Geografia para ibge

Concurso IBGE: Como estudar Geografia

O professor Ítalo Trigueiro dá algumas dicas sobre como direcionar seu programa na disciplina Geografia

Publicado na manhã de 04 de julho de 2023 o edital o IBGE está com 6.742 vagas para Agente de Pesquisa e Mapeamento e mais 806 vagas para Supervisor de Coleto e Qualidade, os dois cargos no formato temporário. As inscrições para o concurso já estão abertas e estendem-se até o dia 19 de julho de 2023, com valor de R$42,00.

Concurso para Censo Demográfico 

O Concurso IBGE para o Censo Demográfico, que foi suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, está atualmente previsto no PLOA 2023. De acordo com o governo federal, haverá prioridade nos investimentos ao poder executivo, indicado a realização do mapeamento populacional brasileiro. Há uma reserva de R$ 2 bilhões para realização da pesquisa.

Também foi apresentada ao Senado uma Proposta de Emenda Constitucional da senadora Leila Barros (PEC 27/2021) na última terça-feira, 14 de setembro, para votação. Caso seja aprovada, a medida poderá garantir maior regularidade na realização do Concurso IBGE para o Censo Demográfico, adiado desde 2020 por questões orçamentárias.

O documento expressa a intenção de transformar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em entidades permanentes de Estado. Com isso, seria garantido a cada uma dessas instituições a autonomia funcional, técnica, administrativa, financeira, orçamentária e patrimonial.

Com toda essa movimentação, os concurseiros que aguardam a oportunidade de ingresso no IBGE devem começar a estudar para os concursos que devem surgir. Há indícios de que o processo seletivo do IBGE seja retomado no início de dezembro deste ano.

Além disso, o Instituto adiantou que um Termo Aditivo com a banca Cebraspe já está em andamento, e deve ser divulgado oportunamente. O documento estabelecerá um novo prazo de validade do contrato firmado com a empresa.

Como estudar Geografia para o concurso do IBGE

Tudo caminha para que o Cebraspe seja a banca elaboradora das provas dos próximos concursos do IBGE. Dessa maneira, a dica dos especialistas em preparação para concursos públicos é sempre a de procurar conhecer como a organizadora “pensa”.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso IBGE

Além de ficar atento ao edital, é preciso se familiarizar com o tipo de questões, principalmente. O que é possível, apenas, realizando questões de concursos anteriores ou para cargos afins. No caso do concurso para o IBGE, a indicação é procurar concursos que cobrem reflexão crítica dos candidatos, e que tenham interdisciplinaridade.

“As questões, a rigor, para os concursos do IBGE, são extremamente técnicas, com uma grande quantidade de termos e conceitos. Faz-se necessário que o candidato tenha o mínimo de experiência e contato com os conceitos fundamentais da ciência geográfica e, em especial, para a Cartografia”, explicou o professor de Geografia do AlfaCon, Ítalo Trigueiro.

O professor orienta aos concurseiros que estejam retomando seus estudos para o concurso, com base nas últimas notícias, para que fiquem atentos aos seguintes assuntos, que devem ser incluídos tanto para uma base teórica quanto nas questões e simulados:

  • Cartografia
  • Demografia
  • REGIC
  • Espaço Agrário Brasileir
  • Regiões Imediatas e Intermediárias

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso IBGE: CLIQUE AQUI

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes