Entenda se existe a necessidade de deixar de trabalhar para estudar para concurso público e como isso pode te afetar.
|

Deixar de trabalhar para estudar: é uma opção?

Entenda se existe a necessidade de deixar de trabalhar para estudar para concurso público e como isso pode te afetar.

Uma dúvida que paira na mente de quem planeja começar a estudar para concursos públicos é: devo deixar de trabalhar para estudar? 

Não é uma resposta fácil, até porque não são todos que podem se dar o privilégio de largar seus empregos e se dedicar integralmente aos estudos, esse seria o cenário perfeito, porém vivemos em uma sociedade capitalista, e conciliar estudos e trabalho é o que a maioria faz.

Preciso deixar de trabalhar para estudar?

A resposta é NÃO! Você não precisa largar seu emprego para estudar para concurso público, porém é necessária muita disciplina e dedicação para conciliar os horários de estudo com o trabalho.

Em conversa com a professora do AlfaCon Renata Stefeneti, ela conta como era sua rotina na época de estudo e como fazia para conciliar ambos:

Eu morava em Cascavel e trabalhava em Toledo. Para estar no trabalho às oito da manhã eu saía de casa às sete da manhã, retornando às 18h. 

Começava a estudar às 19:00 e parava por volta das 22:30, horário em que ia para academia treinar para o Teste de Aptidão Física (TAF). Voltava da academia perto das 23:30. 

Era uma rotina pesadíssima, afinal de contas precisava conciliar trabalho, estudo, academia, afazeres de casa, família, entre outros compromissos que surgiam. Diante das várias atividades, tentava otimizar ao máximo meu tempo de estudo. De segunda a sexta tinha aproximadamente 3 horas diárias para me dedicar à preparação. Aos finais de semana aumentava para 6 horas aproximadamente.

Fica evidente que conciliar trabalho e estudo não é tarefa fácil, por isso o AlfaCon separou algumas dicas para te ajudar a permanecer na rotina.

1# Dica: tenha um plano de estudos

Essa é a melhor forma de se manter organizado com os estudos. O plano de estudo em si não vai fazer milagre se você não tiver determinação de querer melhorar de vida e atingir seus sonhos.

Além disso, é importante que o plano de estudos seja flexível e personalizado para que você não precise deixar de trabalhar para estudar. Por exemplo, se você trabalha em período integral, é preciso reservar um horário específico para estudar e adaptar o plano para o tempo disponível.

Outro ponto importante é estabelecer metas realistas e alcançáveis a curto, médio e longo prazo, para que haja uma sensação de progresso e motivação durante todo o processo de aprendizagem.

Como elaborar um plano de estudo?

Para a elaboração do plano de estudos, é interessante pesquisar os conteúdos mais cobrados nas provas de interesse, como também buscar indicações de materiais de estudo, como livros, videoaulas, simulados e conversar com professores que podem auxiliar na elaboração do plano de estudo.

Lembre-se de que o mais importante é manter o foco e a disciplina para seguir o plano de estudos com consistência, para que os resultados possam ser alcançados.

#2 Dica: faça simulados

 Simulados são ferramentas importantes para quem está se preparando para um concurso público. Eles ajudam a avaliar o nível de conhecimento e a identificar pontos que precisam ser reforçados. Além disso, os simulados permitem que os candidatos se familiarizem com o formato das questões e com o tempo disponível para responder cada uma delas, o que é essencial para que se sintam mais confiantes no dia da prova.

👉Leia também: Preparação para concursos: a importância dos simulados

Assim, os simulados podem ser uma boa forma de avaliar se a rotina de estudos está adequada e se o candidato está conseguindo conciliar o trabalho com a preparação para o concurso. Caso os resultados dos simulados apontem para uma necessidade maior de dedicação aos estudos, é possível avaliar a possibilidade de reduzir a carga horária de trabalho ou buscar um trabalho com horários mais flexíveis.

#3 Dica: combine teoria com exercícios

Conciliar teoria e exercícios é fundamental. Enquanto a teoria fornece a base do conhecimento necessário, os exercícios permitem aplicar esse conhecimento e desenvolver habilidades de resolução de problemas, além de identificar lacunas no aprendizado que ainda precisam ser preenchidas.

E para encaixar isso na sua rotina sem precisar deixar de trabalhar para estudar basta seguir nossa dica anterior e elaborar um plano de estudo, e dentro dele separar um tempo para os exercícios.

#4 Dica: domine as matérias básicas.

Independente da carreira que você vai seguir, dominar as matérias básicas melhora muito seu desempenho, pois todas as provas pedem pelo menos alguma das matérias básicas, sendo elas:

  • Língua Portuguesa;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • história;
  • Geografia.

👉Leia também: Por quais matérias começar a estudar para concursos?

Em geral, é possível conciliar o trabalho com os estudos, desde que haja uma boa organização do tempo e uma rotina de estudos consistente. Nesse sentido, é importante ter em mente que o estudo para um concurso público deve ser encarado como um trabalho em si mesmo, com horários e metas definidos.

Agora que você já sabe por onde começar, não perca tempo e inicie agora seus estudos e conte com o AlfaCon para cada etapa dessa jornada.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes