a sua tão sonhada vaga, bora lá?!