concurseiro iniciante

Guia para concurseiro iniciante!

O concurso público é um sonho de muitas pessoas. Afinal, os concursos oferecem estabilidade, oportunidades e diversos benefícios. 

Entretanto, para seguir este sonho, não basta apenas sonhar. É necessário foco e planejamento. 

Como começar a preparação para concurso?

Para iniciar a preparação para o concurso público, o primeiro passo é escolher para qual concurso público você deseja se preparar. Após escolher o cargo almejado, é hora de ler o edital e começar a estudar. 

Os estudos exigem preparo. Assim, defina que livros, materiais e cursos buscará atingir sua meta de passar no concurso público. É importante que desde o início você crie uma base de estudos de qualidade, de forma a não perder tempo. 

Defina uma rotina. É importante manter uma organização para os estudos, de forma a conciliar sua vida fora dos estudos com o preparo. 

Como é a rotina de um concurseiro iniciante?

A rotina do concurseiro iniciante exige constância. Ao iniciar os estudos, é muito importante que o concurseiro se habitue a estudar uma quantidade similar de tempo todos os dias, sem haver dias em que o candidato estuda muito e dias em que estuda pouco. Isso ajuda a criar o hábito de estudar. 

O estudante deve, também, escolher editais e provas anteriores para avaliar conteúdos, questões e detalhes importantes. No início, é primordial que o concurseiro entenda os processos por trás dos concursos públicos, a dimensão das provas e os detalhes editalícios. 

Como organizar os estudos para concurso?

Conquistar a aprovação no concurso dos seus sonhos não é fácil, mas com o preparo adequado é possível. 

Esse preparo vem da organização!

Ao manter seus estudos em dia e sempre organizados, você praticamente garante seu sucesso no preparo para o concurso público. 

Dessa forma, é importante começar criando um cronograma de estudos, definindo as partes mais importantes do seu planejamento, como:

  • Área e cargo escolhidos;
  • Objetivo e metas;
  • Tempo e fundos de investimento disponíveis.

Com esses fatores em mente, já é possível montar o cronograma de estudo e planejamento. Lembra da época da escola, quando havia um horário determinado para cada aula? Seu cronograma deve seguir essa linha de raciocínio. 

O cronograma deve levar em conta:

  1. O tempo disponível por dia;
  2. O estudo do Edital (caso não tenha sido publicado ainda, o concurseiro iniciante deve estudar editais anteriores);
  3. Os conteúdos a serem estudados, divididos por domínio do estudante (assuntos que domina muito, pouco ou nada);
  4. Resolução de questões, especialmente de provas anteriores;
  5. Exercícios físicos, tanto para os candidatos que farão provas que exigem o TAF, quanto para os que estudam para provas que não o exigem;
  6. Tempo de qualidade (tempo destinado ao lazer, ao descanso da mente). 

Baixe aqui um E-book exclusivo com um passo a passo para começar agora mesmo a sua preparação para o concurso que vai mudar a sua vida;

Qual concurso escolher?

Um dos grandes erros cometidos pelo concurseiro iniciante é a falta de foco em seu objetivo inicial. É necessário persistir em sua escolha, mesmo que, às vezes, seu sonho pareça distante. 

Isso significa que não adianta estudar um pouco para cada concurso que publicar o edital. É necessário estabelecer uma meta e segui-la, sem desvios ou mudanças de planos. 

Dessa forma, o concurseiro deve pensar muito antes de definir a área e o cargo que pretende ocupar dentro do serviço público, o que é uma escolha um tanto difícil. 

  • Pense em sua graduação ou área de afinidade;
  • Verifique se há concurso aberto ou previsão de publicação de edital;
  • Pense se pretende mudar de cidade ou não;
  • Analise as faixas de remuneração;
  • Lembre dos seus objetivos e metas.

Qual é o melhor preparatório para concurso?

Outro fator que o concurseiro iniciante deve levar em consideração é que estudar para concurso público exige atenção a detalhes e muitos estudos direcionados. 

Por isso, se você tem dificuldades em qualquer parte do preparo para concursos públicos, é interessante avaliar a ideia de buscar o melhor curso preparatório

Ao iniciar suas pesquisas sobre cursos preparatórios, o concurseiro iniciante é bombardeado por informações de todos os lados, daí a importância de saber escolher. 

A escolha deve levar em consideração as avaliações da Instituição, a equipe de professores, os cursos e materiais disponíveis. 

Por sorte, no AlfaCon Concursos todos esses critérios podem ser avaliados rapidamente, basta acessar nosso site, onde disponibilizamos cursos gratuitos, cursos pagos e diversos materiais. Além disso, vale a pena conhecer os relatos de nossos alunos: 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes