Conhecer a banca examinadora é garantia de sucesso

Banca examinadora: conheça o professor AlfaCon que acerta questões de prova!

Na hora de conseguir a vaga tão desejada, toda a vantagem conta. Conhecer a banca examinadora que irá aplicar a prova é fundamental para estar preparado.

O professor de raciocínio lógico e matemática do Alfacon Daniel Lustosa dá a dica: “Conhecer a banca examinadora ajuda o concurseiro a delimitar os principais assuntos que ele deve estudar e em qual aprofundamento de conhecimento”.

O que é a banca examinadora

A banca examinadora é composta por professores fixos ou contratados que são responsáveis por elaborar a prova, organizar o concurso e divulgar os resultados.

Por que é importante conhecer a banca do concurso?

Conhecer a banca examinadora é uma vantagem que o concurseiro terá na hora de realizar o concurso, pois assim você saberá:

Dificuldade da prova

 Aqui você saberá como se portar e o que esperar no momento da prova. Analisando concursos anteriores da banca examinadora você consegue ter uma base da dificuldade das questões, podendo assim focar os estudos de forma mais inteligente.

Tipos de questões

 Esse é um ponto a se atentar que está diretamente ligado a dificuldade da prova. As questões podem aparecer como:

Afirmativa de certo ou errado

Questões mais comuns, com apenas uma alternativa correta.

Alternativa MAIS correta.

Aqui mais de uma resposta estará certa, porém apenas uma será a alternativa correta.

Com pegadinha

Essa é para pegar os desatentos, é possível que logo nas primeiras alternativas a resposta correta aparece fazendo o aluno não ler as demais alternativas para poupar tempo, fazendo com que acabe escolhendo a alternativa incorreta, por isso é importante estar ligado.

Palavras que induzem erro

Deve-se atentar a palavras como, exceto, respectivamente, e palavras que tendem a setar uma sequência para a alternativa correta.

Forma de pontuação

 Outro fator importante é a forma de pontuação utilizado pela banca examinadora.

Certo x errado

 Nessa forma de pontuação, errar uma questão anula uma questão correta, o que acaba demandando estratégia do candidato, pois chutar uma questão se torna um grande risco.

Bloco de questões

 Nesse método, cada disciplina possui um peso, sendo necessário o aluno acertar um mínimo de questões dentro de cada bloco para ser classificado.

Desvio padrão

Nessa forma é calculado uma média entre os candidatos, do pior ao melhor, baseado no número de questões acertadas.

Funcionamento dos recursos

Outro ponto a ser analisado ao conhecer a banca examinadora é o funcionamento para realizar um recurso administrativo. O recurso é uma forma de contestar erros que possam ter sido cometidos pela banca examinadora ao elaborar a prova, englobando as questões, respostas da prova e o edital.

Análise professor Alfacon

Daniel Lustosa, professor do Alfacon, tem uma grande tendência a acertar as questões que caem nos concursos. Em conversa ele contou o segredo para prever o futuro.

“O segredo não é segredo, é prática! Resolvendo questões da banca examinadora você conhece bem os professores que fazem parte dela e passa a ter as devidas noções de como e o que cobram nas provas. Em geral acertamos questões de todas as bancas numa boa quantidade pois trabalhamos com elas o tempo todo”.

Lustosa finaliza deixando uma dica para os concurseiros que estão empenhados estudando “Apenas teoria não traz aprendizado, é necessário combinar ela com a prática, ou seja, estude o conteúdo e resolva questões ao mesmo tempo, assim você garante um excelente aprendizado”.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes