Tudo que você precisa saber sobre o cargo de bombeiro militar

370

Confira diversas informações sobre uma das carreiras mais admiradas do país

Você sabia que o Corpo de Bombeiros é a instituição em que os brasileiros mais confiam? Segundo o Índice de Confiança Social 2019, do Ibope Inteligência, os bombeiros aparecem no topo do ranking pelo 11º ano seguido e novamente com o patamar mais alto da série histórica, com 88 pontos. Bastante admirado, não é mesmo?    

Além disso, seguir a carreira de bombeiro é o sonho de muitas pessoas. Se for o seu também, nesta matéria você vai encontrar uma série de informações sobre tudo o que precisa saber sobre a profissão, antes de encarar o concurso público. Confira:

Veja todas as opções de cursos que o AlfaCon oferece para o concurso de Bombeiro Militar. Clique aqui e confira!

O que faz o bombeiro militar?

O bombeiro é o profissional responsável por atuação em situações de emergências, como combate a incêndios, desabamentos, afogamentos, explosões, entre outros, e também por ações de prevenção social. Quem escolhe a carreira pode optar por dois caminhos: ser um bombeiro civil ou militar.

Na carreira civil, o bombeiro atua em empresas privadas, como shoppings e eventos. Nesse caso, ele não precisa necessariamente passar por um concurso e sua formação é realizada em cursos específicos. Já na carreira militar, os bombeiros fazem parte da organização militar de cada estado e trabalham para a comunidade. É preciso passar em um concurso público para a Polícia Militar e a preparação deles na academia da corporação gira em torno de dois anos.

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

Quais são as exigências para se tornar um bombeiro militar?

Alguns requisitos básicos para ingressar na carreira são os seguintes:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão;
  • ter concluído o ensino médio ou equivalente;
  • estar quite com o serviço militar;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • não ter antecedentes criminais.

Quanto ganha um bombeiro militar?

Os salários para a carreira de bombeiro militar variam entre os estados brasileiros e de acordo com o posto ocupado. Mas, em geral, o salário inicial do profissional gira em torno de R$ 2,5 e, dependendo da posição hierárquica, pode ultrapassar os R$ 15 mil. A progressão na carreira acontece conforme o tempo de serviço e a idade do militar. Além do salário, o bombeiro recebe outros benefícios, como insalubridade e assistência médico-hospitalar e odontológica. É importante lembrar, porém, que isso é variável em cada estado.

Como são as provas para bombeiro?

Todos os anos vários concursos para bombeiros são abertos no País. As provas, em geral, possuem três fases: prova de conhecimentos gerais, específicos e uma redação; testes de aptidão física; e avaliações médicas e psicológicas.     

| Inscreva-se no canal do AlfaCon e tenha acesso a conteúdos exclusivos! |

Como se preparar para o concurso de bombeiros?

Caso o seu objetivo seja ser aprovado em um concurso de bombeiros, o AlfaCon, curso preparatório que mais aprova no Brasil, tem diversos cursos online e apostilas completas e específicas para quem vai prestar este certame. No link, pesquise por “bombeiro” e conheça todos os cursos e materiais de estudo para ser aprovado no concurso.

 

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |