Concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo): carreira de agente de telecomunicações pode passar a ser chamada de agente de inteligência
| |

Concurso Polícia Civil SP: relator aprova PL que reestrutura carreira de agente de telecomunicações

Concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo): carreira de agente de telecomunicações pode passar a ser chamada de agente de inteligência

Com a iminência de publicação dos editais do novo concurso Polícia Civil SP (PC SP), avança, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei complementar 12/2021, do deputado Delegado Olim (PP), que visa transformar a carreira de agente de telecomunicações da Polícia Civil, que pode passar a ser chamada de agente de inteligência policial. A proposta recebeu, no último dia 1 de dezembro, parecer favorável por parte do deputado professor Walter Vicioni (MDB), relator da matéria na Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho. Com isto, o texto já pode ser votado pelos membros restantes do grupo e, caso aprovado, seguir para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Caso novamente aprovado será encaminhado para votação final no plenário da Alesp.

Embora a carreira não esteja contemplada no próximo concurso Polícia Civil SP, a mudança, caso efetivamente ocorra, deve repercutir em próximos certames da corporação.

De acordo com o projeto, a carreira manterá as atuais atribuições, mas contará com outras atividades para o desempenho da área de inteligência policial.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso PC SP: Agente da Polícia Civil de São Paulo 

Concurso Polícia Civil SP: Vejas as justificativas do projeto de lei

O Projeto de Lei Complementar visa sobretudo ao aperfeiçoamento institucional da Polícia Civil do Estado de São Paulo com o melhor aproveitamento possível de seus recursos e investimentos nos sistemas de informação e inteligência policial e encontra perfeita harmonia com os limites impostos pela Constituição Federal e Constituição Estadual, especialmente quanto a matéria delimitada no artigo 23 deste último.

O Agente de Telecomunicações Policial é uma das carreiras policiais que integram o quadro da Polícia Civil do Estado de São Paulo, com competência importante no que diz respeito à investigação policial e às atividades de polícia judiciária por meio da coleta, processamento, análise e distribuição das informações no âmbito institucional.

Nesse sentido, as atividades da carreira são bem abrangentes e incluem ainda toda a responsabilidade da comunicação interna e externa, via telefone ou rádio, pesquisas nas bases de dados disponíveis, elaboração de estatísticas e de ocorrências policiais, controle e despacho de viaturas, acionamento de helicóptero, autoridades e outros policiais civis, atendimento ao público, instalação, programação, manutenção e suporte de equipamentos de informática e de radiocomunicação, monitoramento legal das comunicações, operação das cabines da Delegacia Eletrônica com o atendimento e execução dos Boletins de Ocorrência Eletrônicos, entre tantas outras.

Posto isso, a palavra telecomunicações está limitada às atividades de radiocomunicação e telefonia, devendo, portanto, se adequar à abrangência de atribuições dessa carreira na Polícia Civil do Estado de São Paulo, além de, evidentemente, se adequar às premissas e demandas do universo tecnológico, informativo e globalizado, sobre os quais imperam recursos de inteligência policial.

👉 Leia mais: Polícia Civil: saiba qual é o salário de um Investigador em cada estado

Assim, atendendo, também, ao quesito da melhor qualificação e adequação aos parâmetros de um mundo globalizado, faz-se imprescindível sua atualização.

Tais modificações, isto é, a atribuição de nova denominação e a atualização, prevista neste Projeto de Lei Complementar, irá salvaguardar a respectiva carreira do inevitável sucateamento ao qual segue e que, paradoxalmente, vai na contramão dos avanços e exigências impostas pela sociedade.

O serviço de informação ou de inteligência sempre se mostrou indispensável à sobrevivência e à articulação do Homem em sociedade.

Ainda nessa linha, há de se considerar que em face da multiplicidade de suas funções, as quais requerem técnicas e habilidades cada vez mais profundas e integrativas, mostra-se oportuna e necessária, senão premente, a adequação da especialização profissional do Agente de Telecomunicação Policial a atual realidade da humanidade.

Outro fator relevante a ser lembrado e que tem de ser observado é que nos últimos concursos para as carreiras da Polícia Civil, em especial para a de Agente de Telecomunicações, a Academia de Polícia Civil tem focado em questões de Informática, com ênfase na Tecnologia da Informação.

Cabe ressaltar que, o próprio DIPOL, criado em 2002, tendo como foco principal o acompanhamento do avanço tecnológico dos novos tempos e a nova Doutrina de Inteligência.

Em razão disso, não pode, portanto, a carreira de Agente de Telecomunicações ficar estagnada ou reduzida a uma “vala comum” de cargos policiais, com atribuições diferentes daquelas relacionadas à criação, produção e transformação da informação, incluído aí, as atividades do universo tecnológico e comunicativo.

A inteligência policial tem na tecnologia da informação alvo na prevenção e no combate à criminalidade com eficiência. De nada adianta o Governo investir em equipamentos de última geração na área da Inteligência, se não tiver agentes suficientemente gabaritados e habilitados para operar, monitorar, analisar, processar, manter, treinar, dar suporte e utilizar tais demandas e processos.

Com a mudança de nomenclatura e o acréscimo das novas atribuições, o Estado de São Paulo se tornaria pioneiro na evolução da Polícia Judiciaria, despontando pela excelência em gerir a Segurança Pública, utilizando métodos inovadores e eficientes.

Cabe ressaltar que essa mudança de denominação não gera gastos para o Estado e incluirá a Polícia Civil de São Paulo entre as melhores polícias do mundo, enaltecendo as atividades de polícia judiciária, pois, a qualidade do trabalho não está no trabalho em si, mas nos sistemas e na organização as quais ele está inserido, e à proporção que a sociedade muda, deve o Estado também acompanhá-la, se não liderá-la mediante a oferta daquilo que sempre nos foi recurso indeclinável: a inteligência.

Por fim, cabe destacar que não há de se falar no impedimento constante no artigo 24, §2º da Constituição Estadual, visto que o presente Projeto, não cria cargos e nem funções, apenas reconhece a adequada nomenclatura a estes agentes, que já desempenham todas estas atribuições diariamente.

Isto posto, contamos com o apoio dos Nobres Pares.

Sala das Sessões, em 5/5/2021.

a) Delegado Olim – PP

Resumo do Concurso

Vagas: 2939
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Delegado, Investigador, Escrivão, Agente de Policia Civil
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4716,00 Até R$ 11168,00
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.
CARREIRA ADMINISTRATIVA | Concurso Público | Concursos Públicos | Gabaritos | Notícias

Concurso Correios: Gabarito

Concurso Correios AlfaCon Concursos Públicos preparou evento ao vivo no Youtube sobre como foi a prova dos correios, quais as respostas das questões e possíveis recursos gratuitamente. Imagem com azul de fundo, logomarca da empresa dos Correios e escrita em branco correios gabarito preliminar. Artigo explicando como acessar gabarito e o que fazer depois do concurso.

Concurso Correios saiba seu local de prova
Concurso Público

Concurso Correios saiba seu local de prova

AlfaCon Concursos Públicos últimas notícias sobre concurso Correios. Banca IBFC disponibiliza consulta sobre o local de prova que o candidato fará a prova neste final de semana dia 15 de dezembro. Você sabe seu local de prova Correios?

Imagem com fundo azul com tonalidades azul escuro e claro , logo marca AlfaCon. Tom verde escrito Edital Aberto e texto em branco local de prova banca IBFC Correios e logo empresa Correios