Gabarito Extraoficial MPU 2018 – Comentários de Administração

Concurso MPU 2018: Gabarito e correção prova de Administração

Olá, alfartanos! A prova do concurso MPU foi realizada neste domingo, dia 21 de outubro de 2018. Nossa equipe de professores reuniram-se para fazer os comentários das provas. Confira, nesta postagem, o Concurso MPU 2018: Gabarito e correção prova de Administração, do nosso professor Luiz Rezende.

>> Acesse o curso gratuito e saiba como estudar forte com o Evandro Guedes!

Comentários de Administração da prova do MPU 2018 – Técnico

ADMINISTRAÇÃO

Questão 77

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: Novas tecnologias aplicadas ao serviço público de fato promovem mais celeridade e desburocratização no serviço público, tornando a questão correta.

 

Questão 78

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Roteiros padrão para orientarem tarefas operacionais é característica da teoria cientifica de Taylor, que entende que a melhor técnica somada ao melhor homem, gera maior lucratividade e remuneração.

 

Questão 79

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: A questão é confusa por não apresentar o modelo administrativo abordado, fato que prejudica a questão, mas considerando o gerencialismo, de fato a visão é globalizada pois é sistêmica, superando a visão analítica cientifica.

 

Questão 80

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: a supremacia do interesse público existe apenas em organizações públicas e não em instituições privadas, que tem o interesse dos sócios ou acionistas como interesse prioritário.

 

Questão 81

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: O princípio constitucional da impessoalidade não permite que o serviço público faça segregação por questões pessoais, como faixa de renda para determinar o atendimento mais ou menos efetivo.

 

Questão 82

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: A competência gerada através do conhecimento cientifico existe nos níveis administrativo e técnico, e sua retenção se dá nestes níveis, além de não ser possível afirmar que é sempre clara a segregação entre retenção e compartilhamento, mesmo sendo etapas distintas.

 

Questão 83

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Competências são geradas através de conhecimentos técnico-científicos, habilidades empíricas e atitudes, não sendo excluída a última do processo de criação e desenvolvimento de competências na organização.

 

Questão 84

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Como a própria Cespe/UnB apresenta como correta em várias questões de provas anteriores, a liderança autocrática é aquela que gera maiores resultados operacionais, e não a democrática.

 

Questão 85

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: A educação corporativa de fato permite o desenvolvimento de novas competências organizacionais, sendo o método majoritariamente adotado nas organizações contemporâneas e adequadas para os desafios atais.

 

Questão 86

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: A motivação e reconhecimento dos funcionários em uma organização de fato cria uma cultura de engajamento daqueles menos engajados e comprometidos com os propósitos organizacionais.

 

Questão 87

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Questão mal formulada sobre analises a priori e a posteriori, pois fala do atendimento virtual para o futuro (tendência), mas de pesquisa realizada nos 10 anos passados (?) e não atuais.

 

Questão 88

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: Na análise SWOT quando existem oportunidades externas e forças internas existe o cenário de desenvolvimento para o fortalecimento da organização.

 

Questão 89

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Questão confusa em sua elaboração, pois ela não deixa claro se a perspectiva interna é a de processos ou aprendizado, pois a lideança é desenvolvida no aprendizado e aplicada para melhoria de processos internos.

 

Questão 90

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO:  A analises dos ambientes externo e interno antecedem a definição de objetivos estratégicos (macrodesafios), pois a matriz SWOT e a criação de cenários representam a base para o planejamento estratégico.

 

Questão 91

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Objetivos estratégicos são definidos no planejamento estratégico, já as metas são estabelecidas no planejamento operacional, e uma não exclui a necessidade da outra, pois sem objetivos estratégicos não são estabelecidas metas na atividade-fim.

 

Questão 92

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: A análise apresentada não é de velocidade e sim uma análise a posteriori quantitativa, pois leva em conta o tempo e a produção.

 

Questão 93

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Na fase de início, em que é apresentado o esboço inicial de um projeto é feito um escopo, que é desenvolvido na fase de planejamento, a questão não é clara sobre este aspecto.

 

Questão 94

Gabarito: ERRADO

COMENTÁRIO: Identificando necessidades de correções, refinamentos na fase de controle e monitoramento, não se RETORNA ao planejamento.

 

Questão 95

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: No processo decisório e na resolução de conflitos, quando as partes tem impressões e opiniões pessoais, elas são geradas pelo contexto social em que estas pessoas estão inseridas.

 

Questão 96

Gabarito: CERTO

COMENTÁRIO: Decisões em que já existe uma situação anterior e que é recorrente, planejada, previsível, se caracteriza como decisões programadas.

 

 

>> Confira a correção ao vivo clicando aqui << 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes