Como estudar atualidades para concurso? Confira dicas práticas

Estar por dentro dos assuntos do momento é a melhor forma de se manter atualizado, saiba como fazer isso de forma eficaz e simples.

Questões envolvendo atualidades estão presentes nas principais provas de concursos do país. Estudar atualidades para concurso ajuda a preparar o candidato para responder perguntas envolvendo fatos que estejam ocorrendo no país e no mundo.

É interessante destacar que o tema “atualidades” ajuda a criar um repertório de informações que vão ajudá-lo a manter conversas em rodas de bate papo, seja entre amigos, familiares ou colegas de estudo.

Por isso, estar atento ao que acontece no país e no mundo contribui para que você seja um cidadão mais informado e preparado para as provas do concurso público.

Independente do concurso escolhido, se fiscal, jurídico ou bancário, o candidato que conhece temas da atualidade se destaca de seus concorrentes. Portanto, é essencial contemplar esta modalidade no seu planejamento de estudos. A seguir, veja algumas dicas de como você pode começar a estudar!

Qual é a importância de estudar atualidades para concursos?

Se você está começando a estudar para concursos públicos, precisa estar atento aos conteúdos que serão cobrados na sua prova. O tema “atualidades” é considerado um assunto básico em qualquer prova de concurso público.

O candidato deve demonstrar que tem uma visão geral sobre o que está acontecendo no mundo e os fatores e causas relacionados àqueles acontecimentos. Ou seja, não basta apenas conhecer a notícia, você precisa entender as motivações para o desenrolar daqueles fatos.

Quem domina o tema de atualidades para concurso tem maior capacidade de argumentação, consciência política e social. Saber o que acontece ao seu redor é uma maneira de exercer a sua cidadania, talvez essa seja uma das principais razões pela qual várias bancas de concursos testam o seu conhecimento nesse sentido.

O consumo sobre informações relevantes a respeito do Brasil e do mundo mantém você atualizado sobre os fatos da atualidade. Uma dica importante antes de começar a se inteirar a respeito do tema é o critério utilizado para consumo dessas informações.

Tenha muito cuidado ao ler e consumir notícias, se a tecnologia facilitou o nosso acesso a informação, ela também promoveu o aumento das famosas “fake news”. Muitas informações falsas sobre atualidades circulam em redes sociais e até em veículos de imprensa.

Para evitar cair em fake news, você deve buscar mais de uma referência sobre um mesmo assunto. Consulte três ou quatro portais diferentes de informação, faça uma leitura crítica das notícias e tente entender o contexto da notícia e o que está por trás dos fatos.

Como ficar por dentro das atualidades para poder estudar?

Agora vamos falar sobre como ficar por dentro das atualidades? A dica para quem está estudando para concurso público é: esteja munido de diferentes fontes de informação. Não fique restrito a um canal de televisão ou apenas a um portal de notícias da internet. Quanto mais fontes você buscar, mais amplo será o seu repertório.

A seguir, listamos algumas ações que você pode colocar em prática no seu dia a dia e que vão ajudar a te manter informado sobre atualidades para concurso.

#1 – Use aplicativos agregadores de noticias

A internet é cheia de informação e não é facil nem intuitivo acompanhar dezenas de sites de noticias, por isso para facilitar, existe aplicativos gratuitos que juntos todas as informações relevantes para você em um só lugar, é o caso do Feedly e do Google Noticias. Com esse dois sites você consegue se manter antenado nas principais noticias do momento de forma simplificada.

Você pode acessar os sites clicando nos links abaixo. A configuração deles é simples e descomplicada, sendo facilmente entendida por qualquer pessoa.

#2 – Acompanhe os principais noticiários na televisão

Os veículos da imprensa compartilham, diariamente, os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Foque em acompanhar noticiários que tragam informações a nível nacional. Os jornais locais, da sua cidade e estado, estão direcionados a notícias da região, que não são tão relevantes para os estudos.

Quando você estuda atualidades para concurso, os principais temas abordados são a nível nacional. Dessa forma, escolha dois ou três canais diferentes e acompanhe as principais notícias compartilhadas por eles.

Caso você tenha dificuldade de acompanhar os noticiários nos horários em que eles são transmitidos, uma dica é verificar se a transmissão ficou gravada ou está disponível em plataformas como o YouTube.

#3 – Ouça podcasts

Outra opção interessante são os podcasts sobre notícias. O mais bacana desse formato é que você consegue ouvir enquanto faz atividades domésticas, toma banho ou durante o deslocamento no trânsito.

#4 – Fique de olho nos portais de notícias na internet

Você passa bastante tempo no computador ou smartphone e tem condições de conferir portais de notícias na internet? Então essa pode ser uma boa opção para estudar atualidades para concurso.

Lembre de escolher diferentes portais, com pontos de vista e opiniões distintos, isso vai ampliar o seu repertório e ajudar a desenvolver a sua habilidade crítica.

#5 – Confira notícias na mídia impressa

Há quem diga que a mídia impressa não é mais tão relevante. De fato, a internet ganhou muito espaço que antes era ocupado pelos jornais e revistas. Mas isso não significa que você deve abrir mão das notícias compartilhadas no meio impresso.

Leia jornais e revistas de atualidades e aproveite para estimular a sua capacidade de pesquisa e ampliar os horizontes em termos de conteúdos e informações a respeito do que está acontecendo no mundo.

#6 – Acompanhe as redes sociais

Primeiro, você precisa saber que as redes sociais não podem ser a fonte principal do seu estudo sobre atualidades. Um grande perigo dessas ferramentas é que elas podem tirar o foco do aluno durante os estudos.

Entretanto, isso não é razão suficiente para que você não utilize as redes sociais na hora de consumir notícias sobre atualidades. A dica é criar um perfil exclusivo para estudos e seguir os principais canais de informação da mídia, alguns perfis de mídia independente e o perfil do seu curso preparatório.

Além de acompanhar as notícias sobre as principais atualidades, você vai ficar por dentro de informações e dicas sobre concursos públicos.

#7 – Acompanhe canais do YouTube e blogs sobre concursos

No YouTube, o candidato encontra uma infinidade de canais, tanto de notícias sobre atualidades, quanto com dicas e conteúdos específicos para estudar diferentes matérias para concursos públicos. Siga canais de atualidades e específicos para concursos públicos, esse formato de conteúdo é dinâmico, fácil de ser acessado e vai fazer toda a diferença nos seus estudos.

Além dos canais de YouTube é interessante acompanhar blogs sobre concursos, eles costumam trazer notícias atualizadas sobre as provas e preparação, bem como dicas que vão ajudar a manter o foco nos estudos.

Como estudar atualidades?

Agora que você já sabe como ficar por dentro das atualidades para se preparar para as provas de um concurso, vamos trazer algumas dicas práticas de como estudar e aprender os temas mais relevantes e que podem ser cobrados na sua prova. Acompanhe!

Procure fontes confiáveis

Quem está estudando para concurso sabe como a rotina é agitada, principalmente se você trabalha e estuda. Por isso, é necessário fazer uso inteligente do tempo.

Quando for estudar atualidades, vá buscar informações em fontes confiáveis. Assim você não perde tempo consumindo conteúdos irrelevantes, tampouco aprofundado em temas que provavelmente não serão cobrados na prova.

Os professores de cursos preparatórios para concursos podem ajudá-lo na hora de escolher as melhores fontes para acesso à informação. Envie uma mensagem para o seu professor solicitando dicas e orientações nesse sentido.

Estude diferentes pontos de vista

Essa é uma dica de ouro que faz toda a diferença na hora de estudar. Você precisa ter em mente a necessidade de conhecer diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Independentemente do que você entende como sendo o correto, é fundamental conhecer a opinião contrária. O conhecimento só é construído a partir dos conflitos de ideia. Ao estudar um assunto, enxergue a situação sob diferentes ângulos, assim você vai conseguir ampliar o seu entendimento e compreensão.

Inclusive, esse exercício vai permitir que você tenha uma visão ampla sobre o assunto, auxiliando no desenvolvimento da argumentação. Ao olhar um ponto de vista diferente do seu, fica mais fácil notar as inconsistências dos seus argumentos e buscar maneiras de melhorá-los, ou de mudar de opinião sobre um assunto.

Confira quais são os temais mais recorrentes cobrados pela banca

Outra dica que vai ajudar muito na hora de estudar atualidades para concurso é verificar os temas que são mais cobrados pela prova. A dica é começar conferindo o edital e depois pesquisar o histórico da banca. Avalie também quais são os assuntos mais frequentes nas provas organizadas por aquela banca examinadora e foque os seus estudos nesses temas.

Não deixe de fazer simulados resolvendo questões elaboradas pela banca responsável pelo concurso e provas anteriores. Também avalie quais temas da atualidade têm mais destaque nos noticiários (geopolítica, economia, etc).

Acompanhe canais que tragam resumos de notícias

Para otimizar o teu tempo de estudos, em vez de assistir três ou quatro noticiários por dia, você pode acompanhar canais e perfis que tragam um resumo das principais notícias. Assim, você consegue ficar por dentro de todos os fatos relevante que eventualmente podem ser cobrados na prova, sem ficar debruçado por muitas horas no mesmo assunto.

Os já mencionados canais do YouTube também são uma ferramenta interessante, já que existem aqueles que reúnem as principais notícias da semana e do mês em um único vídeo e de maneira resumida.

Consuma esses conteúdos quando está no trânsito ou em momentos que realiza atividades do seu dia a dia e tem disponibilidade para acompanhar as informações sem perder tanto tempo.

Faça resumos

Após consumir o conteúdo faça resumos sobre as noticias e revise sempre que possível. Você pode organizar uma timeline de eventos dividida cronologicamente para se organizar, e saber a sequencia de eventos.

Fazer resumos é uma técnica de estudo eficaz para consolidar informações importantes e facilitar a revisão de tópicos relevantes. Ao criar resumos ou fichas de estudo, você está essencialmente destilando informações complexas em uma forma mais concisa e organizada, o que pode ajudar a melhorar sua compreensão e retenção do conteúdo.

Com organização e foco, é possível estudar todos os conteúdos necessários para pontuar bem a sua prova de concurso público. Busque orientações e suporte em cursos especializados para concurso, pois eles ajudam o candidato a manter uma rotina e trazem o suporte necessário para entender e dominar as matérias mais importantes da prova.

Agora que você já sabe como estudar atualidades para concurso, que tal ajudar outras pessoas que estão preparando para cargos públicos? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que outros estudantes saibam como dominar este conteúdo nas provas.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes