Estudar é uma prática que exige muita atenção. Para aprender definições e funções de todos aqueles itens e dispositivos de Informática é preciso, além disto, muita leitura e também prática. Os alunos do AlfaCon presencial de Cascavel bem sabem disso e, por isto, um deles, o Haron Kempes de Andrade Pacheco, fez um resumo com alguns desses tópicos que podem te ajudar a aprender um pouco mais sobre Informática.
Dispositivos de entrada e saída:
- Realiza a função de entrada e saída de dados no computador.
- Faz a interação entre homem e máquina ou humano e computador.
- Esses dispositivos são gerenciados pelo sistema operacional, expecificamente no Kernel.
Entrada:
- É realizado através dos periféricos que capturam as informações externas e as levam para o interior do computado.
Exemplo: Mouse que captura o clique realizado externamente e o leva para aplicação de uma função dentro de um programa.
Processamento:
- É a etapa que cabe somente a CPU realizar, onde o usuário não tem interferência direta, ou seja, são processos intermediários à participação do homem.
Exemplo: CPU que realiza a interpretação ou processamento da informação externa (ex: Digitar a letra A no teclado físico) para apresentar um resultado de saída para o usuário (ex: Exibir a letra A digitada na tela do monitor).
Saída:
- É realizado através dos periféricos que apresentam o resultado de um processamento, ou seja, é a forma como o computador “conversa” com o usuário.
Exemplo: Monitor que em uma digitação exibe as letras que foram digitadas.
Dispositivo Híbrido:
- É um periférico que atua tanto como dispositivo de entrada, quanto dispositivo de saída.
Exemplo: Impressora multifuncional que ao escanear um documento leva as informações dele para dentro do computador atuando como dispositivo de entrada e que ao realizar uma impressão de qualquer documento funciona como dispositivo de saída.
Arquitetura Simplificada:
- É um processo realizado por periféricos que atuam em conjunto para a realização de todas as etapas da informação, ou seja, realiza a entrada, processamento e saída da informação.
Exemplo: Em uma digitação o teclado recebe a informação externa do que esta sendo digitado, a CPU processa a informação do que foi digitado e a tela do monitor exibe os caracteres que foram digitados.
>> Confira mais dicas de aluno para aluno