concurso marinha Fuzileiro Naval - militares em formação
|

Dia do Fuzileiro Naval: Saiba o que faz um fuzileiro!

Qual a função de um Fuzileiro Naval

O CFN (Corpo de Fuzileiros Navais) é uma força composta por militares voluntários, que passam por um rigoroso processo de seleção e treinamento no combate em ambiente terrestre, marinho e aéreo. Sua existência é fundamental para a resolução de conflitos e garantia do bem-estar da população, em qualquer lugar do mundo.

O fuzileiro naval é um militar da Marinha do Brasil pertencente ao corpo da infantaria. Ou seja, é um combatente de elite especializado em operações em terra e em alto-mar. Esse profissional é rigorosamente selecionado e recebe um treinamento especial e intensivo.

Também é responsável pela segurança e ordem dos navios de guerra e pela defesa das instalações navais em terra. Entre outras funções, o fuzileiro naval pode executar saltos de paraquedas, mergulho e comando anfíbio.

Os militares da Marinha do Brasil são organizados em graus hierárquicos, como Praças e Oficiais. O ingresso na Marinha pode ser com ensino técnico de nível médio completo obtido também no meio civil e ao longo da carreira com cursos de especialização de qualificação técnica dentro da Marinha.

👉Leia também: Marinha do Brasil: como ingressar?

Preparação, formação e Carreira, saiba com é ser da Marinha Brasileira

A Marinha desempenha um papel fundamental na sociedade, tanto em termos de segurança nacional quanto de atividades econômicas e humanitárias. Suas principais funções incluem a proteção das águas territoriais e a garantia da soberania do país, contribuindo para a defesa contra ameaças externas, como ataques inimigos e pirataria.

Além disso, a Marinha desempenha um papel crucial no comércio global, assegurando rotas marítimas seguras para a navegação comercial e o transporte de mercadorias. Isso é essencial para a economia, uma vez que a maioria do comércio internacional ocorre por meio do mar.

Marinha em Missões humanitárias

A Marinha também está envolvida em missões humanitárias, como resgates em áreas de desastres naturais, apoio a refugiados e assistência médica em regiões carentes. A capacidade da Marinha de mobilizar rapidamente recursos e pessoal para áreas afetadas é vital para fornecer ajuda eficaz em situações de emergência.

Por que escolher o concurso de Fuzileiro Naval?

Anualmente é aberto edital do curso de formação dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Resolvemos ajudar você e trazer todas as informações necessárias e te ajudar a escolher se esse é o concurso certo para a sua carreira militar.

O princípio da Marinha do Brasil é garantir a soberania nacional por meio do controle e defesa das águas territoriais do país. Além disso, a Marinha também tem a responsabilidade de proteger os interesses marítimos, promover a segurança marítima, realizar operações de busca e salvamento, apoiar o desenvolvimento econômico através da exploração dos recursos marinhos e participar em ações humanitárias.

A Marinha do Brasil opera uma variedade de navios, submarinos e aeronaves, e desempenha um papel essencial na manutenção da segurança e estabilidade das águas costeiras e marítimas do país.

Sua missão consiste  no artigo 142 da Constituição Federal (CF) e a Lei Complementar nº 97/99, sendo estabelecido o seguinte:

Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a Defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa”.

Se identificou e gostaria de saber mais informações? Separamos ao longo deste artigo o que faz um Soldado Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, confira!

Como ser um fuzileiro naval?

Há anualmente concursos militares da Marinha para ingressar na carreira de Fuzileiro Naval. A escolha dependerá do nível de escolaridade do candidato. Os concursos para Soldado e Sargento da Marinha exigem a conclusão do ensino médio, enquanto o concurso para Oficial da Marinha exige formação de nível superior na área para a qual o candidato está concorrendo.

O que significa militar Ativo e Inativo?

É importante ressaltar, também, que os militares da Marinha se enquadram em duas situações:

Ativa: servidores de carreira; ou incorporados às Forças Armadas para prestação de serviço militar inicial, durante os prazos previstos na legislação que trata do serviço militar, ou durante as prorrogações daqueles prazos; ou componentes da reserva quando convocados, reincluídos, designados ou mobilizados; ou alunos de órgão de formação de militares; ou ainda em tempo de guerra.

Inativa: aqueles de reserva remunerada, quando pertençam à reserva das Forças Armadas e percebam remuneração da União, porém sujeitos, ainda, à prestação de serviço na ativa, mediante convocação ou mobilização; ou reformados, quando, tendo passado por uma das situações anteriores estejam dispensados, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continuem a perceber remuneração da União; ou ainda da reserva remunerada.

👉Leia também: Mulher na marinha: área militar também é lugar delas

Como entrar para a Marinha?

O fuzileiro naval integra a tropa de elite da Marinha e atua nos interesses navais da nação. Para isso, deve ter preparo psicológico, boa saúde e ótimo condicionamento físico. O teste de suficiência física faz parte do processo seletivo, bem como o teste psicológico e exame médico.

Para ingressar na carreira, é preciso passar em um dos concursos oferecidos pela Marinha. As opções são: o concurso de admissão do Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval e o concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargento Músico Fuzileiro Naval e o concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Marinha (que exige curso de nível superior na área escolhida e a formação tem duração de 39 semanas).

Ao ser aprovado no concurso para fuzileiro, o candidato é direcionado ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSDFN) ministrado em duas unidades – Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA, em Campo Grande (RJ), ou no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília – CIAB, no Distrito Federal. O curso de formação para soldados e músicos tem duração aproximada de 17 semanas.

Durante o curso, o aluno é incorporado à Marinha como praça especial, na condição de Aprendiz-Fuzileiro Naval e recebe instruções sobre militarismo. Após a conclusão do curso, os Soldados e Sargentos assumem um compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha (SAM), sendo que um ano desse período é reservado para o Estágio Inicial. Se o aluno for considerado inapto para a carreira naval após o estágio, será licenciado do SAM.

Nos casos dos oficiais, após a aprovação no curso de formação o aluno será nomeado Oficial da Marinha. Esses militares passam a ocupar o posto de 2º Tenente e são encaminhados para o Curso de Especialização em Guerra Anfíbia. Depois do curso, os tenentes prestam serviço em quartéis de Fuzileiros Navais e após dois anos são promovidos ao posto de 1º Tenente.

O processo seletivo é composto pelas seguintes etapas:

  • Exame de Escolaridade (EE)
  • Verificação de Dados Biográficos (VDB)
  • Inspeção de Saúde (IS)
  • Avaliação Psicológica (AP)
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i)
  • Verificação de Documentos (VD)
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH)
  • Prova Prática de Música (PP) – para Sargento Músico Fuzileiro Naval
  • Curso de Formação

A prova objetiva é composta por 50 questões de Língua Portuguesa e Matemática, com 5 opções de resposta em cada questão. Todos os candidatos têm suas provas corrigidas por meio de processamento eletrônico. A prova vale no total 100 (cem) pontos, que consistem na média aritmética de Língua Portuguesa e de Matemática.

Após conclusão do curso de formação, o fuzileiro naval pode atuar em qualquer lugar do Brasil. E se tiver um bom desempenho profissional e disciplinar, pode seguir carreira e participar do processo seletivo da Marinha para graduação de cabo e, em seguida, sargento. Dentro da corporação, passa por 15 cargos diferentes. O mais alto é o de Ministro da Defesa.

Concurso Marinha do Brasil 2023 – Escola Naval – Análise de edital

Não perca tempo, seu futuro está em suas mãos, inicie os estudos agora e garanta sua vaga na Marinha do Brasil e durante toda essa jornada você pode contar com o AlfaCon. Boa Sorte.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes