Dicas de Geografia para o IBGE

137

dicas_geografia_ibge_alfacon

Vocês já conferiram algumas dicas de Língua Portuguesa para o IBGE e também algumas dicas de Matemática para o IBGE. Agora, o professor Gilberto Gueretz, mas conhecido como Giba, preparou algumas dicas de Geografia, uma das importantes disciplinas que serão cobradas na prova do IBGE. Confiram!

A banca da FGV é normalmente bastante exigente, muito contextualizada, portanto, você que está estudando para o concurso do IBGE fique bem atento aos assuntos que aconteceram principalmente em 2015. Um dos temas bem recorrentes em 2015 foram as migrações. Dê uma atenção especial ao tema Demografia, lembrando sempre do Brasil. O contexto é a crise porque passa o país. Nesse sentido é muito importante você se ligar na migração dos haitianos ao Brasil. Outros assuntos também requerem sua atenção. Vamos a algumas dicas:

CARTOGRAFIA

Estude a rosa dos ventos (pontos cardeais, colaterais e subcolaterais). Muita atenção nas diferenças entre latitude (quem indica as latitudes são os paralelos) e longitude (quem indica as longitudes são os meridianos). Saber identificar a diferença entre altitude e altura é outro assunto que merece cuidado. E claro, prestar muita atenção em representações cartográficas, identificando cada tipo de projeção (cilíndrica, cônica e azimutal), assim como fazer adequadamente sua leitura (escalas, legendas e as convenções). Lembre-se: você vai prestar concurso para um cargo que demanda muita leitura matemática e cartografia é muita matemática.

NATUREZA E MEIO AMBIENTE NO BRASIL

As questões ambientais sempre é um assunto cobrado em provas. É bom estudar os aspectos biológicos da vegetação brasileira, assim como entender a relação entre os seis domínios morfoclimáticos, as faixas de transição e as relações socioeconômicas.

ATIVIDADES ECONÔMICAS E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

Nos últimos anos o Brasil tem passado por muitas mudanças, principalmente no aspecto econômico. Daí a importância de entender o agronegócio e suas relações, inclusive os problemas com a questão agrária (movimentos sociais, sem-terra, subsídios, etc.). A dificuldade da indústria brasileira no cenário internacional e a relevância da agroindústria no interior do país, tanto para atender a demanda de mercado interno como para exportação.

ESPAÇO URBANO

Geografia é entender e explicar o espaço. O Brasil é cada vez mais urbano. Problemas como emprego, desemprego, subemprego, exclusão social, moradia, submoradia, ocupação desordenada do espaço urbano entre outros assuntos, é necessário dar muita atenção compreendendo suas diferenças, mas relacionando-as com o contexto econômico. Rede urbana e seus conceitos, assim como o entendimento das Regiões Metropolitanas brasileiras e a hierarquia urbana merecem um tempo de estudo à parte.

FORMAÇÃO TERRITORIAL E DIVISÃO DO BRASIL

Como não é cobrado no seu concurso História é bom dar uma olhada na formação do território do Brasil sob o ponto de vista histórico, assim como entender a divisão oficial do Brasil segundo o IBGE em 5 regiões, além da divisão do país em 3 complexos regionais. Outro ponto básico para quem faz concurso público é entender de cidadania. O Brasil é uma República federativa dividida em 27 unidades de federação, sendo 26 estados e 1 distrito federal. Estude com carinho a divisão político-administrativa do Brasil.

DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Assunto que você precisa dedicar um bom tempo de estudos, pois afinal o IBGE é o órgão que “cuida” dos números em termos de demografia no Brasil. Os fluxos migratórios tanto internos (lembre-se o Brasil é um país continental), quanto externos (vinda de latino-americanos ao Brasil, principalmente de haitianos nos últimos anos), assim como a saída de brasileiros para outros países são ótimos temas para a prova. Observe também quais são as principais áreas de atração populacional no país e estude muito e entenda bem o que está acontecendo com a população brasileira, tanto em números absolutos como relativos e a importância da mulher na atual dinâmica populacional brasileira.

No mais, ótima prova.

Comentários

comentarios