redação pmerj
| |

5 possíveis temas de redação para o Concurso PMERJ!

Você sonha em conquistar uma vaga na PMERJ? Separamos 5 possíveis temas de redação para você ficar mais próximo da sua vaga!

O Concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) será composto de uma prova objetiva e uma prova discursiva, além de outras etapas. A redação tende a causar pânico nos concurseiros, mas não precisa se desesperar, porque a gente separou possíveis temas de redação da PMERJ para ajudar você a se preparar e cumprir todos os requisitos necessários para uma ótima redação.

A banca organizadora é o FGV, o certame está ofertando 2.000 vagas para o cargo de Soldado, com exigência de nível médio e remuneração inicial de R$ 5.233,88, além de benefícios. A prova objetiva está prevista para acontecer no dia 07 de abril e nós queremos ver você conquistando a sua vaga!

Confira o edital do Concurso PMERJ, neste link!

Leia também: O que cai na prova da PMERJ? Confira!


Qual tipo de redação da PMERJ?

A redação do concurso da PMERJ é a que chamamos de texto discursivo argumentativo. Esse tipo de texto tem como objetivo apresentar um tema, desenvolver argumentos sobre ele e, por fim, chegar a uma conclusão fundamentada. Abaixo o AlfaCon separou três dicas para manda bem nessa prova.

  1. Entenda o Tema e Faça Pesquisas
    Comece compreendendo completamente o tema proposto. Pesquise sobre o assunto para coletar informações relevantes, estatísticas, exemplos e evidências que irão sustentar seus argumentos.
  2. Estrutura Clara
    Organize seu texto de maneira clara e lógica. A estrutura típica de um texto dissertativo-argumentativo é introdução, desenvolvimento (com argumentos) e conclusão. Cada parágrafo do desenvolvimento deve tratar de um argumento específico.
  3. Introdução Impactante
    Comece com uma introdução que capte a atenção do leitor, apresente o tema e estabeleça sua tese (opinião central). Pode-se utilizar uma citação, uma pergunta retórica ou uma afirmação provocativa.

Quais são os 05 possíveis temas que poderão ser abordados na redação da PMERJ?

Nosso professor de redação, Heitor Ferreira, separou 5 temas que possam vir a ser abordados na redação do concurso PMERJ e falou um pouco sobre eles para ajudar você na hora de redigir seu texto. Clique nas abas da tabela interativa abaixo e confira cada um dos temas separadamente:

O papel da tecnologia na promoção da inclusão social: desafios e oportunidades.

Desafios: Acesso desigual à tecnologia, falta de infraestrutura em áreas remotas, exclusão digital de grupos marginalizados.


Oportunidades: Tecnologias de acessibilidade, como aplicativos e dispositivos adaptativos; plataformas online para educação e capacitação; redes sociais como ferramentas de conexão e mobilização.

Desafios: Falta de conscientização sobre inteligência emocional, estigma em torno da expressão emocional, ausência de currículos escolares dedicados à educação emocional.


Oportunidades: Programas de educação emocional nas escolas, treinamento de professores em habilidades socioemocionais, campanhas de conscientização sobre saúde mental.

Desafios: Desigualdade econômica entre países, migração de empregos para países com mão de obra mais barata, aumento da competição no mercado global.


Oportunidades:
Acesso a novos mercados para produtos e serviços, colaboração internacional para resolver desafios globais, oportunidades de diversificação e especialização econômica.

Desafios: Propagação rápida de informações falsas nas redes sociais, polarização política, falta de habilidades de discernimento nos consumidores de mídia.


Oportunidades:
Educação em mídia e alfabetização digital, investimento em jornalismo de qualidade e fact-checking, parcerias entre plataformas de mídia e organizações de combate à desinformação.

Desafios: Destruição de habitats naturais, exploração insustentável de recursos naturais, falta de conscientização sobre a importância da biodiversidade.


Oportunidades: Conservação de áreas protegidas, incentivos para práticas agrícolas sustentáveis, educação ambiental e engajamento comunitário.

Desafios: Abuso de poder, corrupção dentro das instituições policiais, falta de transparência em operações e investigações.


Oportunidades: Implementação de medidas de prestação de contas e transparência, treinamento em ética e direitos humanos, estabelecimento de canais de denúncia seguros e eficazes.

Leia também: Inteligência Artificial para Redação


Quais dicas são valiosas para escrever uma redação no concurso PMERJ?

Confira algumas dicas para que você escreva uma ótima redação:

  • A prova é de caráter eliminatório, então pratique! Não é do dia para a noite que você vai aprender a redigir boas redações, então treine;
  • Estude os temas antes de escrever uma redação, é importante entender sobre um tema antes de falar sobre ele;
  • Reescreva suas redações, depois de corrigidas, analisando quais aspectos você precisa melhorar. Faça exercícios relacionados a esses aspectos;
  • Cuidado com a gramática e fuga do tema;
  • Coloque o título no local adequado (caso exigido);
  • Evite fazer perguntas no título e no texto, porque se você não responder corretamente a ela pode ser considerado uma fuga parcial do tema;
  • Cuidado com o mínimo e máximo de linhas, que, de acordo com o edital, é no mínimo 25 e no máximo 30. Não conta como linha efetiva se você não usar mais da metade dela;
  • Leia o texto de apoio, ele vai te ajudar a entender melhor o que a banca espera da redação;
  • Não copie informações que estiverem no texto de apoio;
  • Use conectivos, eles são importantes, mas cuidado, saiba utilizá-los da forma correta;
  • Cuidado com a legibilidade da sua letra e a apresentação do seu texto.

Leia também: Como fazer uma redação nota 1.000 na PMERJ?


Como posso deixar minha redação, na prova da PMERJ, mais interessante?

Para saber mais sobre como estruturar sua redação da melhor maneira possível, vem para o AlfaCon que a gente te ajuda a atingir o seu maior potencial e sua mudança de vida. Clique aqui e confira o nosso e-book GRATUITO com questões + redação para PMERJ!


Como me preparar para o Concurso PMERJ?

Pensando na sua aprovação, o AlfaCon vai realizar uma SRV (Super-Revisão de Véspera), no dia 26 de agosto! É a oportunidade ideal para você garantir questões que, certamente, cairão na prova!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes