redação em concursos

7 dicas para você ir bem na prova de redação em concursos!

O Blog do AlfaCon preparou 7 dicas para você ir bem na redação em concursos. Confira todas elas:

A preparação para concursos públicos não é nada simples, é preciso dedicação, disciplina e bons materiais de estudo. Mas, acima de tudo, é muito importante estar preparado para todas as fases do processo seletivo, sendo a redação uma das mais importantes em concursos.

A grande questão para boa parte dos concurseiros é o fato de não saberem como começar ou desenvolver suas habilidades na redação, já que é uma etapa que depende muito dos conhecimentos teóricos juntamente com capacidades práticas.  E, é por isso que juntamos as 7 melhores dicas de redação para concursos.

1. Domine a Língua Portuguesa

Um dos segredos para entender melhor a nossa língua materna, conhecida por ser bastante complicada, é ler sobre os mais variados assuntos. Estudar a teoria é importante, mas de nada adianta se você não souber como ela é aplicada dentro dos textos. 

Além disso, ao entender melhor a Língua Portuguesa, você consegue escrever redações para concursos com mais coerência e coesão.

2. Seja objetivo

Mesmo que seu texto esteja ótimo e sua gramática em dia, você não alcançará uma boa nota se fugir do tema ou não discutí-lo de maneira objetiva. Por isso, é muito importante interpretar com cuidado as propostas e escrever somente sobre o que foi pedido. 

Fugir do tema ou fazer a famosa “encheção de linguiça” só vai atrapalhar a sua redação.

3. Tenha repertório

Ao estudar os conteúdos cobrados na prova, você já está se munindo com uma variedade de assuntos e possíveis argumentos. Mas, é necessário que você saiba organizar esses tópicos na redação para concursos. 

Faça e refaça seus textos ao longo do seu processo de preparação, assim você descobre como desenvolver melhor sua escrita e também aprende a desenvolver diferentes temas. 

4. Treine sua escrita à mão

Para se dar bem em redações para concursos é muito importante que os avaliadores consigam ler a sua letra. Parece brincadeira, mas não é! Sua caligrafia deve ser ao menos legível, já que precisará ser lida e compreendida por especialistas. Então, se você está acostumado a escrever somente pelo teclado de um celular ou computador, essa é a hora de treinar redações à mão e melhorar sua letra.

5. Faça simulações 

Assim como é necessário que sua caligrafia seja legível, é muito importante que você saiba desenvolver a redação para concursos no tempo estipulado pela banca avaliadora. Por isso, simule situações em que precise escrever um rascunho e a versão final no tempo previsto. E, dessa forma, caso você ultrapasse o tempo ou não consiga concluir sua redação, ainda haverá tempo para se preparar melhor.

6. Faça sua redação primeiro

Essa dica é para quem não sabe por onde começar em uma prova de concurso público: comece pela redação. Ao escrever o rascunho do seu texto primeiro e só depois passá-lo a limpo, você consegue perceber melhor as falhas presentes na sua redação, aumentando as chances de entregar um texto ainda melhor.

7. Venha para o AlfaCon!

Se você continua inseguro com a redação, não perca tempo. Aqui no AlfaCon Concursos Públicos temos os melhores professores e cursos de redação para te preparar para essa etapa tão decisiva das provas. 

Pensando nisso, separamos nosso curso GRATUITO de redação, é só clicar e aproveitar:

ESTUDE COM QUEM JÁ APROVOU MAIS DE 250 MIL ALUNOS!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes