redação da pmerj
| |

Como fazer uma redação nota 1.000 na PMERJ?

Separamos dicas valiosas para você conseguir uma excelente nota na redação do Concurso PMERJ!

O Concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) será composto de uma prova objetiva e uma prova discursiva, além de outras etapas. A redação tende a causar pânico nos concurseiros, mas não precisa se desesperar, porque a gente separou dicas valiosas para você garantir a melhor nota possível na redação da PMERJ!

As inscrições para o certame encerraram no dia 12 de julho! A banca organizadora é o IBADE e estão sendo ofertadas 2.000 vagas para o cargo de Soldado, com exigência de nível médio e remuneração inicial de R$ 5.233,88, além de benefícios.

Confira o edital do Concurso PMERJ, neste link!

Leia também: O que cai na prova da PMERJ? Confira!


Qual tipo de redação da PMERJ?

A redação do concurso da PMERJ é a que chamamos de texto discursivo argumentativo. Esse tipo de texto tem como objetivo apresentar um tema, desenvolver argumentos sobre ele e, por fim, chegar a uma conclusão fundamentada. Abaixo o AlfaCon separou três dicas para manda bem nessa prova.

  1. Entenda o Tema e Faça Pesquisas
    Comece compreendendo completamente o tema proposto. Pesquise sobre o assunto para coletar informações relevantes, estatísticas, exemplos e evidências que irão sustentar seus argumentos.
  2. Estrutura Clara
    Organize seu texto de maneira clara e lógica. A estrutura típica de um texto dissertativo-argumentativo é introdução, desenvolvimento (com argumentos) e conclusão. Cada parágrafo do desenvolvimento deve tratar de um argumento específico.
  3. Introdução Impactante
    Comece com uma introdução que capte a atenção do leitor, apresente o tema e estabeleça sua tese (opinião central). Pode-se utilizar uma citação, uma pergunta retórica ou uma afirmação provocativa.

Dicas de como fazer uma redação nota 1.000 na PMERJ!

Uma de nossas professoras, Danielle Gasparini, separou dicas essenciais para garantir a nota ideal na redação do concurso PMERJ. Confira abaixo:

“O texto dissertativo-argumentativo apresenta uma série de argumentos com o objetivo de convencer o leitor sobre o seu posicionamento, ou seja, defender um ponto de vista. Busca problematizar um assunto e defender a tese do autor. Dessa maneira, você precisa trazer ideias baseadas em fatos, isto é, é necessário que se tenha algum tipo de comprovação científica, a depender do assunto, que você pode colocar em seu texto. 

Nesse tipo de texto, vale destacar que é preciso que você traga em seu posicionamento algo bem definido, por meio de argumentos válidos e consistentes, no intuito de deixar seu texto com ideias bem estruturadas. Logo, caso você traga uma defesa bem coerente, isso fará com que seu texto seja melhorado de forma substancial.”

Danielle Gasparini

Dicas básicas para um excelente texto dissertativo-argumentativo:

  • Na sua introdução você deve mencionar o tema central, ou seja, traga a tese já coloque seu ponto de vista;
  • Traga citações, dados e, também, frases de efeito, isto é, informações que possam ajudar na contextualização do seu tema por serem extremamente essenciais;
  • Já no seu desenvolvimento você precisa trazer argumentos sobre a sua tese, exposta na introdução, de maneira a defender suas ideias e validá-las;
  • Em sua conclusão coloque as considerações finais sem citar nada novo, apenas fechando a ideia de sua defesa colocada dentro do seu texto;
  • Faça uma leitura atenta do tema e dos textos motivadores da sua redação;
  • Formule sua opinião a fim de definir, com base em sua tese, o que você irá defender ao longo de sua redação; 
  • Seu posicionamento tem que ser compreendido claramente com base em seus argumentos.

Leia também: 5 possíveis temas de redação para o Concurso PMERJ


Como posso deixar minha redação da PMERJ mais interessante?

Procure se manter informado sobre diferentes assuntos, leia jornais, revistas, livros e conteúdos na internet, assim estará preparado para abordar diferentes temas e terá maior repertório na hora de construir um argumento. Citações de grandes pesquisadores e cientistas, apresentação de dados, com linguagem apropriada e bem estruturada, é um bom recurso para utilizar na sua redação e agregar maior valor a ela.

Use sinônimos e conjunções para a leitura não ficar cansativa, repetitiva e desanimadora. 

Para saber mais sobre como estruturar sua redação da melhor maneira possível, vem para o AlfaCon que a gente te ajuda a atingir o seu maior potencial e sua mudança de vida. Clique aqui e confira o nosso e-book GRATUITO com questões + redação para PMERJ!


Quais são os erros mais comuns ao fazer uma redação para concurso público?


Como me preparar para o Concurso PMERJ?

Pensando na sua aprovação, o AlfaCon vai realizar uma SRV (Super-Revisão de Véspera), no dia 26 de agosto! É a oportunidade ideal para você garantir questões que, certamente, cairão na prova!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes