Concurso PF: veja exemplo de redação nota máxima

40648

Confira também a correção comentada da redação no concurso PF e dicas para construir um texto conforme as exigências da banca Cebraspe (antiga Cespe)

No concurso da Polícia Federal 2018, organizado pela banca Cebraspe (Cespe), o ex-alfartano Luan de Oliveira conseguiu realizar o que muitos concurseiros sonham: ser aprovado no cargo de Agente e, ainda, atingir a nota máxima na redação. Que sucesso, não é mesmo?

Luan foi aluno por três anos na plataforma online do AlfaCon e um ano no presencial em Cascavel. Esforçado, ele seguia um cronograma intenso durante a sua preparação: estudava de manhã pela plataforma online e na parte da tarde fazia simulados e a redação.

Na prova discursiva da PF, a proposta era redigir um texto dissertativo sobre “O papel da Polícia Federal no aprimoramento da democracia brasileira”. No link, veja a proposta da prova discursiva da PF 2018 para o cargo de Agente.

Se você está focado nesse certame, já deve saber que a redação também é uma parte importantíssima e pode render muitos pontinhos na nota final. Por isso, para lhe ajudar a entender como construir uma redação nota máxima, veja abaixo o texto do Luan com a correção comentada da professora de Língua Portuguesa e Redação do AlfaCon, Rachel Ribeiro. Além da professora explicar o que tem de especial na redação, ela traz algumas dicas valiosas.

Redação nota máxima PF – Luan de Oliveira

“A Polícia Federal é um importante órgão que tem contribuído para o aprimoramento da democracia brasileira através de operações investigativas e serviços prestados à população. Diante disso, é necessário discorrer sobre o papel constitucional e social dessa instituição, citar contribuições relevantes realizadas por ela para manutenção do Estado Democrático de Direito e apresentar sugestões de implementação de ações ou projetos que possam contribuir futuramente para o aprimoramento da democracia brasileira. 

Primeiramente, é importante destacar o papel constitucional e social da PF, relacionando-o com os direitos humanos. De acordo com a Constituição Federal (CF), compete a esse órgão investigar delitos contra a ordem política e social e apurar crimes contra bens, serviços e interesses da União. Desse modo, a PF tem contribuído socialmente para a garantia e a manutenção de direitos fundamentais previstos constitucionalmente, como, por exemplo, a vida, a segurança (jurídica e pública), a liberdade, a cidadania e a democracia.

Posteriormente, é imprescindível citar algumas contribuições relevantes (especialmente relacionadas aos direitos humanos) da PF para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Através de operações realizadas pela referida instituição, como a Lava-Jato, foram disponibilizadas à população informações importantes como a situação política no Brasil. Essas informações são necessárias para tomadas de decisões relativas ao processo eleitoral, um dos principais meios de exercício da democracia. Além disso, a PF atua na regularização de documentação de pessoas, como no caso dos imigrantes venezuelanos em Roraima, o que proporciona o gozo dos direitos garantidos na CF e a participação ativa na democracia brasileira.

Por fim, é necessário apresentar algumas sugestões de implementação de ações ou projetos que possam contribuir futuramente para o aprimoramento da democracia brasileira. Uma dessas ações poderia ser a disponibilização de serviços de regularização de documentação na internet, o que agilizaria o processo relativo a esse serviço. Além disso, poderiam ser lançadas campanhas para saber o nível de satisfação com a instituição e recebimento de sugestões de melhoria, o que proporciona a participação efetiva da população. Ainda, seria interessante o investimento em tecnologia e desenvolvimento de softwares que agilizem o trabalho da instituição nos diferentes serviços prestados. Isso tornaria mais céleres os procedimentos e proporcionaria mais eficiência, o que reduziria, também, os gastos públicos e contribuiria para a democracia.” 

Correção comentada e dicas

Correção comentada da redação da PF do Luan de Oliveira, que tirou nota máxima no texto. (Clique para ampliar)

Boa sorte, concurseiro!

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |