dicas para estudar online
| |

Guia completo de como estudar online

Estudar online não é tarefa fácil, estamos sempre a um click da distração, por isso determinação, dedicação e um pouco de astúcia são os segredos para manter o foco!

 A internet possibilitou coisas incríveis. A 20 anos atrás pensar que seria possível estudar na frente de um computador com material de qualidade era quase impossível. Mas, a tecnologia avançou e agora você pode estudar online até mesmo do seu smartphone.

 Mas nem tudo é maravilha nesse mundo tecnológico em que vivemos, conforme a internet evolui e nos entretém, mais formas de distração aparecem e o que deveria ser uma fuga da rotina acaba tomando toda nossa atenção.

 Para quem está estudando, perder o foco e se distrair é um grande problema, já que estamos falando de um sonho de vida a ser alcançado, nessa situação as distrações são nossos inimigos que nos impedem de concluir nosso objetivo.

E para isso devemos começar pela organização:

#1 – Cronograma para estudar online

 Você que acompanha o blog do AlfaCon, já está familiarizado com o cronograma de estudo, ele é fundamental também na hora de estudar online. Organizar tudo o que você precisa aprender é o primeiro passo pra obter sucesso.

Se o edital já está disponível, verifique-o e veja o que vai cair na prova, isso ajuda na hora de começar a organizar o seu cronograma. Se o edital ainda não foi liberado, veja os anteriores para ter uma noção das matérias necessárias para a organização.

Dica: sempre comece pelas matérias básicas como língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico e informática pois demandam maior tempo de estudo para abordar todas sua extensão.

📌Saiba mais – Português para concurso: Como estudar?

#2 – Mantenha uma rotina

Depois de organizar seu cronograma é hora de separar um horário específico para estudar online. Aprender algo novo por si só demanda muita disciplina e estudar online exige ainda mais dedicação, porque mesmo estando focado é fácil se distrair com o celular, família ou amigos que estejam próximo ou no ambiente de estudo.

Definir um horário de estudo vai te ajudar a ter maior comprometimento e auxilia seu cérebro a entender que aquele horário do seu dia é dedicado ao estudo, mantendo você concentrado e livre de distrações.

📌Saiba mais – Ferramentas de estudo para melhorar sua rotina

#3 – Cantinho para estudar online

 Com as matérias separadas, e a rotina feita é hora de organizar seu local de estudo. O canto de estudo tem o intuito manter você focado, alheio a todo o resto, para aproveitar da melhor forma possível o tempo separado para estudar online.

Um bom canto de estudo é:

  • Confortável
  • Livre de distração
  • Bem iluminado

Separe um lugar na sua casa, e nele coloque apenas o essencial, e mantenha em mente que, quando você estiver nesse local você irá apenas estudar, focado, sem distrações. Lembre-se que seu futuro está em suas mãos.

#4 – Descubra qual formato é melhor para você estudar online

Estudar online possui uma grande diversidade de material que pode ser utilizado, como PDFs, ebooks e videoaulas, porém nem todo mundo consegue utilizar de todo esse conteúdo para estudar.

Se você sente que aprende mais lendo PDF, foque neles, se as videoaulas te ensinam mais, priorize elas. Conhecendo o conteúdo que melhor te ensina, você garante um melhor proveito do tempo de estudo.

#5 – Método Pomodoro

 O método Pomodoro é bem famoso entre quem estuda online. Ele consiste em pequenos períodos de pausa entre os estudos.

 Esse método é benéfico pois divide a rotina de estudar online em ciclos de 25 minutos e pausas de 5 minutos. Esse ciclo se repete 4 vezes e então uma pausa mais longa de 10 minutos pode ser feita.

 Pesquisas apontam que o cérebro humano consegue ficar em média 30 minutos concentrado em uma atividade, quase o tempo de um episódio de Friends, após isso ele pode se tornar tedioso.

Por isso esse método pode trazer benefícios à rotina de estudo online. E ele é extremamente customizável, se o tempo padrão não for do seu agrado você pode adaptar da forma que achar melhor, o importante é manter o ciclo de pausas, independente do tempo de estudo.

#6 – Assistente de foco do Windows

 O Windows possui uma ferramenta excelente para quem quer estudar online e manter a concentração. Com o assistente de foco do Windows você desativa todos os alertas e notificações que podem atrapalhar sua concentração.

 Você pode programar um horário para ativar essa função automaticamente todo o dia, para sempre que você sentar para estudar online nada te distraia.

 Essa função pode ser ativada facilmente seguindo os seguintes passos. Clique em Iniciar >Configurações > sistema > foco>iniciar sessão de foco. Então você pode configurar o modo de foco, o tempo que ele permanecerá ativo e em qual momento do dia ele pode ser iniciado automaticamente.

📌Veja a configuração completa do assistente de configuração do Windows

#7 – Modo não perturbe do celular

 Semelhante ao assistente de foco do Windows, os smartphones também possuem essa funcionalidade. Ele desativa as notificações gerais do celular e é altamente customizável, podendo configurar aplicativos que não serão afetados pelo modo.

#8 – Música para aumentar a concentração

 Outro método para melhorar seu foco no estudo online é a utilização de músicas, claro que é bom lembrar que não será em todo o período de estudo que você ficará ouvindo música, já que durante uma videoaula é recomendado o foco total na explicação. Mas durante a escrita de resumo das aulas, ou leitura de texto, pode ser possível utilizar a música para aumentar o foco e até abafar os sons ambientes.

 Existem fones de ouvido com a configuração de cancelamento de ruído, o que torna o isolamento acústico ainda melhor.

#9 – Abafadores de som

 Se a música atrapalha sua concentração mais do que ajuda a manter o foco, uma opção para reduzir os ruídos externos para estudar online é a utilização de abafadores de ouvido. Existem modelos mais simples, até abafadores mais complexos utilizados em indústrias onde o uso é necessário devido ao ruído alto de equipamentos.

#10 – Fique longe das redes sociais

Essas são as maiores distrações de nossos dias. É fácil passar horas navegando pelas redes sociais, compartilhando nosso dia, opiniões e vendo o que nossos amigos estão fazendo, porém quando se almeja o sucesso é necessário abdicar de algumas coisas.

A dica aqui é, evite ao máximo as redes sociais quando for estudar online, se afaste do celular! Se mesmo assim se sentir tentado a dar aquela olhadinha, você pode bloquear os sites das redes sociais pelo computador com as próprias configurações do navegador, colocar senhas para acessa-lás pelo celular. Mas no fim será a sua determinação que irá fazer essas restrições funcionarem.

Escute um áudio de motivação do nosso CEO, Evandro Guedes:

Com essas dicas você irá conseguir progredir enquanto estudar online, e com o tempo conseguirá melhorar seu foco durante e concentração. Conte com o Alfacon nessa jornada!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes