Existem técnicas simples que podem te ajudar a memorizar o conteúdo de maneira efetiva.
E aí, galerinha concurseira! Hoje eu tô aqui pra te passar algumas dicas que vão fazer toda a diferença na sua preparação para concursos. Quem aí tem dificuldade em memorizar o que estudou?
E não tô falando de decoreba, hein? Tem diferença! Quando você memoriza de verdade, é uma lembrança que fica a longo prazo, assim, você acaba aprendendo de fato. A decoreba só funciona a curto prazo, você decora hoje pra fazer a prova amanha. Mas é melhor não arriscar né?!
Por isso, prepara papel e caneta para anotar todas as dicas!
captar as informações de duas maneiras diferentes.
Por isso, você vai ter uma memória visual, da leitura que fez e a memória auditiva, porque enquanto você lia, você também se ouvia. Você vai perceber que ao ouvir o que você está lendo, seu cérebro vai
2. Ensine o que você aprendeu
Chama aquele amigo que também vai prestar concurso e combinem um dia de estudos. Um pode ensinar ao outro. Experimente esta técnica e vai ver que é uma das melhores maneiras de testar seu conhecimento e te fazer lembrar do assunto.
E se não tiver ninguém para te ajudar, tente fazer sozinho. Faça de conta que precisa passar o conteúdo para algumas pessoas e aproveite para praticar e verbalizar o que você sabe 😉
3. Crie mapas mentais
Desenhar mapas mentais vai te ajudar a visualizar as informações que seriam difíceis de escrever, ou seja, seriam facilmente esquecidas. Lembra do que falei antes?
Vendo a informação de maneira mais clara, como num desenho, você cria uma memória visual. Ela fica guardada em sua mente, e durante um exame essa informação pode ser engatilhada 🧐
Aqui no AlfaCon os alunos priorizam cada segundo de estudo. Mas sabemos da importância que tem reservar um momento para descansar.
Portanto, entre uma matéria e outra, um tópico e outro do edital, pare um pouco; levante; faça um lanche; pode até dar aquela olhada rápida no “zap” e depois retorne para outra matéria ou assunto. É importante diversificar para não se tornar desgastante.
5. Faça uma caminhada antes da prova
Um estudo feito pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos na Universidade dos Estados Unidos, produzido pelo Dr. Charles Hillman, descobriu que uma série de funções cognitivas são positivamente influenciadas pela atividade física regular, entre 150 e 300 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana.
Essas funções são benéficas em diversos aspectos para a saúde cerebral, dentre eles, a memória, velocidade de processamento de informações, atenção e desempenho acadêmico também se beneficiam da atividade física.
Pois bem, se você não faz exercícios já viu que pra aumentar suas chances de conquistar uma vaga é preciso mudar os hábitos. E uma corridinha diária não matar ninguém, não é mesmo?
Espero que essas dicas de memorização ajudem nos seus estudos, mas pra saber, é preciso por em prática. #Partiu? Experimente e depois conta pra gente o que achou! 😘