concurso marinha Fuzileiro Naval - militares em formação
| | |

Concurso Marinha: saiba como se tornar um Fuzileiro Naval!

Quer saber como conquistar uma vaga no Concurso Marinha para Fuzileiro Naval? Confira como é a seleção e dê início à sua preparação!

A Marinha do Brasil publicou o edital para o concurso de Admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e as inscrições ocorrerão do dia 05 de janeiro ao dia 16 de fevereiro de 2024.

A oferta de vagas da seleção, que está em andamento, é de 1680 vagas para o posto de Soldado Fuzileiro Naval. A remuneração inicial, durante o curso, é no valor de de R$ 1.303,90.

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais tem uma duração aproximada de 17 semanas, sob regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura. Confira como será feita a distribuição das vagas por turma para o Curso de Formação:

  • 840 vagas para Turma I.
  • 840 vagas para Turma II.

Após o Curso de Formação, o Soldado Fuzileiro Naval pode optar por servir nas seguintes localidades: Rio de Janeiro – RJ; Brasília – DF; Rio Grande – RS; Belém – PA; Ladário – MS; Manaus – AM; Natal – RN; Salvador – BA; e Aramar – SP.

👉Leia também: Fuzileiro Naval: o que é o que faz?


Como será o Concurso Marinha para Fuzileiros Navais?

O seleção conta com duas etapas distintas: Exame de Escolaridade e Eventos Complementares, este último, com seis fases. O Exame de Escolaridade é formado por uma prova objetiva escrita, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha. As seis fases que compõem os Eventos Complementares, de caráter eliminatório, são:

  1. Verificação de Dados Biográficos (VDB)
  2. Inspeção de Saúde (IS)
  3. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i)
  4. Avaliação Psicológica (AP)
  5. Verificação de Documentos (VD)
  6. Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração (PH)

O que estudar para a prova do concurso de Fuzileiros Navais?

Para ajudar você a se preparar melhor para a prova escrita, consultamos o nosso professor e coordenador de carreiras militares, Rogério Dal Piva, em busca de dicas para planejar os seus estudos. Confira!

O exame intelectual do concurso Marinha Fuzileiros Navais cobrará conhecimentos nas disciplinas Língua Portuguesa (25 questões) e Matemática (25 questões). O quanto antes o candidato iniciar os estudos, melhor chegará preparado ao exame.

A prova escrita valerá 100 pontos, e serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 10 pontos em qualquer uma das disciplinas. De acordo com o professor Rogério Dal Piva, além de estudar a parte teórica por vídeo aulas e fazendo resumos, é importante estudar por questões. E quanto mais questões o candidato fizer, mais preparado ele fica. Dal Piva acrescenta que os conteúdos cobrados nas provas para o Corpo de Fuzileiros Navais são as mesmas matérias que caem em vestibulares.

Coordenador e professor de carreiras militares do AlfaCon, Rogério Dal Piva

Ele também ressaltou a importância de os candidatos iniciarem o quanto antes o treinamento físico para estarem preparados para o TAF, na etapa complementar da seleção.

Além da corrida, dos exercícios de flexão e abdominal, o candidato deverá nadar 50 metros sem apoiar nas bordas, podendo utilizar nado livre.

Rogério Dal Piva

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes