conhecimentos gerais para concursos
|

Conhecimentos gerais para concursos: como, o que estudar e exercícios!

Quando se fala sobre conhecimentos gerais, uma reação comum é “tentar prever” os temas que serão cobrados em concursos. Você tem essa reação? A gente te ajuda!

Primeiro, vamos falar sobre o que é conhecimento geral. Conhecimentos gerais é um termo utilizado para representar um aglomerado de tópicos e informações que são importantes, pertinentes e relevantes relacionados à diversas áreas, como: atualidades, ciências, artes, educação, tecnologia, cultura, política, economia, entre outros. São informações que foram acumuladas ao longo do tempo através de vários meios.

Questões com contextos relacionados a conhecimentos gerais é uma realidade comum em concursos, então, torna-se fundamental estar por dentro da atualidade durante sua preparação para a prova.

Muitas bancas utilizam conhecimentos gerais nos enunciados das questões, sem contar que são de extrema importância em provas discursivas/redações, já que para construir argumentos se torna necessário ter um conhecimento amplo sobre diversos assuntos relacionados à realidade.

Leia também: Como funciona o concurso público?


Como e o que estudar sobre conhecimentos gerais para concursos?

O que pode ser observado em relação a conhecimentos gerais, cobrados em concurso, é que muitas vezes não vem especificado no conteúdo programático dos editais os tópicos que serão cobrados, diferentemente do que ocorre com as demais matérias cobradas em provas.

Para conseguir lidar com conhecimentos gerais em concursos públicos e se preparar da melhor maneira, é essencial se manter informado e ficar por dentro dos assuntos que são relevantes e atuais em um âmbito geral, já que acontecimentos atuais podem ter relação com o passado.

Por ser um conteúdo amplo, analisar questões de certames anteriores é uma forma de se preparar e estar por dentro de como conhecimentos gerais são cobrados em provas. Sejam provas anteriores do mesmo cargo ou provas anteriores elaboradas pela mesma banca, o importante é entender e estar por dentro de como o conteúdo é abordado em concursos públicos.

Alguns tópicos que podem ser abordados sobre conhecimentos gerais em concursos públicos, são:

  • Segurança Pública: é um dos desafios sociais presentes no país, tornando-o um tema cobrado em certames. Dentro do tópico é possível abordar sobre diversos subtemas, como: Direitos Humanos, Violência Urbana, Violência contra a mulher, Sistema carcerário, Política de armas e Política de drogas.
  • Meio Ambiente: um tópico recorrente do nosso cotidiano, já que a utilização irresponsável e desenfreada dos recursos naturais tem causado impactos significativos nele. Ainda dentro do mesmo tópico, é possível abordar sobre: Alimentos transgênicos e uso de agrotóxicos, Desmatamento e Fontes de energia renováveis.
  • Desigualdade Social: o Brasil lida com esse contexto no dia a dia, o que faz desse tópico relevante. E, dentro desse tema, podemos falar sobre: Desemprego, Trabalho Escravo e Relações de Trabalho.
  • Imigração: de impacto internacional, é um tema bastante discutido que pode abordar. Podendo abordar, também, o tópico refugiados.
  • Educação Inclusiva: pessoas com deficiência precisam receber inclusão de acordo com suas necessidades, isso é um desafio enfrentado até os dias atuais por pais de crianças que possuem necessidades especiais.

Leia também: Como organizar os estudos para concursos públicos?


Como você viu, a melhor maneira de estudar conhecimentos gerais é se mantendo informado e resolvendo questões que abordem o tópico. Pensando nisso e em sua preparação, estamos disponibilizando um e-book GRATUITO com questões de conhecimentos gerais.

Leia também: Qual concurso combina comigo?

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes