Concurso STJ: processo de escolha da banca em andamento!
O Concurso STJ (Superior Tribunal de Justiça) já conta com comissão formada para novo edital e deve ter banca definida até fevereiro!
Segundo informações, o processo de escolha da banca organizadora do Concurso STJ (Supremo Tribunal de Justiça) encontra-se na fase final! De acordo com a administração do órgão, a banca deverá ser definida até fevereiro de 2024.
O certame já está com a comissão – responsável pelo estudo, coordenação e acompanhamento para novo concurso – formada! Os servidores responsáveis dessa comissão foram designados através de Portaria assinada pela presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, e disponibilizada no site oficial do órgão.
A quantidade de vagas e os cargos que serão ofertados não foram divulgados, mas existia uma previsão de que o certame ofertará os seguintes cargos:
AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES:
- Agente de Telecomunicações Policial
ANALISTA JUDICIÁRIO:
- Analista Judiciário – Área Administrativa
- Analista Judiciário – Área Administrativa – Segurança
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Análise de Sistemas de Informação
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Biblioteconomia
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Comunicação Social
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Medicina
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Odontologia
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Psicologia
- Analista judiciário – Área de Apoio Especializado – Taquigrafia
- Analista Judiciário – Área Judiciária
- Analista Judiciário – Área Judiciária – Oficial de Justiça Avaliador Federal
TÉCNICO JUDICIÁRIO:
- Técnico Judiciário – Área Administrativo
- Técnico Judiciário – Área Administrativo – Segurança
- Técnico Judiciário – Área de Apoio Especializado – Desenvolvimento de Sistemas
- Técnico Judiciário – Área de Apoio Especializado – Enfermagem
- Técnico Judiciário – Área de Apoio Especializado – Saúde Bucal
- Técnico Judiciário – Área de Apoio Especializado – Suporte Técnicos
- Técnico Judiciário – Área de Apoio Especializado – Taquigrafia
Concurso STJ : saiba como foi a última seleção
O último Concurso STJ ocorreu em 2018 e teve o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) como banca organizadora. O certame visou o preenchimento de 05 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, com exigência de nível médio e superior, respectivamente. O concurso contou com 66.608 inscritos.
As remunerações iniciais oferecidas foram de R$ 6.708,53 para o cargo de Técnico e R$ 11.006,82 para Analista, além de benefícios.
Confira as vagas que foram ofertadas no último Concurso STJ:
Fases do Concurso STJ
O certame foi constituído das seguintes fases:
- provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe.
PROVAS OBJETIVAS
As provas objetivas foram compostas de 120 questões, no formato CERTO/ERRADO, sendo divididas da seguinte maneira:
- 40 questões de conhecimentos básicos;
- 80 questões de conhecimentos específicos.
PROVA DISCURSIVA
A prova discursiva para nível superior contou com uma dissertação, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo. Enquanto que, para nível médio foi composta de uma redação, com até 30 linhas, sobre atualidades.
Quer saber mais? Clique aqui e confira o edital na íntegra!
Saiba mais sobre os cargos mais procurados:
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA DE ATIVIDADE: ADMINISTRATIVA
- REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
- DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades de nível superior desenvolvendo as funções de planejamento, execução e controle relacionadas à administração de gestão de pessoas, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, ao desenvolvimento organizacional, licitações, contratos, auditoria, dentre outras.
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA DE ATIVIDADE: JUDICIÁRIA
- REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
- DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades de nível superior relacionadas ao recebimento, análise e processamento de petições e feitos, à verificação de prazos processuais, à juntada de petições aos autos, à análise, classificação, cálculo, atualização e contabilização de valores, à preparação de proposta orçamentária de precatórios, à análise, indexação e pesquisa de jurisprudência, bem como à realização de estudos e elaboração de minutas de relatório, entre outras.
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA DE ATIVIDADE: JUDICIÁRIA – ESPECIALIDADE: OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL
- REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
- DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realizar atividades de nível superior relacionadas ao cumprimento de mandados de citação, notificação e intimação, bem como à execução de medidas preventivas e assecuratórias e demais ordens judiciais expedidas pelas autoridades competentes, entre outras.
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA DE ATIVIDADE: ADMINISTRATIVA
- REQUISITO: certificado de conclusão de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
- DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar tarefas de apoio à atividade judiciária e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais, relacionadas às funções de gestão de pessoas, material e patrimônio, licitações e contratos, orçamento e finanças, auditoria, segurança e transporte, entre outras.
Comece hoje mesmo a sua preparação rumo à sua mudança de vida! Não espere o edital sair para começar os seus estudos! Pensando nisso, o AlfaCon separou cursos GRATUITOS para os cargos do Concurso STJ!