banca de concursos

O que é banca de concursos?

Estar preparado para uma prova vai muito além de ter os conteúdos na ponta da língua e estar pronto para os testes físicos. Para conseguir a aprovação e se dar bem durante as fases de um concurso também é muito importante conhecer a banca do concurso, responsáveis por organizar e examinar os processos seletivos. 

Como funcionam as bancas de concurso?

A banca de concurso nada mais é que uma empresa privada responsável por cada fase do processo seletivo, sendo elas: 

  • A criação do edital;
  • Realização das inscrições; 
  • Recebimento dos pagamentos; 
  • Contratação dos locais de prova e fiscais; 
  • Preparação dos locais de prova;
  • Aplicação das provas;
  • Correção das provas; 
  • Análise de desempenho em provas práticas; 
  • Análise de recursos. 

Como mostrado, as bancas estão envolvidas em tudo o que diz respeito aos concursos e, por isso, é muito necessário que os concurseiros estejam por dentro da forma de atuação de cada banca. 

Como analisar uma banca de concurso?

Para conhecer a banca de concurso responsável pelo processo seletivo em que você está inscrito é preciso primeiro saber mais sobre a empresa.

A partir do histórico da organizadora, você saberá as técnicas, formatos e exigências das questões que serão cobradas nas provas, seja objetiva, subjetiva ou oral. 

Além disso, outros pontos cruciais para procurar quando estiver pesquisando sobre uma banca de concurso público são: como as questões são estruturadas, a extensão dos enunciados, quais matérias precisam de mais dedicação e como são calculadas as pontuações. 

Quais são as principais bancas de concurso?

Entre as bancas de concurso público existem as empresas com critérios de avaliação mais difíceis e as mais fáceis. Veja algumas delas: 

  • Cebraspe 

Considerada uma das mais difíceis, com os métodos de avaliação mais rígidos, a Cebraspe, também conhecida como Cespe, costuma aplicar o método de verdadeiro ou falso. A maior dificuldade envolvendo esse formato é justamente o fato de que, de acordo com as regras da banca, ao errar uma questão, você anula uma certa

  • Fundação Carlos Chagas 

Com questões de nível médio a difícil, as provas apresentam perguntas simples e também casos práticos e complexos. Além disso, nas bancas da Fundação Carlos Chagas, é importante ficar atento aos conteúdos apontados no edital, já que todos são cobrados na prova. 

  • Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Uma das principais bancas de concurso do Brasil, a FGV costuma aplicar provas bastante dinâmicas, com questões multidisciplinares. Por isso, os concursos desta banca são considerados muito difíceis, já que exigem muita concentração e interpretação de texto. 

  • Quadrix

Diferente das outras bancas, essa costuma aplicar provas mais simples. Mas, os enunciados são longos e, por isso, os concurseiros precisam se preparar para questões cansativas

Toda essa preparação é muito útil para se dar bem nos concursos públicos, mas não é suficiente. Para conseguir a aprovação desejada é fundamental ter uma rotina de estudos e acesso aos melhores e mais completos conteúdos.

Nesse ponto, o AlfaCon Concursos Públicos é a melhor opção para atingir suas metas. Aqui, nossos professores conhecem os editais como ninguém, afinal, muitos deles são, inclusive, aprovados em concursos. Juntos, eles acumulam mais de 50 aprovações em diferentes áreas.

Quer estudar com quem sabe exatamente do que você precisa para conquistar a aprovação?

Clique aqui e comece agora mesmo de forma GRATUITA.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes